Quinta-feira, Maio 26, 2022
30.1 C
Braga
InícioBragaRicardo Rio afirma que “é fundamental acelerar a transição digital e verde...

Ricardo Rio afirma que “é fundamental acelerar a transição digital e verde na Europa”

© CM Braga

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, moderou esta quarta-feira uma sessão, organizada pelo Partido Popular Europeu do Comité das Regiões Europeu, dedicada ao papel que os jovens eleitos podem desempenhar na transformação verde e digital nas cidades. Está sessão decorreu na abertura da Cimeira das Regiões Europeias, que realizou esta semana, em Marselha.

Esta sessão foi marcada pelos apelos contra a agressão russa na Ucrânia e na defesa da solidariedade europeia em relação ao sofrimento por que está a passar o povo deste país. Ricardo Rio reforçou que “é importante que todos os líderes locais e regionais europeus se posicionem no sentido de ajudar o povo ucraniano a combater a invasão russa”.

Durante o painel, o autarca reforçou a importância dos jovens se envolverem na política e serem eles os agentes da mudança. “É fundamental que a União Europeia defenda a democracia no espaço europeu e isso passa também por acelerar a transição digital e verde para uma Europa livre da dependência energética em relação à Rússia e os jovens eleitos, como os que estão aqui hoje, são fundamentais para essa revolução”.

Ricardo Rio reforçou ainda que “é preciso discutir como as cidades podem utilizar a transição digital para criar comunidades bem informadas e preparadas para a propaganda emanada de estados estrangeiros”. O verde e o digital são temas que devem envolver todos os agentes políticos para que esta revolução possa funcionar para toda a sociedade e não só para alguns. Ricardo Rio afirmou ainda que a transição digital deve “facilitar a vida dos cidadãos e contribuir para simplificar as regulações que afectam os empresários e pequenas empresas, reduzindo o esforço burocrático. Além disso, deve beneficiar a construção de um mercado único digital, reforçando os valores democráticos e as liberdades dos cidadãos.”

Sobre a revolução verde, outro tema da sessão, o Autarca acrescentou que “é necessário mudar as mentalidades, mas ao mesmo tempo, assegurar que os preços da energia, sobretudo para os que têm menos condições financeiras, sejam acessíveis. A estratégia para a competitividade, inovação e crescimento económico tem de ser acompanhada por uma transição verde e digital. E tudo isto só poderá ser alcançado se os jovens estiverem mais envolvidos no processo político, nomeadamente ao nível da decisão”.

Nesta sessão intervieram Märtin Heinen, presidente de uma Associação de Desenvolvimento Local Alemã, Garzweiler LandFolge; Micael dos Santos, vereador de Tabuaço;  Nektarios Kalantzis, presidente da organização de juventude “European Local Leaders”; e ainda Lídia Pereira, eurodeputada Portuguesa e Presidente do YEPP, organização de juventude do Partido Popular Europeu. Nesta sessão participou ainda o Presidente do Comité das Regiões, o grego Apostolos Tzitzikostas.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS