
O projeto “Virar a Página” assinala o marco de meio milhão de refeições servidas. Após a criação desta resposta de emergência alimentar em Braga, com o início da pandemia, em março de 2020, esta corrente solidária de trabalho não interrompeu um único dia o seu serviço, estando a contabilizar 500.000 refeições servidas.
“Os números são impressionantes e testemunham que temos vindo sempre a fazer falta na nossa cidade. Infelizmente, a realidade é preocupante e não podemos baixar os braços”, afirma Helena Pina Vaz, acerca do serviço do Virar a Página que se tornou “indispensável, no mapa das respostas sociais de emergência do concelho de Braga”.
O Virar a Página continua a sua campanha de sensibilização da comunidade, na constante angariação de ajudas e voluntários, reforçando esta corrente solidária que, há já quatro anos enche pratos vazios em Braga. “São muitos a precisar de auxilio e os pedidos de ajuda, que se deseja o mais possível sejam momentâneos, chegam constantemente”, assegura a coordenação do Virar a Página.
“Pelo que não podemos deixar de passar a palavra acerca do que fazemos e demonstrar enorme gratidão aos que mantêm esta máquina a funcionar”, explicam.
A coordenação do Virar a Página procura diariamente reunir e mobilizar voluntários e apoiantes em torno deste movimento. Pedem ajudas e donativos de todo o género, bens alimentares, tempo, por vezes pouco, mas que “muitos generosamente disponibilizam para esta onda solidária”, apoio financeiro e até recipientes, essenciais na tarefa, diária, de encher muitos pratos vazios em Braga.