
A Câmara Municipal de Braga foi convidada a apresentar as suas boas práticas do ponto de vista ambiental no encerramento do ciclo de conferência “Governação Urbana, Políticas Públicas e Educação para Cidades Verdes”, em que participaram as cidades sul-americanas de Villa María (Argentina) e Assunção (Paraguai).
Este evento integrou-se na promoção do desenvolvimento urbano integrado, inclusivo, resiliente e ecológico da cidade de Villa María e sua região. O projeto “Rumo a um Desenvolvimento Sustentável” foi selecionado para financiamento no âmbito dos Subsídios para Ações Externas da União Europeia, sendo liderado pela cidade argentina da Villa Maria, integrando também a capital do Paraguai, além de Braga.
Na ocasião, Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, sublinhou que a cooperação entre cidades e a partilha de boas práticas “são fatores que aceleram e impulsionam os processos de mudança”. “A sustentabilidade é uma das áreas em que estamos mais comprometidos e em que procuramos estar ativamente envolvidos a nível nacional e da União Europeia. Sabemos que a participação e envolvimento das cidades e regiões é um fator absolutamente crucial para se atingirem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, disse o autarca.
Durante a sessão foi apresentado um estudo de caso sobre as políticas de educação ambiental desenvolvidas em Braga, assim como o método de funcionamento da Agere na gestão das águas e resíduos e o projeto da Quinta Pedagógica como exemplo de ligação à natureza num meio urbano.
Esta iniciativa teve a presença de redes e instituições da Eurocities e Mercocities, assim como especialistas e Organizações Não Governamentais regionais e internacionais. Contou também com a participarão dos presidentes da Câmara das três cidades participantes do projecto (Villa María, Assunção e Braga), do subsecretário argentino de Assuntos Nacionais, embaixador Fernando Asencio, e dos responsáveis técnicos das áreas pertinentes de cada cidade e rede participante.