Quarta-feira, Julho 24, 2024
21.6 C
Braga
EducaçãoUMinho integra consórcio para a inovação pedagógica e excelência em cocriação

UMinho integra consórcio para a inovação pedagógica e excelência em cocriação

Consórcio EPIC – Excelência Pedagógica e Inovação em Cocriação é lançado amanhã.

© UMinho

A Universidade do Minho (UMinho), as universidades de Aveiro e Beira Interior e os institutos politécnicos do Cávado e Ave, Leiria e Viana do Castelo uniram forças para criar o consórcio EPIC – Excelência Pedagógica e Inovação em Cocriação. O seu lançamento online é esta quarta-feira, às 14:00, em direto no YouTube, contando com a participação dos responsáveis das instituições parceiras e a apresentação do projeto pela UMinho enquanto coordenadora.

Constituído no âmbito do Programa “Impulso mais digital”, inserido no Plano de Recuperação e Resiliência, o consórcio representa uma comunidade de 72.000 estudantes e 6000 professores das regiões Norte e Centro de Portugal. Propõe-se promover interinstitucionalmente a excelência no desenvolvimento e inovação pedagógica de todos os docentes nas seis instituições envolvidas, bem como reforçar ações de cocriação com docentes e estudantes, visando a melhoria contínua da experiência de ensino e aprendizagem, entre outros aspetos.

Com o lema “Formação para a Transformação”, os objetivos passam por desenvolver percursos de formação pedagógica de excelência que impactem positivamente as experiências dos estudantes nas suas unidades curriculares, com forte componente digital e atenção especial às áreas de Ciências Sociais, Humanas e Artes; consolidar uma plataforma online com materiais e recursos para envolver e requalificar a comunidade académica; e ainda produzir e testar um referencial para a profissionalização pedagógica dos docentes.

I Jornadas EPIC 

As I Jornadas EPIC realizam-se online de 20 a 28 de junho e visam o desenvolvimento pedagógico dos docentes do ensino superior. Prevê-se formações de curta duração, promovidas pelas seis instituições parceiras, e enquadradas em temas como a transformação digital na academia, a inclusão e a acessibilidade de todos os estudantes, o fomento do sucesso académico e a cocriação de experiências educativas em comunidade. As inscrições estão abertas aqui.

Entretanto, aproveitando o trabalho dos últimos anos do Instituto Politécnico de Leiria e concretizando o espírito de colaboração do EPIC, estão já disponíveis um conjunto de MOOCs (cursos online abertos e massivos), em epic.ua.pt/pt-pt/mooc.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES