
Os Serviços Municipais de Proteção Civil de Cabeceiras de Basto reforçaram esta semana a entrega de material de proteção individual pelas instituições concelhias, na sequência do agravamento da situação de emergência provocada pela pandemia da Covid-19.
No total foram distribuídas 21.174 unidades, entre máscaras cirúrgicas, máscaras FFP2, batas descartáveis, luvas, protetores de sapatos, toucas, óculos, manguitos e aventais descartáveis, num investimento global municipal de 14 mil euros.
Receberam equipamento de proteção individual as entidades:
- IPSS’s: ADIB – Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto, Fundação António Joaquim Gomes da Cunha, Centro Social e Paroquial de Bucos, Centro Social e Paroquial de St. André de Riodouro, Centro Social e Paroquial de Abadim, Lar do Centro Social e Paroquial de Cavês, Lar Dr. Manuel Fraga da Misericórdia de S. Miguel de Refojos, Lar da ARCA – Associação Recreativa e Cultural do Arco de Baúlhe e o Lar Nirvana na Faia.
- Unidades de Cuidados Continuados: UCC da Basto Vida, UCC Dr. Francisco Meireles da Misericórdia de S. Miguel de Refojos e a Unidade de Internamento Público de Cabeceiras de Basto.
- Forças de Socorro e Segurança: Delegação do Arco de Baúlhe da Cruz Vermelha Portuguesa, Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Cabeceirenses e GNR de Cabeceiras de Basto.
O material de proteção individual foi também distribuído pelas Equipas de Sapadores Florestais do concelho, enquanto agentes de Proteção Civil.
Na próxima semana, a Câmara Municipal vai também distribuir equipamentos de proteção às famílias de acolhimento que, no mês de dezembro, tinham recebido Kit’s com máscaras cirúrgicas, luvas, gel desinfetante e material informativo.
A entrega do material, que se destina a reforçar a resposta logística e operacional daquelas instituições a eventuais necessidades emergentes no combate à pandemia, insere-se no âmbito do Programa Municipal Extraordinário de Apoio Económico e Social (Covid-19) – #CabeceirasCuida e enquadra-se no Eixo 4 – Apoio ao combate e mitigação da Covid-19 que, para além da aquisição de bens e serviços para o funcionamento do Centro de Rastreio, prevê a aquisição de equipamentos de proteção individual para distribuição pelas instituições concelhias, famílias de acolhimento e trabalhadores do Município de Cabeceiras de Basto, medidas que constam do Plano e Orçamento da Câmara Municipal para 2021 que foi aprovado, por maioria, na Reunião de Executivo e Assembleia Municipais.