O CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes da Póvoa de Lanhoso encontra-se a funcionar nos serviços de atendimento do Balcão Único, nos Paços do Concelho, desde o passado mês de fevereiro.
Desde então foram feitos os 72 atendimentos, dos quais cinco eram pedidos de agrupamento familiar. Também foram registados pedidos de informação, esclarecimentos e apoios sociais, tendo sido todos encaminhados para os serviços competentes.
À data da abertura deste Centro, a Câmara Municipal dispunha de duas funcionárias capacitadas para exercer funções no CLAIM, ambas com a Formação Contínua para técnicos/as da Rede CLAIM, sendo que a autarquia passou a dispor de cinco técnicas capacitadas para exercer estas funções.
O número mais significativo de atendimentos decorreu quer da sinalização feita pelo Radar Social e pela EPAVE, quer da ampla divulgação dos serviços.
Os cidadãos que procuraram o atendimento do CLAIM são, na sua grande maioria, de nacionalidade brasileira e cabo-verdiana, no entanto também pessoas de nacionalidade polaca, angolana e dominicana têm recorrido ao balcão de atendimento.
O CLAIM é um dos serviços que funciona no Balcão Único dos Paços do Concelho, todos os dias, entre as 09:00 e as 18:00.
No próximo dia 23 de outubro, assinalamos o Dia de Sensibilização para a Hipofosfatémia Ligada ao X (XLH), uma doença rara que afeta o metabolismo do fosfato e compromete o desenvolvimento ósseo desde a infância. Mas marcar este dia, é mais do que sensibilizar para este diagnóstico raro. É também dar visibilidade à transformação da ciência, abrindo oportunidades para a participação ativa de crianças e jovens na investigação das suas próprias condições.
A ANDO Portugal surgiu pela necessidade de dar voz a quem vivia na invisibilidade das doenças ósseas raras. E ao longo de 10 anos, alavancamos a participação da ANDO como parceiro ativo na investigação científica, entre projetos de ciência básica e clínica, social entre outras, com foco em avançar conhecimento em displasias ósseas. Colaboramos com investigadores, participamos em redes europeias de referência, e contribuímos para estudos que moldam políticas de saúde. Mas a verdadeira inovação teve início quando abrimos oportunidades aos próximos colaboradores: às crianças e jovens que têm uma displasia óssea.
É preciso envolver os mais jovens em ciência e nos cuidados em saúde. E este passo é mais dos que preencher uma lacuna. É aceder a uma fonte de conhecimento única e despertar as mentes do futuro. Os jovens trazem perspetivas que nenhum questionário validado consegue capturar: sabem o que realmente importa no dia-a-dia, identificam lacunas nos cuidados que os adultos normalizam, ou pior, agudizam, e fazem perguntas que os investigadores experientes já não fazem.
Ao participarmos em redes internacionais como membros ativos, o nosso país entra na vanguarda da investigação centrada na pessoa com doença ou condição rara. Os dados e conhecimentos gerados por jovens em projetos, nacionais e europeus, aportam um valor imenso para as políticas nacionais, e podem ainda melhorar protocolos clínicos, e acelerar o acesso a terapêuticas inovadoras. E com esta visão, criamos a ANDO Kids, que integra redes europeus de jovens agentes de mudança.
Quando uma criança de 12 anos questiona por que um questionário de qualidade de vida não inclui perguntas sobre participar em atividades escolares, ou quando um adolescente sugere simplificar o consentimento informado, é mais do que dar uma opinião. Estão a tornar a ciência mais relevante, mais ética, e mais eficaz. Em vez de serem “doentes” definidos por limitações, tornam-se exploradores de territórios inexplorados, detetives que procuram respostas, miúdos cool que podem ajudar outros como eles.
O livro “Em Busca do Fosfato Perdido“, é um exemplo de como a complexa bioquímica da XLH pode ser transportada para uma aventura, enquanto se desmistifica a condição sem a simplificar em excesso. Neste livro, o Pedro e o seu fosfato mágico, tocam em conceitos de metabolismo mineral através da metáfora, tornando o conhecimento acessível e envolvente, em que uma base científica é partilhada como história. Quando uma criança fecha o livro, poderá pergunta-se “E onde está o meu fosfato?”, e com isto, estará a fazer a pergunta que fez parte de vários anos de investigação. Ao aceitar o desafio de pensar sobre estas questões, cada criança está a dar o primeiro passo numa vida mais inquisitiva, curiosa e de procura de soluções, quer na sua vida diária, que na vida social, educativa e profissional.
E sim, a investigação em doenças raras está a passar por uma transformação fundamental. O modelo tradicional (de investigadores estudam doentes) está a dar lugar a um modelo colaborativo onde diferentes intervenientes são co-investigadores. E quando damos às crianças as ferramentas para compreenderem a sua condição e a oportunidade de contribuírem para a sua solução, estamos a abrir oportunidades às futuras geração sabem que viver com uma doença rara não significa viver à margem das oportunidades, mas poder estar na linha da frente.
A Associação Juvenil de Gualtar, em Braga, está a preparar o “M’Agustão”, evento que celebra os seus 25 anos de história, dedicação e envolvimento com a comunidade.
A grande comemoração acontecerá no dia 15 de novembro, na Junta de Freguesia de Gualtar, e promete um dia cheio de música, tradição e muita animação, com festa durante todo o dia que se prolongará pela noite dentro.
O programa completo do evento será anunciado em breve, mas a Associação Juvenil de Gualtar garante que haverá muitas surpresas, atividades e momentos inesquecíveis para todas as idades.
Para encerrar o ano de aniversário, a associação tem ainda previstas um Rafting a 29 de novembro e um Convívio de Natal a 13 de dezembro.
“Os 25 anos da AJG são apenas o começo. A nossa energia e vontade de fazer acontecer continuam a crescer, e vêm aí muitas surpresas nas próximas atividades”, refere a direção da associação.
Paulo Ferreira vai tomar posse como presidente da União de Freguesias de Vilaça e Fradelos, em Braga, para o terceiro mandato.
A cerimónia para o acto de instalação dos órgãos da Assembleia de Freguesia e da Junta de Freguesia realiza-se a 2 de novembro, às 11:00, na Junta de Freguesia de Fradelos.
Paulo Ferreira foi reconduzido como presidente com 729 votos contra Vítor Silva pelo Partido Socialista (320 votos) e a CDU (32 votos).
Carlos Silva vai tomar posse como presidente da Câmara Municipal de Esposende no próximo dia 31 de outubro.
O ato de Tomada de Posse dos novos Órgãos Autárquicos eleitos para o mandato 2025-2029, terá lugar no Auditório Municipal de Esposende, a partir das 10:00.
Carlos Silva, do movimento independente “Mudança Por Todos” venceu as Autárquicas 2025. com 11.740 votos.
Nestas autárquicas, a Iniciativa Liberal apresentou pela primeira vez uma candidatura em Gualtar e garantiu, desde logo, a eleição de dois liberais para a Assembleia de Freguesia e assumiu-se como a terceira força política da freguesia.
Não é suficiente. Temos uma visão ambiciosa para a nossa terra que queremos implementar para melhorar a qualidade de vida dos gualtarenses e tornar a gestão do nosso território numa de referência. Ainda assim, é um bom começo e, a partir de agora, o Ricardo Gil Pinto e eu teremos quatro anos para trabalhar e mostrar a Gualtar que merecemos a vossa confiança.
A nossa entrada na Assembleia de Freguesia contribuiu também para mudar o figurino do órgão. Desde logo, porque, pela primeira vez neste milénio, um partido que não o PS ou a Coligação ‘Juntos Por Braga’ consegue eleger mais que um eleito e também porque, mais de 20 anos depois, o Partido Socialista volta a não ter uma maioria absoluta.
Esta conjugação representa, por si só, uma oportunidade de dar Uma Nova Energia à Assembleia de Freguesia, o órgão de democracia representativa mais próximo dos cidadãos, uma vez que há possibilidade de, finalmente, ultrapassar aquela que tem sido a oposição do Partido Socialista a um funcionamento mais aberto desta instituição.
Um bom exemplo disso é que, desta vez, a maioria dos eleitos na Assembleia de Freguesia integrou listas cujas plataformas eleitorais defendiam a transmissão online das Assembleias. Mas, não basta prometê-lo, é preciso agora tratar de o colocar em prática. Seria incompreensível para os nossos fregueses que não tornássemos esse compromisso numa realidade. Afinal de contas, já é mais que tempo de nos modernizarmos e permitirmos aos gualtarenses acompanhar aqueles que os representam a qualquer hora e em qualquer lugar.
Nesta e noutras medidas, Gualtar pode contar com os eleitos da Iniciativa Liberal para lutar constantemente pela valorização deste órgão, através de mais transparência e proximidade com os eleitores e maior responsabilização dos eleitos.
Uma Assembleia de Freguesia com bom funcionamento, em que todos os eleitos são respeitados e tratados por igual é ponto de partida para fazermos boa política. E é também o ponto de partida para que cada partido possa ser melhor escrutinado pelos gualtarenses.
Nuno Silva vai tomar posse como presidente da Junta de Padim da Graça, em Braga, para o segundo mandato.
A instalação da Assembleia de Freguesia está marcada para 29 de outubro, às 21:00, na sede da Junta de Freguesia de Padim da Graça.
O momento simbólico representa, segundo o Executivo, “o início de um novo ciclo autárquico, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento e bem-estar da comunidade de Padim da Graça”.
Vila Nova de Famalicão é o concelho com mais Eco-Escolas do país, com 80 instituições educativas galardoadas.
A sessão de reconhecimento decorreu esta quinta-feira, em Paredes, no evento nacional “Dia das Bandeiras Verdes – Galardão Eco-Escolas” e contou com a presença de Hélder Pereira, vereador do Ambiente do município.
Para além disso, todos os agrupamentos de escolas de Famalicão conquistaram ainda o galardão Eco-Agrupamento, que valoriza todo o trabalho desenvolvido no território a nível ambiental, sustentabilidade e cidadania ativa.
A distinção é dada através da ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, que se dedica à educação para o desenvolvimento sustentável e à gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais.
A cerimónia do Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica 2025 realiza-se esta sexta-feira, dia 24, das 14:15 às 18:15, no auditório B1 (edifício 2) do campus de Gualtar, em Braga. A abertura conta com a Vice-reitora para a Investigação e Inovação, Sandra Paiva, e o Vice-reitor para a Educação e Mobilidade Académica, Hernâni Gerós.
Três dezenas de estudantes de licenciatura e dos primeiros anos de mestrado integrado desenvolveram nos últimos meses os seus projetos científicos envolvidos em equipas de reconhecido mérito na UMinho e vão apresentar, a partir das 14:30, os seus resultados. Estão previstas três sessões paralelas em espaços próximos, ou seja, nos auditórios B1 e B2 e na sala 1.16.
Entre os temas a abordar estão, por exemplo, o amor no século XXI, o bem-estar no ensino superior, a saúde mental sénior e a neuroproteção na doença de Parkinson. Os microplásticos em bivalves, os novos modelos sísmicos, a construção discursiva de estereótipos, o crescimento do populismo, a cibercriminalidade e a automação sustentável em arquitetura são outros tópicos elencados.
Líder do cluster automóvel é orador convidado
Às 17:30, há uma palestra do presidente da Associação da Indústria Automóvel em Portugal (Mobinov), vice-presidente da Associação Empresarial de Portugal e diretor-geral da Continental Advanced Antenna, Miguel Pinto, sobre o valor da investigação na perspetiva empresarial.
Os vencedores desta sexta edição do Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica vão ser conhecidos pelas 17:45, sendo a sessão de encerramento a cargo do Reitor, Rui Vieira de Castro.
Esta iniciativa anual, promovida pela Reitoria em articulação com os Centros de Investigação, visa permitir que os estudantes do 1.º ciclo da UMinho se envolvam em contextos reais de investigação, trabalhem em equipas que lidam com conhecimento novo e relevante, tenham a supervisão de cientistas reconhecidos e, ainda, aprofundem o interesse pela ciência. O prémio inclui um certificado e um valor pecuniário de 500 euros.