Sexta-feira, Setembro 30, 2022
20.6 C
Braga
InícioRegiãoFafeFafe assume compromisso para capacitação no setor do Turismo

Fafe assume compromisso para capacitação no setor do Turismo

© CM Fafe

A Câmara Municipal de Fafe formalizou a sua adesão ao Plano Formação + Próxima, um programa desenvolvido pelo Turismo de Portugal em parceria com as Escolas de Turismo do país e as autarquias.

Este programa é uma das medidas do Plano “Reativar o Turismo – Construir o Futuro” e terá como eixos de ação a capacitação dos colaboradores do setor turístico, com formação digital e presencial, a melhoria das competências dos colaboradores das empresas do turismo e conexas e, também, convergir para um maior conhecimento das autarquias e dos seus agentes, através de processos formativos que contribuam para acrescentar valor ao tecido empresarial local e aos territórios.

A apresentação do Plano Formação + Próxima, decorreu no Auditório do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante, na presença da Secretária de Estado do Turismo e do Presidente do Turismo de Portugal. Na ocasião, a Vereadora com pelouro do Turismo, Paula Nogueira, formalizou a adesão do Município de Fafe ao plano formativo que será implementado em 2022.

A Câmara Municipal de Fafe, em conjugação com a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, vai desenvolver localmente o Programa Formação + Próxima, garantindo espaço e equipamentos técnicos, pedagógicos e informáticos adequados à formação, constituindo os grupos de formação e uma bolsa de formadores. O Município irá ainda identificar os parceiros locais estratégicos a envolver na realização e dinamização do programa e colaborar no diagnóstico das necessidades de formação específica do setor do turismo no concelho.

A ideia central do programa inspira-se no propósito de “Capacitar o Território na Arte da Hospitalidade” e pretende descentralizar a formação em turismo, adaptando-a às necessidades específicas de cada território e dirigindo-se a empresários, gestores, quadros intermédios e operacionais das empresas turísticas.

Comentando a oportunidade que este programa oferece, Paula Nogueira referiu que “o nosso objetivo para Fafe é impulsionar o turismo, e se pretendemos valorizar o nosso território e potenciar aquilo que de melhor temos para oferecer, o ponto de partida é a formação dos agentes turísticos e a sua capacitação”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS