Segunda-feira, Junho 17, 2024
16.2 C
Braga
RegiãoVila VerdeProjeto de Voluntariado do Corpo Europeu de Solidariedade em Vila Verde

Projeto de Voluntariado do Corpo Europeu de Solidariedade em Vila Verde

Projeto de voluntariado ambiental e social em desenvolvimento na Ribeira do Neiva.

© CM Vila Verde

O Município de Vila Verde acolhe duas jovens voluntárias do Corpo Europeu de Solidariedade (CES), que estão a desenvolver um projeto de âmbito ambiental e social, numa parceria com a Associação O Mundo Somos Nós (OMSN) de Goães, na Ribeira do Neiva.

O CES é um programa de voluntariado internacional que promove a oportunidade dos jovens se envolverem em atividades que produzem mudanças sociais positivas com um foco especial na inclusão, diversidade e igualdade de oportunidades.

O programa oferece suporte e recursos para garantir que todos os jovens, incluindo aqueles com menos oportunidades, possam participar ativamente nos diversos projetos de voluntariado do CES em diferentes partes do mundo.

O CES está presente um pouco por todo o país, estados-membros da União Europeia, países terceiros associados ao Programa, passando também Vila Verde a fazer parte desta missão internacional solidária.

Em Vila Verde, as jovens vão aprofundar grandes temáticas como ambiente e alterações climáticas, diversidade intercultural, intergeracional e social, dedicando atenção especial à promoção da participação democrática inclusiva, através de experiências educativas não-formais.

As jovens vão desenvolver as suas atividades no centro de aprendizagem da associação OMSN, que possui diferentes iniciativas destinadas a crianças, jovens, pais educadores e público em geral e que têm como propósito promover a educação do ser humano como um todo.

As voluntárias vão permanecer no Albergue de Peregrinos de Goães, contribuindo para “enriquecer o ambiente e acolher os peregrinos que por ali pernoitam”.

A chegada das voluntárias a Vila Verde é “um marco para a comunidade, destacando a importância da solidariedade e do envolvimento dos jovens na construção de um futuro mais inclusivo e sustentável”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES