Quinta-feira, Maio 26, 2022
15.7 C
Braga
InícioRegiãoCelorico de BastoCelorico de Basto viveu intensamente a XVII Festa Internacional das Camélias

Celorico de Basto viveu intensamente a XVII Festa Internacional das Camélias

© CM Celorico de Basto

Milhares de pessoas passaram pela vila de Celorico de Basto durante o fim de semana para ver de perto a XVII Festa Internacional das Camélias, que voltou à rua depois de dois anos de interregno.

O cariz da internacionalidade foi sobejamente marcado pela presença de dezenas de espanhóis, brasileiros e de peruanos que participaram na exposição/concurso de camélias, atividade rainha deste certame.

José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, observou com agrado a envolvência da comunidade nas atividades desenvolvidas e a grande afluência a Celorico de Basto durante o fim-de-semana. “Foi um fim de semana memorável, com a presença de milhares de pessoas a deambular pela vila em especial pela Quinta do Prado, o epicentro das festividades. Não podíamos estar mais satisfeitos, todas as atividades promovidas, com a camélia como fonte de inspiração, foram altamente participativas e um verdadeiro sucesso, graças ao empenho de todos os envolvidos. Esta é uma festa de toda a comunidade celoricense e isso ficou bem patente pela forma como decoraram as suas casas, as montras e varandas, como desfilaram no cortejo das camélias, como se envolveram na decoração de mesas de camélias e muros de camélias, como viveram intensamente cada momento deste fim de semana”, disse.

O autarca ressalvou a apresentação do protocolo que será formalizado em breve com a UTAD, a Cooperativa Árvore e a Escola Profissional Agrícola Eng Silva Nunes. “Apresentámos à nossa comunidade uma parceria alargada que será formalizada o mais breve possível, que irá desenvolver um laboratório vivo de camélias em Celorico de Basto, um plano ambicioso, que requer conhecimento científico e criatividade que nos dará, a curto prazo, um acervo no que concerne ao conhecimento das camélias que povoam os nossos jardins. As camélias são um produto que será trabalhado ao longo de todo o ano e terá impacto económico nos mais variados domínios. Uma riqueza que acrescentará notoriedade à Capital das camélias. Para o autarca, a Festa Internacional das camélias é “uma lufada de ar fresco depois de meses sem atividade. É o regresso da vida em comunidade, porque juntos fazemos a diferença”, sublinhou o edil.

Um dos momentos mais marcantes do certame foi o desfile temático com as escolas, IPSS e entidades a desfilarem inspirados em várias temáticas, com alguns grupos a fazerem alusão à guerra manifestando solidariedade para com o povo ucraniano. Seguindo-se a grandiosa batalha das flores, uma verdadeira epopeia com camélias e outras flores a povoarem os céus de Celorico de Basto.

Ao longo do fim de semana decorreram visitas aos jardins de camélias, públicos e privados, orientados pelos elementos que integram a Rede Municipal de Intérpretes e Guias.

Toda a Quinta do Prado esteve devidamente engalanada com muros decorados com camélias, decorações colocadas pela quinta e desenvolvidas pelo programa “Celorico a Mexer”, carros clássicos, mercado de camélias, com venda do vinho verde, produtos gastronómicos, produtos derivados de camélias e camélias em vaso.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS