Início Site Página 608

Braga: Arentim vai servir pão com chouriço e pizza no sábado

0
© ADICA IPSS
© ADICA IPSS

ADICA – Associação de Defesa do Idoso e Crianças de Arentim, em Braga, vai servir pão com chouriço e pizza no sábado, 25 de outubro, para apoiar a construção do lar na freguesia.

Estas iguarias serão confeccionadas na Estação de Arentim a partir das 15:30. Sábado, dia 25 de outubro, das 15:30 às 19:30, na Estação de Arentim, vamos ter pão com chouriço e pizzas. Faça a sua encomenda para o número: 919 221 501. Todo o valor angariado reverte a favor da construção do nosso lar!”, convidou a direção da ADICA.

Pode apoiar também a ADICA através de um donativo ou tornar-se sócio. Saiba mais aqui.

Ministério Público quer expulsão do suspeito de assassinar jovem em Braga

0
DR
DR

O Ministério Público acusou Mateus Marley Machado de homicídio qualificado e detenção de arma proibida pela morte de Manuel Gonçalves, mais conhecido por “Manu”, junto ao Bar Académico de Braga, na madrugada de 12 de abril. O jovem tinha 19 anos.

De acordo com a nota divulgada pela Procuradoria-Geral Distrital do Porto, ficou indiciado que “por volta da 1:18, no interior do bar, a vítima confrontou um dos elementos do grupo de amigos do arguido, depois de suspeitar que este teria adulterado a bebida de uma jovem cliente”.

O arguido, de nacionalidade brasileira, está em prisão preventiva desde 19 de abril. O Ministério Público requer ainda que, como pena acessória, Mateus Marley Machado seja expulso de Portugal após o cumprimento da pena principal.

Carlos Moita do SC Braga chamado à Seleção Nacional Sub-16

0
© SC Braga
© SC Braga

Carlos Moita, jogador dos sub-17 do SC Braga, foi chamado à Seleção Nacional Sub-16 para o Torneio Taça das Federações, na Turquia.

Portugal vai jogar frente à Turquia no dia 30 de outubro, contra o País de Gales a 1 de novembro e contra a Inglaterra no dia 4 de novembro.

São Vicente mostrou o caminho: quando há união, o PS vence

0
© João Ricardo Silva
© João Ricardo Silva

No passado dia 12 de outubro, São Vicente fez história. Depois de 16 anos, o Partido Socialista voltou a vencer as eleições na freguesia. Foi um momento de enorme alegria, mas também de reflexão. Porque esta vitória não é apenas de um partido, é uma vitória de todos os vicentinos que acreditaram num projeto de proximidade, união e trabalho sério.

Durante meses, percorremos as ruas, ouvimos as pessoas, sentimos de perto as suas preocupações. E é isso que torna esta vitória tão especial: ela nasceu no terreno, no contacto direto com quem vive, trabalha e ama São Vicente. Foi o resultado de um trabalho feito com humildade, respeito e compromisso.

Quero deixar um agradecimento muito especial ao António Braga, candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Braga, e ao Pedro Sousa, presidente da Concelhia do PS Braga. Foram ambos corajosos e visionários ao acreditarem na importância de unir forças e criar pontes. Ao agregarem militantes socialistas ao movimento independente JM21, e ao escolherem o professor Artur Monteiro para liderar esta candidatura, demonstraram que a política local deve servir as pessoas, e não os interesses partidários.

Esta estratégia revelou-se acertada e vencedora. Mostrou que quando há abertura, diálogo e vontade genuína de fazer mais e melhor, o Partido Socialista pode conquistar novamente a confiança das pessoas. E mostrou, sobretudo, que quando as pessoas estão em primeiro lugar, todos ganham.

Num momento em que muitos preferem apontar erros e dividir o partido, São Vicente deu o exemplo. Mostramos o caminho: quando há união o PS vence. Aqui, o PS não se fechou em si próprio. Abriu-se à sociedade, uniu-se a quem partilha valores e objetivos, e construiu um projeto com propósito, um projeto que devolveu esperança e orgulho à nossa freguesia.

Por isso, esta vitória é de todos os que acreditaram. De todos os que estiveram connosco, dos militantes e independentes que se juntaram a esta caminhada, e de cada vicentino que votou com esperança num futuro melhor.

Em São Vicente, venceu o PS. Mas acima de tudo, venceu São Vicente.

Terras de Bouro: Jovens de Gondoriz vão recolher roupas e brinquedos para os mais carenciados

0
DR
DR

Pelo segundo ano consecutivo, o Grupo de Jovens de Gondoriz, de Terras de Bouro, promove a campanha “Natal Solidário”, uma iniciativa que pretende partilhar amor, calor e esperança com quem mais precisa nesta quadra festiva.

De acordo com o grupo de jovens “a recolher de roupas e brinquedos usados em bom estado tem com o objetivo dar-lhes uma nova vida e levar alegria a outras famílias”.

A entrega dos donativos poderá ser feita na Igreja de Gondoriz ou caso não seja possível entregar pessoalmente, os membros do grupo encontrarão uma forma de recolher as ofertas.

Para mais informações, consulte a página aqui.

Funeral da vereadora da Câmara de Vagos realiza-se no sábado

0
© CM Vagos
© CM Vagos

O funeral de Susana Gravato, vereadora da Câmara de Vagos de 49 anos que morreu assassinada, realiza-se no sábado, 25 de outubro, às 11:00, na Igreja Matriz da Gafanha da Boa Hora.

Recorde-se que a advogada e vereadora foi morta a tiro na terça-feira em casa e foi encontrada pelo marido já sem vida. O filho menor é o prinicipal suspeito.

Conheça a chave do Eurodreams

0
DR
DR

Os números do sorteio do Eurodreams de hoje já são conhecidos. A chave é composta pelos números 8 – 17 – 20 – 21 – 24 – 31 e número de sonho 5.

Esta chave vale 30 mil euros por mês durante 30 anos.

Para mais informações, consulte o site dos Jogos Santa Casa.

SC Braga vence Estrela Vermelha e segue invicto na Liga Europa

0
© SC Braga
© SC Braga

O SC Braga recebeu e venceu, esta quinta-feira, o Estrela Vermelha por 2-0, em terceiro jogo da Fase da Liga da Liga Europa.

Os Gverreiros do Minho chegaram à vantagem aos 22 minutos. Após combinação de Zalazar e Ricardo Horta, o capitão cruzou para Fran Navarro que, por sua vez, inaugurou o marcador.

Aos 72′, Mario Dorgeles fez o primeiro golo ao serviço do SC Braga. Ricardo Horta voltou de novo em ação ao passar o esférico para o costa-marfinense ampliando a vantagem.

O SC Braga segue invicto na Liga Europa com três vitórias em três jogos.

Festival Literário Utopia regressa a Braga entre os dias 14 e 23 de novembro

0
© Ricardo Araújo Pereira / Mia Couto / Kátia Guerreiro / Dino D'Santiago
© Ricardo Araújo Pereira / Mia Couto / Kátia Guerreiro / Dino D’Santiago

Entre os dias 14 e 23 de novembro, o Festival Literário Utopia regressa a Braga com uma programação alargada, que reúne alguns dos maiores nomes da literatura nacional e internacional, inaugurando com a presença de um autor distinguido com o Prémio Nobel da Literatura.

Com 10 dias dedicados à partilha, às histórias e, acima de tudo, à literatura, o Festival Literário Utopia está de volta com novos nomes, formatos e palcos, consolidando-se como um espaço de encontro entre autores, leitores e diferentes linguagens artísticas. No ano em que Braga assume o título de Capital Portuguesa da Cultura, o festival, promovido pela The Book Company em parceria com a Câmara Municipal de Braga, mantém o propósito de fortalecer a relação da cidade com a arte, promovendo o diálogo entre a literatura, o teatro, o documentário e a música. 

Desde sessões, conversas e apresentações de livros a workshops, oficinas criativas e cursos de escrita, a 3.ª edição do evento convida a encontros com alguns dos maiores nomes da literatura lusófona e internacional, recebendo, logo no primeiro dia de festival, o vencedor do Prémio Nobel da Literatura 2021, Abdulrazak Gurnah. O autor premiado volta a marcar presença no dia seguinte, a 15 de novembro, para uma sessão conjunta com o consagrado escritor moçambicano Mia Couto, recentemente distinguido com o Prémio PEN/Nabokov 2025 para Literatura Internacional, tornando-se o primeiro autor de língua portuguesa a receber este galardão. A encerrar o segundo dia de Utopia, sábado, dia 15 de novembro, da melhor forma, a Capela Imaculada será palco da estreia da peça de teatro “Sala de Jantar”, assinada pelo cardeal José Tolentino Mendonça.

Entre os nomes nacionais mais aguardados, estão também Ricardo Araújo Pereira e Frederico Lourenço, ensaísta, poeta e professor de Estudos Clássicos, que, a 22 de novembro, apresentam o livro “Bíblia VI”, numa conversa descontraída onde a religião se cruza com os limites do humor. Antes disso, a 16 de novembro, o Auditório do Espaço Vita acolhe a estreia da peça “Ponto de Fuga”, criada pelo músico e maestro Martim Sousa Tavares, numa proposta que cruza a música, a palavra e o movimento.

Entre os novos capítulos da 3.ª edição destacam-se ainda os jantares literários, que juntam autores e leitores em volta da mesa para momentos que combinam o melhor da gastronomia com a partilha de histórias, conversas e espaço para sessões de autógrafos. A programação conta ainda com uma forte aposta no público infantil, onde os mais novos poderão desfrutar de histórias, oficinas e leituras cantadas. Já no diálogo entre a literatura e a música, o destaque vai para a sessão “Letras de Canções”, a 23 de novembro, protagonizada pelo cantor Dino D’Santiago e o escritor D. H. Machado. 

A encerrar o festival com humor, o Utopia acolhe, pela primeira vez, a projeção de uma peça cinematográfica, exibindo o documentário “Uma Nêspera no Cu”, realizado por Gabriela Soares e inspirado no espetáculo de comédia homónimo que reúne nomes como Bruno Nogueira, Nuno Markl e Filipe Melo.

Com esta edição em Braga a reafirmar o projeto com o regresso de ciclos emblemáticos, o festival terá ainda espaço para revisitar a primeira internacionalização do festival fora da Europa. Esse momento será assinalado por uma mesa-redonda dedicada ao Utopia Colômbia, que, em julho deste ano, levou autores portugueses a Bogotá e Medellín, com uma programação pensada para o contexto latino-americano. De olhos postos no futuro, o festival literário antecipa também a edição de 2026, que marcará a estreia do Utopia em Ponta Delgada, dedicando à cidade açoriana um momento especial, da programação da 3.ª edição, com a presença da fadista Kátia Guerreiro, criando uma ponte simbólica entre os dois territórios.

Barcelos acolhe 30.ª edição do Congresso Mundial de Saúde Mental

0
© CM Barcelos
© CM Barcelos

Barcelos vai acolher, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro, a 30.ª edição do Congresso Mundial de Saúde Mental, numa organização conjunta da Câmara Municipal e da Federação Mundial de Saúde Mental (WFMH), em parceria com a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental.

Com mais de sete décadas de história, este encontro científico internacional realiza-se em Portugal pela primeira vez. Esta edição ficará, também, marcada pela constituição da Rede Europeia de Saúde Mental, numa cerimónia solene que decorrerá, no dia 30 de outubro, imediatamente após a sessão de abertura do congresso, agendada para as 9h00, no Auditório Municipal de Barcelos.

Na opinião do presidente da Câmara Municipal, Mário Constantino Lopes, “a escolha de Barcelos para acolher o Congresso Mundial de Saúde Mental da WFMH e para a constituição da Rede Europeia de Saúde Mental é, simultaneamente, uma responsabilidade sem paralelo e um reconhecimento da tradição secular do nosso município nesta área”.

Mário Constantino Lopes lembra que “Barcelos ostenta, até 2026, o estatuto de Capital Mundial da Saúde Mental, tendo já implementado um Plano Municipal neste domínio, de que resultou a criação da primeira Rede Municipal de Saúde Mental em Portugal, que reúne cerca de 70 instituições privadas, públicas, institutos e empresas, tendo em vista a criação de respostas mais eficazes e abrangentes para as necessidades existentes”.

Durante os três dias do congresso, especialistas provenientes dos cinco continentes irão debater a Saúde Mental e a Sustentabilidade. Nesta fase, estão registados cerca de 650 inscritos de diferentes nacionalidades, entre académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais, organizações da sociedade civil e demais stakeholders.

A edição deste ano terá como tema central “Saúde Mental e Sustentabilidade Social: uma abordagem centrada na sociedade e comunidade”. No total, o programa inclui mais de 160 comunicações e sete workshops.

Desde a sua criação, este evento bienal de referência realizou-se em 21 cidades de 20 países, tendo decorrido já nos cinco continentes. Esta é a primeira vez que tem lugar em Portugal, que passa a ser o sétimo país europeu a acolher o evento.

Atualmente presidida pelo psiquiatra japonês Tsuyoshi Akiyama, a WFMH foi criada em 1948 com a missão de promover a saúde mental à escala planetária, designadamente ao nível da promoção das perturbações mentais e emocionais e do tratamento e cuidados apropriados.