Quarta-feira, Maio 15, 2024
10.6 C
Braga
BragaTheatro Circo recebe 2ª edição do Festival Braga En’Cena a 7 de...

Theatro Circo recebe 2ª edição do Festival Braga En’Cena a 7 de abril

© CM Braga

“Até Quando?” é uma manifestação artística e colectiva do Movimento Sem nome que integra nove grupos de teatro de Braga e que abre, este ano, a segunda edição do Festival Braga En’Cena, a 7 de abril, domingo, pelas 17:00, no Theatro Circo.

A peça que celebra um dos momentos mais importantes da história de Portugal, a conquista da liberdade com o 25 de Abril de 1974, foi esta terça-feira apresentada à comunicação social, num ensaio aberto que decorreu no auditório da Junta de Freguesia de Vimieiro.

O Movimento Semnome integra os grupos de teatro: Artes d’Alegria, CEA – Cooperativa de Ensino Artístico, Grupo Cénico de Arentim, Grupo de Teatro Planalto, Malad’Arte Produções, Nova Comédia Bracarense, Projecto Expressar, Teatro D’Art e Tin.Bra – Academia de Teatro.

O Braga En’Cena decorre até 8 de outubro, levando ao palco do Theatro Circo oito espectáculos inéditos, numa celebração das companhias de teatro local.

Para o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, “o projeto cultural Braga En’Cena é especialmente acarinhado pelo município porque existe uma vontade enorme para que o teatro se mantenha vivo e ativo no território de Braga”. Para o autarca alguns dos grupos representados no Movimento Sem nome “têm décadas de atividade e têm um legado e um passado muito importante no movimento associativo cultural e, apesar de algumas vicissitudes, nos últimos anos têm crescido e têm ganho uma maior atratividade no teatro e um maior dinamismo, com uma capacidade de recrutamento e de atrair mais pessoas e, é exatamente isso que nós queremos continuar a fazer com o Braga En’Cena”.

O encenador Roberto Moreira explicou que foi desafiado pelo “Movimento Sem nome” para construir este espetáculo, numa união de esforços dos grupos, que até agora trabalhavam cada um na sua bolha na sua mecânica, e com este movimento surge esta vontade de se quererem juntar para aprenderem uns com os outros para partilharem experiências e trabalharem em espírito de comunidade”.

Sobre a peça, o responsável referiu que se trata de “um espetáculo que pretende refletir sobre a liberdade nos dias de hoje. O objetivo é pôr as pessoas a pensar, provocar o público, que podemos perder a liberdade, tal e qual o cravo, a liberdade também precisa de ser regada e cuidada todos os dias. E estamos todos a trabalhar para que no dia 7 de abril, o Theatro Circo seja uma grande celebração da liberdade”.

José Dias, porta voz do Movimento Sem nome explicou que o grupo “nasceu de um desafio que o município propôs aos grupos de teatro do concelho, desde os grupos amadores aos profissionais e ao teatro para a infância, para se unirem, organizarem e criarem um espetáculo que celebre o teatro e, foi isso que fizemos e que vamos fazer nesta segunda edição do Braga En’Cena”.

Presente no ensaio aberto esteve também o presidente da União de Freguesias de Celeirós, Aveleda e Vimieiro Carlos Guimarães, que se mostrou muito satisfeito por “colocar o anfiteatro de Vimieiro ao serviço da cultura em Braga”.

Promoção do teatro no concelho

O Braga En’Cena surgiu em 2023 como uma resposta do Município de Braga aos anseios das entidades culturais locais, focando-se na promoção e desenvolvimento do teatro no concelho.

Materializando-se como uma iniciativa complementar de apoio às entidades culturais dedicadas ao teatro na região, o Braga En’Cena nasce do desafio de as diferentes companhias dialogarem e desenvolverem, de forma articulada, novas produções teatrais, tanto em projetos individuais como coletivamente.

Os bilhetes para os espetáculos estão disponíveis na bilheteira do Theatro Circo e online em www.bol.pt. O custo de cada ingresso é de cinco euros e reverte para as associações de teatro.

A programação completa está disponível no portal do município em www.cm-braga.pt.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES