Sexta-feira, Setembro 20, 2024
17.8 C
Braga
BragaSemana da Economia de Braga com programa extenso

Semana da Economia de Braga com programa extenso

A Semana da Economia de Braga regressa ao Forum Braga de 20 a 25 de maio.

© InvestBraga

A Semana da Economia de Braga regressa ao Forum Braga de 20 a 25 de maio com o tema da Inovação Sustentável, ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) e Gestão de Talento. O certame aposta uma vez mais na partilha de conhecimento “Estratégias de desenvolvimento empresarial” e num espaço de encontro do tecido empresarial de Braga, conectando estudantes, profissionais, empreendedores, investigadores e empresários.

A duas semanas do evento, o extenso programa com atividades nacionais e internacionais, abertas a todos é totalmente divulgado.

A grande semana que celebra os dez anos da InvestBraga, abre as suas atividades com a Cimeira de Embaixadores Empresariais de Braga e o Conselho Estratégico da InvestBraga, momentos estes reservados aos seus representantes.

O Fórum Económico, a ter lugar no dia 21 de maio, pelas 15:00, debate “A Inovação Sustentável e a Estratégia ESG nas Empresas Exportadoras”. No Grande Auditório do Forum Braga, o presidente do município e da InvestBraga, Ricardo Rio, apresentará os números mais recentes de desenvolvimento e crescimento de Braga e os projetos estratégicos que “têm permitido que a cidade seja hoje reconhecida a nível internacional enquanto ‘Cidade de Futuro'”.

Numa participação em inglês, o Sheikh Mansoor Bin Khalifa Al-Thani, MBK Holding and Global Ecosystem Builder leva à mesa a Inovação Sustentável do Qatar – “Qatar Sustainable Innovation”. O sistema de tradução em simultâneo, da Cluster Media. Lab, permitirá que todos participem desta sessão, traduzindo de inglês para português, assim como o contrário.

Os especialistas convidados do certame já são conhecidos: Fernando Leite, vice-presidente da Grace – Empresas Responsáveis; Filipa Pantaleão, secretária-geral da BCSD Portugal; Jorge Portugal, diretor Geral da COTEC Portugal; Luís Neves, presidente da GESI – Global Enabling Sustainability Initiative; e Pedro Ginjeira do Nascimento, secretário-geral da Associação BRT – Business Roundtable Portugal. A moderação ficará a cargo de Rui Neves, coordenador do Jornal de Negócios. “A Inovação Sustentável e a Estratégia do ESG nas Empresas Exportadoras” é o mote de discussão entre os peritos, que irão partilhar informação e apresentar caminhos, estratégias e ideias, tendo por base o valor da definição de um programa de boas práticas nas empresas, processos de gestão de talento e o valor da Inovação Sustentável no aumento de competitividade das empresas.

Esta sessão tem abertura por Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga e encerramento por João Rui Ferreira, secretário de Estado da Economia.

Smart Talent Cities TM Summit, 22 de maio

A manhã de quarta-feira, dia 22 de maio conta com três conferências. “Smart Talent Cities TM Summit”, multilingue, abre com a apresentação “Braga como Centro de Talentos, Cidade Inteligente de Talentos e Pontes Inteligentes de Talentos | Ecossistema de Inovação Urbana de Braga, um Laboratório de Novas Inovações”, por Ricardo Rio.

Mansoor Bin Khalifa Al-Thani intervirá sobre a Economia baseada em talentos, seguido por “O Imperativo do Talento: Investir no talento para o desenvolvimento económico”, uma mesa-redonda moderada por Luís Rodrigues, diretor da Startup Braga. Paola Vega Castillo, antiga ministra da Ciência, Inovação, Tecnologia e Telecomunicações da Costa Rica (numa intervenção online); Clivia M. Sotomayor Torres, diretora geral do International Iberian Nanotechnology Laboratory (INL);  Mercedes Benz.Io; Lorena Diéguez, CEO da RubyNanomed e Rui Marques, diretor geral da Associação Comercial de Braga compõe o painel multicultural e que levará visões internacionais à cidade que se tem colocado na dianteira da exportação de bens e serviços de valor acrescentado e assentes em inovação.

Gerri Burton, CEO Cité Global trará o tema “Smart Talent CitiesTM Braga Lighthouse Project”, seguido de “Talento Digital e Verde:  Sustentabilidade, ensino vocacional, otimização de competências, certificações e credenciais”, que fará também parte desta partilha de conhecimento. Filipe Chaves, diretor do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) de Braga, moderará a conversa entre António Teixeira, diretor da Escola Profissional de Esprominho; Ahmed Hujairy, da Bahrain Technology Companies Society (intervenção online); Carlos Ribas, representante da Bosch em Portugal; Bou Diarra, CEO da Ibriz, Senegal; e Nermeen Negm, director de marketing da Masdar City (intervenção online).

A conferência Smart Talent Cities explorará ainda o tema “Centro de Inovação Desportiva: Diplomacia do talento e do desporto: Desempenho Cognitivo”, pelas mãos de SC Braga Hub e Qatar Sports Tech e “Fluxos Globais de Talentos”, com a participação de Patrizia Pozzo, da Rizhome Cities, Manuel Araújo, presidente de Quelimane, Moçambique; Laura Healy, especialista em migração na UNICEF (numa intervenção online); Andreia Cabral Dias, responsável comercial da Nestlé; Wassim Salim Kaddoura, dos Emirados Árabes Unidos; Jean Van Zyl, Agência Espacial Nacional da África do Sul (numa intervenção online) e moderado por João Medeiros, representante do Município de Braga.

Na mesma manhã a conferência sobre Insegurança Internacional e Economia, dinamizada pela Escola de Executivos da Universidade do Minho (UMinho Exec), dissertará sobre Geopolítica e Segurança, pelo professor Stefan Wolff, e sobre Transição Energética, pelo Tenente Coronel Jorge Rodrigues. Ainda, o Design Commit’24 prosseguirá com as sessões da 1ª Conferência Internacional sobre Design e Indústria, que decorre de 20 a 22 de maio. Esta primeira edição do Design Commit, promovida pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, em parceria com a Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, o Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, a Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho e o Grupo de Design e Tecnologia do Laboratório de Paisagem, Património e Território (Lab2PT), entre outros parceiros, será um evento internacional presencial, constituído por uma grande variedade de sessões plenárias, onde reunirá investigadores, académicos, designers, empresas tecnológicas em franca expansão, empresas emergentes, associações empresariais e decisores políticos, com o objetivo de fomentar e desenvolver ativamente uma reflexão conjunta, num intercâmbio científico transdisciplinar, que potencie a inovação através do Design e da Indústria para um futuro melhor com uma visão estratégica.

Nesta iniciativa serão ainda propostos campos que estimularão respostas aos desafios das alterações climáticas e da degradação ambiental, abrindo caminho para alcançar os objetivos das agendas 2030.  O DESIGN COMMIT 2024 é uma iniciativa que vai oferecer aos recém-licenciados de mestrado e aos estudantes de doutoramento uma sessão dedicada ao debate e à criação de redes, a realizar durante a conferência, que constitui uma oportunidade para os profissionais e investigadores emergentes discutirem o seu trabalho e receberem feedback de colegas e investigadores seniores. Irá promover e oferecer a oportunidade para apresentação e publicação de uma série de artigos completos de investigação de alta qualidade, revistos por especialistas, e organizará sessões paralelas e de apresentação, tendo recebido já a candidatura de mais de 150 papers, sob o tema “Design para diferentes futuros”, para além do crescimento económico. Estes eventos são restritos aos participantes inscritos, exceto a Conferência sobre Design e Indústria, que se realizará no dia 22 de maio, às 14:30, no Grande Auditório do Forum Braga. Este evento será aberto ao público e contará com a presença de vários especialistas internacionais.

Também durante a tarde, o tema “Inteligência Artificial e Modelação Paramétrica para a Construção Indústrial Sustentável” será promovido pelo IBS – Institute of Science And Innovation for Bio-Sustainability, e a ExpoBiotec’24 traz From Lab to Market e Biotech Flash Talks + Biotech Meetings by Startup Braga, atividades inseridas na Semana da Biotecnologia de Braga.

A partir das 17:00, a UMinho Exec apresenta a Master Class – School of CEOs: Formação especializada para directores executivos em início de carreira.

Inteligência Artificial nos Negócios, 24 de maio

Ainda a destacar, na tarde de 24 de maio, a conferência “Inteligência Artificial nos Negócios” dará voz a vários especialistas. O Estado da Arte da Inteligência Artificial será colocado por Paulo Novais, coordenador do LASI – Laboratório Associado de Sistemas Inteligentes. José Machado, diretor do Centro Algoritmi, levará a sua visão sobre a Investigação Aplicada da IA na Indústria; “Copilot – O Futuro do Trabalho Inteligente” é o tema explorado pela Microsoft; Pedro Freitas, professor auxiliar na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, acrescentará os riscos associados à IA; e o testemunho da Neadvance, por Teresa Martins, CEO, enquadrará a IA na Indústria, num debate moderado por Carlos Vaz, administrador da Incentea.

Esta sessão conta com a abertura de Daniel Vilaça, presidente da direção da Associação Empresarial de Braga, e o encerramento de Ricardo Rio.

Mostra Empresarial, de 23 a 25 de maio

A Mostra Empresarial, “De Braga para o Mundo”, a decorrer de 23 a 25 de maio, será também um dos pontos altos desta semana celebrativa. Um espaço onde as principais empresas presentes em Braga, apresentarão aos visitantes as áreas de especialidade em que se destacam e que lhes permitem trabalhar para os mercados mais exigentes a nível internacional. Desde a indústria aos serviços, os profissionais de amanhã poderão conhecer de perto grandes empresas em crescimento em Braga, multinacionais e empresas de referência nos seus setores a nível internacional, e que trabalham nas áreas mais especializadas, para as quais criam valor e contratam profissionais cada vez mais qualificados. Neste espaço, ao longo da realização desta mostra, esperam-se várias visitas por parte de escolas superiores, profissionais e outros centros de conhecimento e de inovação de Braga e da região. O palco da mostra contará com uma constante dinamização de iniciativas, organizadas por entidades parceiras e empresas presentes na Mostra Empresarial, num modelo de talks, conferências e workshops.

“A Semana da Economia não é apenas uma celebração do nosso robusto tecido empresarial, mas também uma janela para o futuro, destacando como Braga está a liderar o caminho em tecnologia e inovação”, afirmou Carlos Silva.

Com um programa diversificado, a Semana da Economia de Braga promete não só fomentar o diálogo entre líderes empresariais e especialistas, mas também inspirar a sociedade em geral a participar mais ativamente no desenvolvimento económico e tecnológico.

A Mostra Empresarial irá acolher ainda nestes dias a iniciativa “Qualifica-te Braga24” – Mostra de Educação, Formação e Emprego, promovida pelo Município de Braga. Um evento que procura apresentar, em especial aos alunos das escolas e agrupamentos do concelho, oportunidades de carreira e emprego, num objetivo que visa ainda juntar no mesmo espaço toda a oferta formativa existente, para que os alunos do 9º e 12º anos, possam tomar decisões conscientes e promotoras de sucesso pessoal e profissional.

Este evento é promovido pela InvestBraga, em colaboração com o Município de Braga.

Conheça todo o programa aqui.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES