O projeto “Lar Doce Lar”, promovido pelo Município de Braga nos lares de idosos e centros de dia do concelho, vai chegar, até ao final do ano, a cerca de 50 instituições, envolvendo várias centenas de seniores em momentos culturais.
“Com o objetivo de estimular e aproximar os seniores da fruição cultural, procurando fomentar o bem-estar e fortalecer a auto-estima, este projeto proporciona momentos de alegria, convivência e reavivamento da memória junto daqueles que não podem apreciá-la fora das instituições sociais”, refere a Câmara Municipal.
Foi neste âmbito que o projeto “Despertar Memórias”, apresentado pelo Grupo Caminhos da Romaria, visitou o Centro Social da Paróquia de Gualtar, transportando consigo as cantigas populares e música de raiz.
Para além do projeto musical Caminhos da Romaria, o “Lar Doce Lar” conta ainda com a parceria dos projetos “Vivendo a Música” da Sinfonietta de Braga e “Fado, Alma do Povo” pela Fados com Arte. No campo de teatro, serão apresentadas as peças “Agulhas, Dedais, Chapéus e Aventais”, pela Academia de Teatro, Tin.Bra, e “Rebobina e Acção! Viagem aos Anos de Ouro” pela Associação Malad’arte.
O projeto “Lar Doce Lar” está integrado no “ATLAS – Programa de Mediação Cultural”, promovido pelo Município de Braga, alinhado com a Estratégia Cultural de Braga 2020-2030.