Sábado, Maio 28, 2022
20 C
Braga
InícioRegiãoGuimarães“Recreios Ativos” leva atividade física às escolas de Guimarães de uma forma...

“Recreios Ativos” leva atividade física às escolas de Guimarães de uma forma lúdica

© CM Guimarães

A ideia partiu do professor de educação física João Neves. O desafio, em Guimarães, passa por promover a atividade física das crianças e a sua sociabilização, de uma forma alegre, lúdica e mesmo culturalmente desafiante, através de um conjunto de jogos que utilizam os espaços exteriores das escolas como “paleta”. Da ideia à prática, deu-se início a um projeto-piloto que está em funcionamento da Escola Básica 1 de Santa Luzia, na Quintã.

No final da manhã desta segunda-feira, Domingos Bragança, presidente da Câmara, esteve na EB1 de Santa Luzia para conhecer o projeto e para visitar os espaços que tornam o tempo livre dos alunos na escola mais ativos e coloridos.  Acompanhado da vereadora da Cultura, Adelina Pinto, e do vereador do Desporto, Nelson Felgueiras, o autarca referiu-se ao projeto-piloto como “um projeto importante para fazer com que as nossas crianças sejam mais felizes, para que sociabilizem mais”.

Domingos Bragança acentua a importância da atividade física, principalmente após um período de cerca de dois anos em que o afastamento social ditou as suas regras. “Este foi também um tempo em que nos soubemos reinventar, perante a adversidade, como é prova esta ideia que agora implementamos”, disse. Para o edil, as atividades lúdicas permitem também que os alunos possam fruir do espaço público e são uma forma de conhecer melhor a identidade, a cultura e a história do nosso território. “Parabéns a quem imaginou este projeto e a quem o desenvolveu no terreno”, concluiu.

Após a apresentação do projeto, realizada pelo coordenador dos serviços desportivos da Tempo Livre, Sérgio Abreu, a professora Helena Ferreira, coordenadora da Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda, disse ser um privilégio colaborar num projeto que proporcionará aos “nossos meninos” mais felicidade. O mesmo sentimento foi partilhado pela professora Conceição, coordenadora pedagógica da EB1 de Santa Luzia, após o que se seguiu uma visita aos espaços do “Recreios Ativos”.

“Recreios Ativos” é um projeto-piloto promovido pela Câmara Municipal de Guimarães, a Tempo Livre e o Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda. O objetivo é tornar as crianças mais ativas e mais felizes e combater, de forma massiva, a inatividade física. A escola surge como um espaço de promoção da prática desportiva e o recreio como espaço de brincadeira e sociabilização. Desenvolve-se a partir de 4 diferentes jogos, promovidos através de pinturas no chão e nas paredes, e pretende-se que se expanda a todas as escolas até 2024.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS