Sexta-feira, Março 1, 2024
6.7 C
Braga
InícioBragaPAN propõe fogo de artifício silencioso em Braga

PAN propõe fogo de artifício silencioso em Braga

© CM Braga

A concelhia do PAN Braga enviou uma proposta ao Executivo Municipal para a substituição da utilização de fogos de artifício tradicionais. A medida está incluída nas várias propostas anuais do partido ambientalista para a cidade e visa “mitigar os efeitos nefastos a nível social e ecológico da utilização do fogo tradicional, quer seja pelo seu impacto a nível de poluição atmosférica, como sonora”.

Segundo Tiago Teixeira, deputado municipal do PAN, “os fogos de artifício atuais perturbam pessoas de todas as idades, sendo especialmente afetadas crianças do espetro do autismo, pessoas idosas e/ou pessoas doentes. Mas são também várias as evidências do seu impacto negativo nos animais, tanto domésticos como assilvestrados, e ainda no meio-ambiente e na saúde”.

No comunicado enviado à imprensa, o também porta-voz da concelhia de Braga refere que “em Braga, onde temos infelizmente altos valores de poluição atmosférica, são vários os eventos nos quais se recorre a fogo de artifício, como por exemplo em festejos de passagem do ano, muitos dos quais promovidos ou apoiados pela autarquia”.

Por fim, o PAN indica que “a Organização Mundial de Saúde aponta 120 decibéis como o limiar de dor para o som, incluindo sons como trovões. Ora, os espetáculos de pirotecnia estão normalmente acima de 150 decibéis sendo que a nível mundial são cada vez mais as cidades que escolhem fogos de artifício silenciosos como já acontece por exemplo em São Paulo e na Califórnia, ou mesmo o exemplo dos maiores espetáculos de luzes na Disneyland, que optou por se modernizar e usar drones para exibir um verdadeiro espetáculo de luzes, magia, mas sem o impacto sonoro. E isso sim, é o progresso que queremos ver na nossa cidade. Para alegria e saúde de todas e todos”.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES