A ADICA – Associação de Defesa do Idoso e Crianças de Arentim, em Braga, vai servir pão com chouriço e pizza no sábado, 25 de outubro, para apoiar a construção do lar na freguesia.
Estas iguarias serão confeccionadas na Estação de Arentim a partir das 15:30. “Sábado, dia 25 de outubro, das 15:30 às 19:30, na Estação de Arentim, vamos ter pão com chouriço e pizzas. Faça a sua encomenda para o número: 919 221 501. Todo o valor angariado reverte a favor da construção do nosso lar!”, convidou a direção da ADICA.
Pode apoiar também a ADICA através de um donativo ou tornar-se sócio. Saiba mais aqui.
O Ministério Público acusou Mateus Marley Machado de homicídio qualificado e detenção de arma proibida pela morte de Manuel Gonçalves, mais conhecido por “Manu”, junto ao Bar Académico de Braga, na madrugada de 12 de abril. O jovem tinha 19 anos.
De acordo com a nota divulgada pela Procuradoria-Geral Distrital do Porto, ficou indiciado que “por volta da 1:18, no interior do bar, a vítima confrontou um dos elementos do grupo de amigos do arguido, depois de suspeitar que este teria adulterado a bebida de uma jovem cliente”.
O arguido, de nacionalidade brasileira, está em prisão preventiva desde 19 de abril. O Ministério Público requer ainda que, como pena acessória, Mateus Marley Machado seja expulso de Portugal após o cumprimento da pena principal.
No passado dia 12 de outubro, São Vicente fez história. Depois de 16 anos, o Partido Socialista voltou a vencer as eleições na freguesia. Foi um momento de enorme alegria, mas também de reflexão. Porque esta vitória não é apenas de um partido, é uma vitória de todos os vicentinos que acreditaram num projeto de proximidade, união e trabalho sério.
Durante meses, percorremos as ruas, ouvimos as pessoas, sentimos de perto as suas preocupações. E é isso que torna esta vitória tão especial: ela nasceu no terreno, no contacto direto com quem vive, trabalha e ama São Vicente. Foi o resultado de um trabalho feito com humildade, respeito e compromisso.
Quero deixar um agradecimento muito especial ao António Braga, candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Braga, e ao Pedro Sousa, presidente da Concelhia do PS Braga. Foram ambos corajosos e visionários ao acreditarem na importância de unir forças e criar pontes. Ao agregarem militantes socialistas ao movimento independente JM21, e ao escolherem o professor Artur Monteiro para liderar esta candidatura, demonstraram que a política local deve servir as pessoas, e não os interesses partidários.
Esta estratégia revelou-se acertada e vencedora. Mostrou que quando há abertura, diálogo e vontade genuína de fazer mais e melhor, o Partido Socialista pode conquistar novamente a confiança das pessoas. E mostrou, sobretudo, que quando as pessoas estão em primeiro lugar, todos ganham.
Num momento em que muitos preferem apontar erros e dividir o partido, São Vicente deu o exemplo. Mostramos o caminho: quando há união o PS vence. Aqui, o PS não se fechou em si próprio. Abriu-se à sociedade, uniu-se a quem partilha valores e objetivos, e construiu um projeto com propósito, um projeto que devolveu esperança e orgulho à nossa freguesia.
Por isso, esta vitória é de todos os que acreditaram. De todos os que estiveram connosco, dos militantes e independentes que se juntaram a esta caminhada, e de cada vicentino que votou com esperança num futuro melhor.
Em São Vicente, venceu o PS. Mas acima de tudo, venceu São Vicente.
Pelo segundo ano consecutivo, o Grupo de Jovens de Gondoriz, de Terras de Bouro, promove a campanha “Natal Solidário”, uma iniciativa que pretende partilhar amor, calor e esperança com quem mais precisa nesta quadra festiva.
De acordo com o grupo de jovens “a recolher de roupas e brinquedos usados em bom estado tem com o objetivo dar-lhes uma nova vida e levar alegria a outras famílias”.
A entrega dos donativos poderá ser feita na Igreja de Gondoriz ou caso não seja possível entregar pessoalmente, os membros do grupo encontrarão uma forma de recolher as ofertas.
O funeral de Susana Gravato, vereadora da Câmara de Vagos de 49 anos que morreu assassinada, realiza-se no sábado, 25 de outubro, às 11:00, na Igreja Matriz da Gafanha da Boa Hora.
Recorde-se que a advogada e vereadora foi morta a tiro na terça-feira em casa e foi encontrada pelo marido já sem vida. O filho menor é o prinicipal suspeito.
O SC Braga recebeu e venceu, esta quinta-feira, o Estrela Vermelha por 2-0, em terceiro jogo da Fase da Liga da Liga Europa.
Os Gverreiros do Minho chegaram à vantagem aos 22 minutos. Após combinação de Zalazar e Ricardo Horta, o capitão cruzou para Fran Navarro que, por sua vez, inaugurou o marcador.
Aos 72′, Mario Dorgeles fez o primeiro golo ao serviço do SC Braga. Ricardo Horta voltou de novo em ação ao passar o esférico para o costa-marfinense ampliando a vantagem.
O SC Braga segue invicto na Liga Europa com três vitórias em três jogos.
Entre os dias 14 e 23 de novembro, o Festival Literário Utopia regressa a Braga com uma programação alargada, que reúne alguns dos maiores nomes da literatura nacional e internacional, inaugurando com a presença de um autor distinguido com o Prémio Nobel da Literatura.
Com 10 dias dedicados à partilha, às histórias e, acima de tudo, à literatura, o Festival Literário Utopia está de volta com novos nomes, formatos e palcos, consolidando-se como um espaço de encontro entre autores, leitores e diferentes linguagens artísticas. No ano em que Braga assume o título de Capital Portuguesa da Cultura, o festival, promovido pela The Book Company em parceria com a Câmara Municipal de Braga, mantém o propósito de fortalecer a relação da cidade com a arte, promovendo o diálogo entre a literatura, o teatro, o documentário e a música.
Desde sessões, conversas e apresentações de livros a workshops, oficinas criativas e cursos de escrita, a 3.ª edição do evento convida a encontros com alguns dos maiores nomes da literatura lusófona e internacional, recebendo, logo no primeiro dia de festival, o vencedor do Prémio Nobel da Literatura 2021, Abdulrazak Gurnah. O autor premiado volta a marcar presença no dia seguinte, a 15 de novembro, para uma sessão conjunta com o consagrado escritor moçambicano Mia Couto, recentemente distinguido com o Prémio PEN/Nabokov 2025 para Literatura Internacional, tornando-se o primeiro autor de língua portuguesa a receber este galardão. A encerrar o segundo dia de Utopia, sábado, dia 15 de novembro, da melhor forma, a Capela Imaculada será palco da estreia da peça de teatro “Sala de Jantar”, assinada pelo cardeal José Tolentino Mendonça.
Entre os nomes nacionais mais aguardados, estão também Ricardo Araújo Pereira e Frederico Lourenço, ensaísta, poeta e professor de Estudos Clássicos, que, a 22 de novembro, apresentam o livro “Bíblia VI”, numa conversa descontraída onde a religião se cruza com os limites do humor. Antes disso, a 16 de novembro, o Auditório do Espaço Vita acolhe a estreia da peça “Ponto de Fuga”, criada pelo músico e maestro Martim Sousa Tavares, numa proposta que cruza a música, a palavra e o movimento.
Entre os novos capítulos da 3.ª edição destacam-se ainda os jantares literários, que juntam autores e leitores em volta da mesa para momentos que combinam o melhor da gastronomia com a partilha de histórias, conversas e espaço para sessões de autógrafos. A programação conta ainda com uma forte aposta no público infantil, onde os mais novos poderão desfrutar de histórias, oficinas e leituras cantadas. Já no diálogo entre a literatura e a música, o destaque vai para a sessão “Letras de Canções”, a 23 de novembro, protagonizada pelo cantor Dino D’Santiago e o escritor D. H. Machado.
A encerrar o festival com humor, o Utopia acolhe, pela primeira vez, a projeção de uma peça cinematográfica, exibindo o documentário “Uma Nêspera no Cu”, realizado por Gabriela Soares e inspirado no espetáculo de comédia homónimo que reúne nomes como Bruno Nogueira, Nuno Markl e Filipe Melo.
Com esta edição em Braga a reafirmar o projeto com o regresso de ciclos emblemáticos, o festival terá ainda espaço para revisitar a primeira internacionalização do festival fora da Europa. Esse momento será assinalado por uma mesa-redonda dedicada ao Utopia Colômbia, que, em julho deste ano, levou autores portugueses a Bogotá e Medellín, com uma programação pensada para o contexto latino-americano. De olhos postos no futuro, o festival literário antecipa também a edição de 2026, que marcará a estreia do Utopia em Ponta Delgada, dedicando à cidade açoriana um momento especial, da programação da 3.ª edição, com a presença da fadista Kátia Guerreiro, criando uma ponte simbólica entre os dois territórios.
Barcelos vai acolher, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro, a 30.ª edição do Congresso Mundial de Saúde Mental, numa organização conjunta da Câmara Municipal e da Federação Mundial de Saúde Mental (WFMH), em parceria com a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental.
Com mais de sete décadas de história, este encontro científico internacional realiza-se em Portugal pela primeira vez. Esta edição ficará, também, marcada pela constituição da Rede Europeia de Saúde Mental, numa cerimónia solene que decorrerá, no dia 30 de outubro, imediatamente após a sessão de abertura do congresso, agendada para as 9h00, no Auditório Municipal de Barcelos.
Na opinião do presidente da Câmara Municipal, Mário Constantino Lopes, “a escolha de Barcelos para acolher o Congresso Mundial de Saúde Mental da WFMH e para a constituição da Rede Europeia de Saúde Mental é, simultaneamente, uma responsabilidade sem paralelo e um reconhecimento da tradição secular do nosso município nesta área”.
Mário Constantino Lopes lembra que “Barcelos ostenta, até 2026, o estatuto de Capital Mundial da Saúde Mental, tendo já implementado um Plano Municipal neste domínio, de que resultou a criação da primeira Rede Municipal de Saúde Mental em Portugal, que reúne cerca de 70 instituições privadas, públicas, institutos e empresas, tendo em vista a criação de respostas mais eficazes e abrangentes para as necessidades existentes”.
Durante os três dias do congresso, especialistas provenientes dos cinco continentes irão debater a Saúde Mental e a Sustentabilidade. Nesta fase, estão registados cerca de 650 inscritos de diferentes nacionalidades, entre académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais, organizações da sociedade civil e demais stakeholders.
A edição deste ano terá como tema central “Saúde Mental e Sustentabilidade Social: uma abordagem centrada na sociedade e comunidade”. No total, o programa inclui mais de 160 comunicações e sete workshops.
Desde a sua criação, este evento bienal de referência realizou-se em 21 cidades de 20 países, tendo decorrido já nos cinco continentes. Esta é a primeira vez que tem lugar em Portugal, que passa a ser o sétimo país europeu a acolher o evento.
Atualmente presidida pelo psiquiatra japonês Tsuyoshi Akiyama, a WFMH foi criada em 1948 com a missão de promover a saúde mental à escala planetária, designadamente ao nível da promoção das perturbações mentais e emocionais e do tratamento e cuidados apropriados.