Terça-feira, Maio 28, 2024
28.2 C
Braga
AtualidadeBiblioteca Pública de Braga tem em exposição gramática da idade de “Os...

Biblioteca Pública de Braga tem em exposição gramática da idade de “Os Lusíadas”

© UMinho

A obra tem a idade de “Os Lusíadas” de Camões (450 anos), é das mais replicadas de sempre de um autor português (mais de 650 edições) e foi uma referência no ensino de latim pelo mundo, como nos jesuítas. A gramática latina do padre Manuel Álvares, “De institutione grammatica libri tres” tem uma rara primeira edição à guarda da Biblioteca Pública de Braga, que lhe dedica agora uma exposição especial.

O público pode ver até 16 de julho, no átrio daquela unidade cultural da Universidade do Minho, os detalhes da obra de 254 folhas, impressa em Lisboa pelo tipógrafo do rei e da universidade, João da Barreira. A publicação tornou-se icónica e essencial na língua e cultura latinas graças ao seu método pedagógico, com linguagem simples, exemplos, exercícios, diálogos e mesmo ilustrações das regras gramaticais.

Nas vitrines ao lado, estão patentes manuais seiscentistas com comentários sobre aquele livro e ainda pormenores sobre o impacto da obra, pois foi amplamente usada em escolas europeias, pelos jesuítas nos territórios ultramarinos e teve até edições no México, Rússia, China ou Japão. Outro núcleo expositivo aborda o ensino e a história da Companhia de Jesus, incluindo uma primeira edição da vida do seu fundador Inácio de Loyola, publicada em 1609, em Roma.

Manuel Álvares (1526-1583) foi um jesuíta, humanista, gramático e lecionou latim, grego e hebraico em Coimbra, Lisboa e Évora.

A Biblioteca Pública de Braga nasceu em 1841 e é uma das principais bibliotecas nacionais. O seu acervo inclui as livrarias dos extintos conventos e mosteiros da região, o depósito legal e coleções de personalidades e instituições locais. Está situada desde 1934 na ala barroca do complexo do Largo do Paço, na Praça do Município, tendo sido integrada em 1975 na UMinho.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES