Domingo, Maio 5, 2024
15.6 C
Braga
PaísCruz Vermelha Portuguesa dá formação em primeiros socorros psicológicos

Cruz Vermelha Portuguesa dá formação em primeiros socorros psicológicos

© Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Braga

A Cruz Vermelha Portuguesa iniciou um programa de formação em Primeiros Socorros Psicológicos. O objetivo é consolidar as ferramentas de que dispõem os colaboradores da instituição que trabalham com pessoas migrantes e refugiadas, nomeadamente as pessoas deslocadas de países em conflito, como a Ucrânia.

A Cruz Vermelha pretende consolidar e fortalecer a sua rede nacional dedicada à saúde mental e ao apoio psicossocial. Este projeto é o único desta natureza em território português financiado pela União Europeia através do programa EU4Health.

Até 2025 irão realizar-se várias formações de Primeiros Socorros Psicológicos com o selo de qualidade do Psychosocial Center da Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

Até ao momento, a Cruz Vermelha Portuguesa deu apoio a mais de 6.200 pessoas deslocadas da Ucrânia, acolhendo-as em centros de emergência, no transporte destes locais para casas e apoiando na procura de habitação e entrega de bens essenciais e disponibilização de cartões que garantem ajuda monetária para fazer face às despesas básicas no supermercado ou para a renda da casa, contas da água, luz, gás ou de consultas médicas.

Graças às 160 delegações em todo o país, existe já uma rede de resposta de âmbito nacional que tem dado apoio psicológico, ajudando estes cidadãos a integrar os acontecimentos críticos pelos quais passaram. Esta rede realiza um trabalho de acompanhamento próximo dos que decidiram ficar em Portugal, procurando trabalhar a sua integração socioeconómica.

Esta formação em Primeiros Socorros Psicológicos será a primeira de um conjunto de ações de capacitação que decorrerão entre 2023 e 2025, no âmbito de um programa que envolve 24 sociedades nacionais da Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES