Domingo, Outubro 17, 2021
20 C
Braga
InícioBragaBraga: João Nogueira prioriza “reforço da rede de berçário e creche” em...

Braga: João Nogueira prioriza “reforço da rede de berçário e creche” em Gualtar

© Juntos por Gualtar

Uma delegação da candidatura “Juntos Por Braga” à Junta de Gualtar realizou uma visita ao Centro Social da Paróquia da freguesia com o objetivo de “entender o enquadramento da instituição no projeto de ampliação da rede de berçários e creches anunciado pelo Município”.

O encontro teve lugar no seguimento de outra visita do candidato João Nogueira à instituição com Ricardo Rio e da participação numa reunião com a comissão de trabalhadores do Hospital de Braga.

“Eu reunião com o presidente do Centro Social, o Cónego Avelino Amorim, e o tesoureiro, Joaquim Sousa, foi possível verificar que esta instituição, atenta às necessidades da comunidade, está disponível para ampliar o seu serviço de berçário e creche com mais um módulo, bem como a alargar o horário tendo em vista a satisfação das necessidades dos trabalhadores do Hospital e da Universidade”, disse João Nogueira.

A coligação “Juntos Por Braga em Gualtar”, estranha que “o anúncio de um projeto de berçário e creche para as Caixas de Água, em Gualtar, que envolve um acordo entre a Junta de Freguesia e o Centro Social Vale do Homem, não tenha tido em conta um diálogo prévio com o Centro Social da Paróquia de Gualtar, instituição da freguesia com experiência e tradição nesta área de ação social”. Estranha, ainda, que “estas instituições não tenham respeitado o pacto de não concorrência estabelecido entre elas, aquando da concessão do direito de superfície concedido pela Junta de Freguesia ao Centro Social do Vale do Homem, para a construção do lar”.

“Para além do respeito institucional que é devido ao Centro Social, a coligação não hesita no apoio a esta solução porque, de facto, tem um histórico de trabalho na área de berçário e creche, constitui a solução mais económica, mais rápida e, sobretudo, não implica a afetação de terreno de domínio pública, uma vez que o terreno envolvente pertence à instituição e está disponível para o serviço social à comunidade”, acrescenta a coligação.

O presidente da instituição considera que “uma eventual solução criada para um serviço específico ao Hospital pode colocar em perigo a sustentabilidade de muitas instituições locais e a própria justiça social”. Considera, ainda, “muito importante que o Município atualize o diagnóstico de reais necessidades, uma vez que o último data de 2011 e está desatualizado. Não considera prudente avançar com investimentos sem se perceber as necessidades a satisfazer”.

Na visita foi também abordado “o problema de trânsito na Rua da Pia e na Rua da Igreja Nova”, tendo o Centro Social mostrado “abertura para ser parte da solução”.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS