Domingo, Abril 21, 2024
20.8 C
Braga
RegiãoVieira do MinhoVieira do Minho acolheu Conferência Nacional sobre as Unidades Locais de Saúde

Vieira do Minho acolheu Conferência Nacional sobre as Unidades Locais de Saúde

© CM Vieira do Minho

Decorreu ontem, no Auditório Municipal de Vieira do Minho, uma conferência nacional subordinada ao tema das Unidades Locais de Saúde – Cuidados Integrados.

A reorganização do Serviço Nacional de Saúde, com destaque para as Unidades de Saúde Locais, foi o grande tema desta sessão, com enfoque em quatro temáticas: governação, financiamento, contratualização e acompanhamento.

A sessão de abertura contou com a presença de António Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, Fátima Fonseca, membro da Comissão de Gestão da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde, Maria do Céu Faia, diretora do Departamento de Contratualização da ARS Norte e Nuno Oliveira, diretor executivo do ACES Cávado Gerês/Cabreira.

Um grupo abrangente de profissionais ligados à área da saúde com destaque para o presidente do ACES de Braga, o presidente do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, o vogal do ACES Pinhal Litoral, a diretora do Departamento de Contratualização da ARS Norte, o diretor executivo do ACES Aveiro Norte, o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Entre Doura e Vouga, o Diretor Executivo do ACES Almada Seixal, o médico do Hospital de Santa Luzia e docente na Universidade do Minho e a secretária geral do Conselho Económico e Social, foram os oradores convidados da conferência que juntou cerca de 200 profissionais, para além dos mais de 700 que acompanharam os trabalhos on line.

Nuno Oliveira, diretor Executivo do ACES Gerês/Cabreira, referiu que a realização desta conferência se insere “na estratégia da nova Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde que está a procurar implementar este modelo em várias áreas e é importante que essa implementação seja acompanhada de alguma reflexão, no sentido de serem encontradas as melhores estratégias para reforçar o Serviço Nacional de Saúde”. Nuno Oliveira acredita que “esta jornada de reflexão conduzirá à definição de boas ideias e estratégias para levar a cabo o objetivo final do Serviço Nacional de Saúde que é servir as pessoas em tempo adequado e com proximidade”.

António Cardoso, presidente do Município, mostrou-se “bastante satisfeito” pelo facto de “Vieira do Minho ter sido escolhido para a realização de um evento com projeção nacional, onde foram debatidos temas tão atuais e importantes para a nossa sociedade”. Para o autarca, “é muito gratificante receber este tipo de eventos, pois espelham a extraordinária capacidade que temos para bem receber quem nos procura”.

Esta conferência foi promovida pelo ACES Cávado/Gerês Cabreira, com a coordenação da Direção Executiva do SNS, e o apoio do município de Vieira do Minho.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES