Sexta-feira, Maio 10, 2024
28.7 C
Braga
BragaPAN debateu em Ferreiros o futuro da cidade de Braga

PAN debateu em Ferreiros o futuro da cidade de Braga

© PAN

Rafael Pinto e Tiago Teixeira, candidatos à Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Braga do PAN, estiveram reunidos esta semana com João Costa, presidente cessante da União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves.

Ao longo da reunião foram vários os temas discutidos e de diferente índole, sendo que existiu convergência na opinião de que “sendo a União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves um local cheio de potencial, tem sido tratado de forma insuficiente pelo poder municipal”, afirma Tiago Teixeira, que reside nesta união.

“Desde logo estamos a falar de uma união de freguesias em crescimento, com mais de 10 mil habitantes segundo os últimos censos, onde não existem espaços verdes suficientes para usufruto da população”, continua o candidato à Assembleia Municipal de Braga. “É com estupefação que vemos que pelo menos, 7 anos após estar vertido no PDM, o Parque Oeste, na zona compreendida entre Lomar e Ferreiros, junto ao Rio Este, o projeto não saiu do papel, para prejuízo quer das populações quer do ambiente”.

Neste sentido, o PAN propõe a criação de zonas verdes em todas as freguesias urbanas da cidade, como forma de “melhorar a qualidade de vida e do ambiente”.

Outro assunto abordado na reunião foi a segurança rodoviária, uma vez que várias estradas nacionais atravessam esta união. “Raramente se encontram nas condições ideais de circulação, com vários pontos negros já identificados, mas que continuam sem grande resposta pelas entidades competentes”, lamenta Tiago Teixeira.

À margem da reunião, o PAN propôs a criação de um parque de estacionamento suburbano na freguesia, “tal como previsto em PDM”. Segundo o candidato à Assembleia Municipal de Braga, “com a construção destes parques podemos deslocar-nos até às portas da cidade de automóvel e a partir daí optar por transportes públicos ou bicicleta. É uma forma eficaz de reduzir a poluição do ar e o congestionamento automóvel na cidade”.

A candidatura também debateu outros temas para a comunidade como “a necessidade de reforço das linhas dos TUB e respetivas condições das paragens de transportes públicos; a instalação de parques infantis, bem como a melhoria dos atuais; a falta de transferências financeiras do município para os projetos da união; e o atraso constante dos processos de licenciamento na Câmara Municipal que levam ao afastamento de habitantes e empresas”.

Também foram discutidas questões do âmbito social, nomeadamente a construção de casas de renda acessível. Para o PAN, “é essencial uma estratégia integrada municipal que tenha em conta a fixação dos jovens de Braga, que auxilie as pessoas com menores rendimentos, e que não se cinja à construção de blocos e mais blocos de apartamentos de baixa qualidade, vistos quase como depósitos de pessoas”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES