Domingo, Janeiro 23, 2022
11.7 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoPAN apresenta queixa após descarga poluente na ribeira de Ferreiros em Famalicão

PAN apresenta queixa após descarga poluente na ribeira de Ferreiros em Famalicão

© PAN Famalicão

O PAN Famalicão denunciou uma descarga de efluentes diretamente para a ribeira de Ferreiros, em Calendário, nas imediações do matadouro central.

“Após alguns alertas, deslocamo-nos ao local e verificamos in loco uma descarga, cujo vídeo já enviamos para o SEPNA. Estas descargas constituem um crime ambiental e um grave atentado à saúde pública. Ao que conseguimos apurar, estas descargas têm ocorrido, alegadamente, com alguma frequência, nas imediações das instalações do matadouro central diretamente para a ribeira”, alertou Sandra Pimenta

“Felizmente, cada vez mais os famalicenses estão atentos a estas situações e quer diretamente quer através dos alertas que nos fazem chegar as denúncias têm aumentando. Contudo, “estamos longe de ver garantidos todos os procedimentos legais para a proteção dos nossos rios e do ambiente em geral”, acrescenta a porta-voz.

Para finalizar, Sandra Pimenta reitera a sua preocupação e incompreensão perante “a inação do executivo na elaboração de uma estratégia local para sinalizar focos de poluição e ligações indevidas, algo que a concelhia tem vindo a defender e que considera que a criação da figura municipal de protetores dos meios hídricos, poderia dar resposta, reforçando-se assim a monitorização e fiscalização de descargas ilegais de efluentes”.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS