Sábado, Maio 4, 2024
13.4 C
Braga
ReportagemBraga angaria fundos para enviar ambulância para a Ucrânia

Braga angaria fundos para enviar ambulância para a Ucrânia

© Sandra Antunes

Braga vai angariar fundos para adquirir uma ambulância para a Ucrânia. A campanha solidária “Uma Ambulância para a Ucrânia” foi apresentada na sede da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade e pretende também recuperar ambulâncias para enviá-las às zonas mais afetadas pela guerra.

Manuel Miranda Pereira, secretário da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, realçou a importância desta ação solidária, lembrando que a Junta de Freguesia apoia os ucranianos desde 2014. “A União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade está com esta causa desde 2014 e Luís Pedroso, presidente da Junta de Freguesia, é um dos fundadores da UPE – Associação Centro Social e Cultural Luso-Ucraniano e tem manifestado sempre todo o seu apoio para que esta causa seja um êxito. Infelizmente, é por um motivo não muito agradável, mas temos que dar andamento para que o povo ucraniano se sinta mais apoiado e se sinta mais acarinhado, não só pelos portugueses, mas por todos os que apoiam esta causa”, disse o secretário.

Por seu turno, Abraão Veloso, presidente da Direção da UPE – Associação Centro Social e Cultural Luso-Ucraniano, explicou que esta caminhada solidária tem como objetivo “salvar as pessoas”. “Nós, ao lançarmos esta campanha, estamos também a dar um contributo para que a Ucrânia se mantenha independente, ajudando a salvar as pessoas, tendo sempre como ponto mais importante as pessoas. Esta campanha nasceu do desafio do Pedro Stepanets, reformado das Forças Armadas Ucranianas, que já levou duas ambulâncias para a Ucrânia. À semelhança do que fizemos quando recolhemos os alimentos, queremos ter a garantia de que as coisas chegam lá”, frisou Abraão Veloso.

© Sandra Antunes

Pedro Stepanets, vice-presidente da Assembleia da UPE – Associação Centro Social e Cultural Luso-Ucraniano, sustentou a relevância de enviar ambulâncias para a zona de guerra para salvar vidas. “Precisamos de muitas carrinhas, jipes e ambulâncias, pois se num momento há feridos e se os levarmos para o hospital, eles sobrevivem, caso contrário, perdem sangue e perdem as suas vidas. Nesse sentido, é muito importante termos ambulâncias e, por isso, falei com o Abraão Veloso para conseguirmos levar uma ambulância. Mas se podermos levar mais viaturas, melhor. Vamos tentar, juntos, fazer mais e melhor para conseguirmos toda a ajuda”, apelou Pedro Stepanets.

Em representação da Câmara Municipal de Braga esteve presente o vereador Altino Bessa que destacou o dia do lançamento da campanha no Dia da Declaração da Independência da Ucrânia, assinalado esta quinta-feira, 24 de agosto. “A Câmara Municipal de Braga e a UPE – Associação Centro Social e Cultural Luso-Ucraniano decidiram fazer o lançamento desta campanha no Dia da Declaração da Independência da Ucrânia porque faz todo o sentido que nós fizéssemos este lançamento no dia de hoje. Quero agradecer também à comunicação social porque são o meio e o veículo para poderem transmitir esta mensagem para poderem passá-la ao público para que eles possam contribuir no objetivo final”, referiu o vereador.

Sara Araújo, dirigente da Asas – Associação Social Acreditar e Sonhar, falou que esta associação pretende “estar com o povo ucraniano e ajudar naquilo que for possível na divulgação desta campanha e na angariação de fundos. Estamos cá para ajudar e esse é o nosso objetivo. Agradecemos o convite por parte da associação para podermos colaborar e para podermos atenuar de alguma forma o sofrimento dos ucranianos”.

Mário Pereira, vice-presidente da Associação Empresarial de Braga, garantiu que esta campanha solidária será um sucesso com o apoio dos seus associados. “Através do envolvimento do tecido empresarial, dos nossos associados, acreditamos que esta campanha vai atingir os seus objetivos. Com o comprometimento de todos, esta ação será um sucesso e, muito brevemente, enviaremos uma ambulância para a Ucrânia”, finalizou.

A apresentação desta campanha solidária contou também com a presença de Vasil Bundziak, presidente do Centro Social e Cultural Luso-Ucraniano, que referiu que para assinalar esta data foram homenageados os heróis que “dão o sangue pela bandeira da Ucrânia” com a colocação de uma coroa de flores no monumento dos soldados ucranianos, situado no Parque da Ponte. 

Organizada pela UPE – Associação Centro Social e Cultural Luso-Ucraniano, esta campanha solidária conta com o apoio da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, da Câmara Municipal de Braga, da Asas – Associação Social Acreditar e Sonhar e da Associação Empresarial de Braga.

Para poder ajudar nesta campanha solidária, pode fazer um donativo através do IBAN: 0010 0000 5320 3390 0038 7

Para mais informações, contacte para os números:962 632 707 ou 967 835 690.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES