
Beatriz Pereira, professora catedrática da Universidade do Minho, especialista na área da educação das crianças, deu nota da importância do desenvolvimento motor e intelectual das crianças para que estas sejam autónomas nas suas deslocações para a escola. Inserido no “Bom Dia Freguesia”, que decorreu em São Victor, Braga, a professora especialista nos estudos da criança afirmou que as crianças “precisam de se deslocar de forma ativa – a pé, de bicicleta e de patins – para conseguirem desenvolver capacidades de orientação e terem sentido espacial”.
Beatriz Pereira realçou que nos jardins de infância e nas escolas primárias, as crianças “devem poder ir a pé ou de bicicleta para a escola, pois faz-lhes bem à saúde, desenvolvendo mais as suas capacidades motoras e ajudando no combate à poluição”.
A professora alertava para o problema da pressão automóvel junto das escolas, que “põe em causa não só a autonomia das crianças, mas também a sua segurança, a segurança de quem circula naqueles locais e, sobretudo, a poluição que causa à porta das escolas”.
Nesta matéria, a professora alertou para “a necessidade de reorganização da infraestrutura, por forma a garantir que estas deslocações são efetuadas de uma forma ativa e segura, capacitando as crianças e dando segurança aos pais. Neste sentido, a especialista sugere que os municípios têm um papel fundamental a desempenhar, sobretudo podendo reformular as áreas de circulação num raio de 500 metros dos estabelecimentos escolares”.
A reorganização do espaço público e a promoção das infraestruturas, ajudará “a desenvolver o sentido físico e anímico das crianças, que são o futuro das sociedades”.
O “Bom Dia Freguesia” regressa no dia 20 de junho, com a presença de Rui Ferreira, às 10:00 na Junta de Freguesia de São Victor, podendo ser assistido presencialmente ou nas redes sociais.
O “Bom Dia, Freguesia” é uma iniciativa da Junta de São Victor que visa a promoção do pensamento crítico, partilhando experiências e saberes de especialistas, que permita aos agentes políticos do executivo local compilar um caderno de ações que revertam em prol da melhoria da freguesia.