Quarta-feira, Agosto 10, 2022
26 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoPAN classifica como "crime ambiental" o abate de árvores no centro de...

PAN classifica como “crime ambiental” o abate de árvores no centro de Famalicão

© CM Famalicão

O PAN Famalicão classificou como “crime ambiental” o abate de três árvores no centro da cidade, junto à Fundação Cupertino de Miranda.

“O que se está a passar na nossa cidade e nosso concelho em relação ao meio ambiente é inaceitável”, refere Sandra Pimenta, porta-voz da concelhia.

Um aviso na página de Facebook do Município deu nota de mais um abate de árvores adultas no centro da cidade, com a justificação que iriam ser substituídas por outras. Na opinião do partido este fundamento é “inválido, atendendo que uma árvore jovem irá demorar muitos anos até realizar as mesmas funções que as árvores adultas, agora abatidas, realizavam”.

“Choca-nos que, uma vez mais, não exista o mínimo de proteção do nosso património ambiental”, acrescenta Sandra Pimenta.

A Comissão Política lembra que uma das medidas apresentadas no seu programa autárquico era a criação do Regulamento do arvoredo urbano e património florestal municipal, com vista a “estabelecer as regras e normas relativas ao planeamento, implantação, gestão, conservação e manutenção de espécies arbóreas e arbustivas em todo o concelho, invertendo a tendência do abate, indiscriminado, de árvores ou conjunto de espécies arbóreas, saudáveis e sem risco de queda”, proposta que fez parte de um conjunto de 50 medidas que no início deste ano foi remetido ao executivo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS