Quarta-feira, Agosto 17, 2022
17.3 C
Braga
InícioRegiãoGuimarãesUNICEF aponta Guimarães como exemplo na consulta pública a crianças e jovens

UNICEF aponta Guimarães como exemplo na consulta pública a crianças e jovens

© CM Guimarães

Guimarães foi um dos municípios que teve maior expressão na consulta pública aos jovens e crianças, através da iniciativa da UNICEF Portugal “Tenho Voto na Matéria”, a par de Lisboa e Cascais. Esta consulta pública foi lançada junto de crianças e jovens de todo o país, para saber o que pensam sobre as comunidades onde vivem e como gostariam de ser ouvidos, a nível local. Os resultados desta iniciativa foram apresentados esta sexta-feira, em Guimarães, com o intuito de reforçar o compromisso dos autarcas locais com as crianças, no âmbito do programa “Semana da Criança”.

As principais preocupações mencionadas pelos jovens estão direcionadas com a Saúde Mental, Discriminação e ainda Internet e Redes Sociais, com incidência ainda na vontade dos jovens em serem mais ouvidos e que as respetivas opiniões tenham influência nas tomadas de decisão.

Beatriz Imperatori, diretora Executiva da UNICEF Portugal, apontou Guimarães como “um exemplo de excelência e que merece ser partilhado por outros municípios”, na base das políticas públicas de educação dirigidas para crianças. “Há uma sucessão de elementos que levou à distinção de Cidade Amiga das Crianças e nota-se que há uma governação de quem conhece o território e está próximo da população”, salientou ainda Beatriz Imperatori.

O presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, evidenciou que “as crianças e jovens sabem dizer o que querem que seja feito, têm de ser ouvidas e verem as suas preocupações atendidas” no âmbito da construção de políticas públicas. Domingos Bragança considerou “fundamental envolver a comunidade em todas as decisões e, em particular, a comunidade educativa que está mais próxima das crianças a fim de entrelaçar os esforços e vontades para a concretização dos projetos que são pretendidos”, vincou o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães.

Na sessão desta tarde, as crianças vimaranenses que participaram na iniciativa “Tenho Voto na Matéria” apresentaram as questões aos Vereadores e Presidente do Executivo. A encerrar foi ainda apresentado o tema musical “Sou Criança”, pelo Projeto musical pela Cool Band, da Escola EB1 Nossa Senhora da Conceição.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS