Segunda-feira, Junho 27, 2022
11.2 C
Braga
InícioAtualidadeUniversidade do Minho associa-se às comemorações do centenário de Agustina Bessa-Luís

Universidade do Minho associa-se às comemorações do centenário de Agustina Bessa-Luís

Estadão Conteúdo

A Universidade do Minho assinou hoje um protocolo de cooperação com várias entidades, tornando-se assim parceira oficial das comemorações do centenário de Agustina Bessa-Luís.

Este protocolo de cooperação institucional para a organização e promoção da iniciativa que se irá realizar ao longo de um ano, entre 15 de outubro de 2022 e a mesma data do ano de 2023, foi assinado por parte da UMinho pela vice-reitora para a Cultura e Território, Joana Aguiar e Silva. A celebração foi um dos momentos da apresentação do programa oficial das comemorações que aconteceu esta tarde no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante. O evento contou ainda com a presença do Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva e, em representação da família da escritora, de Mónica Baldaque.

“Criar é, ao mesmo tempo, obediência e revolta”, serviu como mote para o lançamento das comemorações em torno da figura de Agustina Bessa-Luís. A escritora nasceu em Amarante, residiu no Porto e noutros concelhos do Norte de Portugal no decorrer da sua vida, pelo pelo que se torna umbilical o laço que liga a sua obra literária de valor ímpar à região Norte. Neste contexto, as comemorações do centenário do nascimento da escritora visam promover o seu legado artístico e cultural, ao mesmo tempo que desenvolvem o estudo e a valorização do seu vínculo territorial ao Norte de Portugal.

Para além da UMinho, entre as instituições promotoras estão os municípios de Amarante, Baião, Esposende, Porto, Póvoa de Varzim, Peso da Régua e Vila do Conde, a Direção Regional de Cultura do Norte, as universidades do Porto e de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Entidade Regional de Turismo do Porto e do Norte, a Fundação de Serralves e a Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, contando com o apoio institucional da CCDR-NORTE.

UMinho acolhe várias iniciativas

A UMinho será palco de um vasto leque de iniciativas que irão decorrer até outubro do próximo ano. A instituição irá acolher nos seus campi e espaços várias exposições, leituras encenadas, mesas redondas, conversas e tertúlias, para além de ciclos de cinema e projeções de documentários. Estas iniciativas irão envolver parceiros locais e decorrerão em espaços da Universidade, assim como em locais das cidades de Braga e Guimarães.

Recorde-se que a UMinho e a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS) já deram início a um conjunto de iniciativas para relembrar o trabalho e o percurso literário da escritora. A primeira sessão que se realizou em abril, uma mesa temática que foi moderada por José Manuel Mendes, intitulou-se “No universo de Agustina: nasci adulta e morrerei criança”, e contou com a presença da filha e neta de Agustina, Mónica Baldaque e Lourença Baldaque. A sessão contou ainda com o apoio da Rede Casas do Conhecimento que se associou à UMinho e à BLCS na dinamização desta celebração de Agustina.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS