Quinta-feira, Junho 24, 2021
18.3 C
Braga
InícioCulturaTeatro contemporâneo regressa a Guimarães com Festivais Gil Vicente

Teatro contemporâneo regressa a Guimarães com Festivais Gil Vicente

CM Guimarães

Os Festivais Gil Vicente estão de regresso a Guimarães, depois de um ano de interrupção devido à pandemia, com o objetivo de “dedicar maior protagonismo às novas gerações e à valorização de novas dramaturgias”, assumiu o diretor de programação, Rui Torrinha.

Entre os dias 2 e 11 de junho estão previstos seis espetáculos, sempre às 19:30, passando pelos palcos do Centro Cultural Vila Flor e Centro Internacional das Artes José de Guimarães. Nota de destaque para três estreias absolutas: “Cordyceps”, de Eduardo Molina, João Pedro Leal e Marco Mendonça; “A Fragilidade de estarmos juntos”, de Miguel Castro Caldas, António Alvarenga e Sónia Barbosa e “Ainda estou aqui”, de Tiago Lima.

A vereadora da Cultura da Câmara de Guimarães e presidente d’A Oficina, Adelina Pinto, considera que “estes eventos convocam-nos para discussões que são atuais, como a questão das mulheres ou da democracia, assim como a imprevisibilidade do futuro devido a esta pandemia”.

O regresso do teatro contemporâneo a Guimarães confere, também, o retorno à normalidade da programação cultural. Adelina Pinto sublinha que “a cultura tem o papel de convocar as pessoas para a reflexão sobre as coisas, através do trabalho com a população e com os nossos jovens. A cultura tem de ser absolutamente transformadora em convocar-nos e ajudar a compreender o mundo. Os Festivais Gil Vicente têm esse objetivo de levar-nos a uma discussão serena, sem dramatismos, à margem da confusão das redes sociais, e com a liberdade de cada pessoa construir o seu pensamento”.

A presidente da direção do Círculo de Arte e Recreio (CAR), Filipa Pereira, manifestou que “o CAR quer ser um parceiro efetivo no terreno sobre a construção do teatro com os jovens e até com a população mais periférica do concelho”.

A 33ª edição dos Festivais Gil Vicente é uma organização d’A Oficina, em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães e o CAR.

Programa

Quarta 2 junho, 19h30 CCVF / Grande Auditório

Quinta 3 junho, 19h30 CCVF / Pequeno Auditório

  • Cordyceps
  • Eduardo Molina, João Pedro Leal e Marco Mendonça
  • Estreia absoluta / Bolsa 5 Sentidos

Sexta 4 junho, 19h30 CIAJG / Black Box

Quarta 9 junho, 19h30 CIAJG / Black Box

Quinta 10 junho, 19h30 CCVF / Grande Auditório

  • OFF
  • Mala Voadora

Sexta 11 junho, 19h30 CCVF / Pequeno Auditório

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS