Sexta-feira, Janeiro 27, 2023
3.9 C
Braga
InícioRegiãoPóvoa de LanhosoPóvoa de Lanhoso com aprovação de projeto-piloto de recolha seletiva de biorresíduos

Póvoa de Lanhoso com aprovação de projeto-piloto de recolha seletiva de biorresíduos

© CM Póvoa de Lanhoso

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso viu aprovada, pelo Fundo Ambiental, uma candidatura apresentada ao programa “RECOLHABIO – Apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos” com vista à implementação de um projeto-piloto de recolha seletiva de biorresíduos.

Este projeto-piloto será levado a cabo na freguesia da Póvoa de Lanhoso e visa o desenvolvimento de um sistema de recolha seletiva de biorresíduos em regime de co-coleção, que visa servir um total de 3500 habitações.

O projeto-piloto irá materializar-se através de uma campanha porta a porta de distribuição de sacos e contentores, campanhas de sensibilização à população e de divulgação do projeto, e monitorização.

Aos munícipes residentes na área de intervenção (a vila sede de concelho) será solicitado que coloquem os biorresíduos nos sacos distribuídos, que terão uma cor diferenciadora.

O “novo” saco deverá posteriormente ser colocado no atual circuito de resíduos indiferenciados. A cor diferenciadora dos sacos permitirá que a BRAVAL os identifique e os encaminhe para as suas instalações de valorização orgânica, transformando os biorresíduos em biogás e composto.

Trata-se de um projeto com um valor total de investimento de 60.272,34 euros financiado pelo Fundo Ambiental em 56.598,64 euros.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS