Durante este fim de semana ocorreu em Braga mais de uma dezena de furtos em interiores de veículos nas zonas da Avenida Central, da Central de Camionagem e nas imediações da Avenida João XXI. De acordo com a Polícia, esta vaga de furtos é “anormal”, incidindo apenas a carros de matrícula estrangeira.
“Os furtos, realizados essencialmente a carros de matrícula estrangeira, tiveram todos o mesmo modus operandi: partiram os vidros das viaturas e retiraram tudo o que havia no seu interior”, explicou a Polícia, que acrescentou que “este episódio teve lugar num período muito específico e limitado de tempo”, tendo acontecido pela primeira vez na cidade de Braga.
A Polícia encontra-se a desenvolver diligências no sentido de apurar o(s) autor(es) dos furtos e danos, a fim de levar os mesmos a Tribunal.
“A PSP considera que esta situação não reflete a normalidade no dia a dia da cidade de Braga e vem inclusive contra a tendência de registo da criminalidade nesta cidade, que ao longo dos últimos mese tem vindo a descer consistentemente. Continuamos empenhados, quer através de patrulhamento preventivo, quer através das Equipas de Investigação Criminal, em garantir a segurança da população que serve”, concluiu.
O Comando Distrital da PSP de Braga deixa o alerta para os cuidados que se deve ter em conta para a prevenção de furtos:
- Não deixe objetos à vista no interior das suas viaturas;
- Guarde as chaves sobressalentes em casa ou no seu bolso, mas nunca no interior da viatura.
- Substitua os fechos de segurança das portas por hastes finas sem cabeça. É assim praticamente impossível puxá-los com um arame.
- Quando estacionar, deixe o lado do motor virado para o local mais visível. Se alguém lhe mexer será mais facilmente detetado.
- Mesmo que a sua ausência seja breve, nuca deixe o motor a trabalhar. Nem mesmo num parque de estacionamento.