Terça-feira, Junho 11, 2024
26.7 C
Braga
BragaJoana Vasconcelos instala escultura na cidade de Braga

Joana Vasconcelos instala escultura na cidade de Braga

Peça artística ficará instalada frente ao Mercado Municipal de Braga.

© Joana Vasconcelos

O Município de Braga e a Sonae Sierra inauguram no próximo dia 9 de maio, às 11:30, na Praça do Comércio, frente à Praça – Mercado Municipal, a escultura “l’Il Be Your Mirror #1, 2018”, da artista Joana Vasconcelos.

A obra faz parte da coleção Sonae Sierra e foi cedida ao Município de Braga até dezembro de 2025. O objetivo é promover a interação cultural e turística nesta zona da cidade.

A cerimónia de inauguração contará com a presença de várias figuras do panorama institucional, cultural e turístico da cidade de Braga, assim como a participação da própria artista.

A inserção desta obra de arte da autoria da artista portuguesa na Praça do Comércio, corresponde ao objetivo de “garantir novas dinâmicas de revitalização do próprio Mercado Municipal de Braga, promovendo maior ligação à comunidade e garantindo mais experiências culturais, gastronómicas e turísticas”.

A escultura “l’Il Be Your Mirror #1, 2018” ficará disponível para visualização pública, com acesso gratuito. Ao longo do período de permanência da peça serão organizadas diversas atividades que permitirão conhecer o processo criativo de Joana Vasconcelos.

Joana Vasconcelos destaca a “alegria” de ter a peça na cidade de Braga, uma peça que retrata o “momento em que o artista se revela, o baixar da máscara permite mostrar quem verdadeiramente somos, e aquela aquisição permitiu mostrar quem eu era no Guggenheim”.

“Para mim, enquanto artista portuguesa, também é muito importante que as minhas obras sejam adquiridas no meu País e nele residam. Continua a ser uma grande alegria saber que esta peça em particular se encontre no norte de Portugal”, afirma a artista, acrescentando ainda que “as molduras que a compõem foram desenhadas por mim no espírito do Barroco, que continua a ser uma das maiores inspirações para o meu trabalho e que tão fortes raízes tem em Braga”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES