Quinta-feira, Abril 15, 2021
18.9 C
Braga
InícioPaísParlamento aprova resolução do PSD para reparar prejuízos das tempestades Elsa e...

Parlamento aprova resolução do PSD para reparar prejuízos das tempestades Elsa e Fabien

União de Freguesias de Crespos e Pousada

A Assembleia da República aprovou um projeto de resolução do PSD que recomenda ao Governo que “conclua com urgência” as candidaturas e “proceda aos pagamentos” dos apoios afetos à recuperação dos danos provocados pelas tempestades de Elsa e Fabien, ocorridas em dezembro de 2019.

O projeto de resolução social-democrata, de 8 de fevereiro, considera “injustificável o atraso verificado” nos apoios destinados a compensar “os danos causados em infraestruturas municipais nos distritos de Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu” pelas duas tempestades.

Recorde-se que em dezembro de 2019, Portugal foi atravessado consecutivamente por duas tempestades extremamente agressivas, originadas pelas depressões Elsa e Fabien. “Foram vários os distritos em alerta vermelho e laranja, e por todo o país foi visível o rasto de destruição e caos causado pelas chuvas intensas e ventos fortes. As cheias e inundações que causaram milhares de prejuízos materiais, desde os danos em habitações, ligações aéreas canceladas, rodovias interrompidas, agriculturas destruídas, infraestruturas publicas destruídas ou danificadas, colocaram o território em estado de calamidade”, referem os deputados.

Com a aprovação desta iniciativa do PSD, é dado um passo para que o Governo reconheça “com clareza a concretização do compromisso que assumiu com os Municípios nos dias seguintes aos acontecimentos”.

Além de três mortes, as duas tempestades custaram 42 milhões de euros às companhias seguradoras, relativos a 22.700 sinistros cobertos por apólices, de acordo com a associação do setor.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS