O novo Executivo Municipal de Braga vai reunir pela primeira vez na próxima segunda-feira, às 17:00, no Forum Braga.
Na reunião, que será aberta ao público, estará em análise a designação de Altino Bessa como vice-presidente da Câmara Municipal para o mandato 2025-2029, a classificação da Casa do Feital como monumento de interesse municipal, e a abertura de procedimento para a requalificação do espaço público do Pópulo e vias envolventes.
Mais de uma centena de iniciativas prometem voltar a tornar a animação de Natal em Barcelos uma das mais concorridas do norte do país.
As boas-vindas ao espírito natalício serão dadas no dia 29 de novembro, pelas 18:00, com a inauguração da iluminação.
A programação, até 31 de dezembro, estende-se a todo o concelho e envolve o reforço do número das atividades.
Durante mais de um mês, Barcelos vai voltar a viver “A Magia de Natal”, através de uma programação vasta e diversificada que o Município de Barcelos preparou para a animação desta época festiva tão querida dos portugueses.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes, “o objetivo para este ano é voltar a surpreender positivamente não só os barcelenses, mas também os milhares de pessoas que nos visitam na época natalícia, nomeadamente da Galiza, oferecendo-lhes uma magia muito própria”.
“Em simultâneo com a programação de Natal, o Município pretende contribuir para dinamizar a economia local, designadamente o comércio tradicional, que tem neste período festivo um dos principais momentos de todo o ano”, acrescenta.
Barcelos vai, assim, vibrar com luzes, concertos musicais, recitais, sessões de contos, workshops, programas educativos, exposições de presépios, espaços municipais abertos à noite, desfile natalício motard, corrida de Natal, concurso “Barcelos Doce”, charrete de Natal, Carrossel Solidário, animação de rua, com música e outras performances, o Mercado de Natal, e muito mais.
A programação da abertura oficial terá início às 17:00, com a abertura e inauguração do Mercado de Natal e do Presépio do Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz.
Tal como no ano passado, o Mercado de Natal estará localizado na Alameda das Barrocas, proporcionando um espaço único onde comerciantes e artesãos da região poderão expor produtos locais, artesanato e opções de presentes para a época festiva, envolvendo todos com o espírito natalício.
No total, são mais de cem as iniciativas que integram o programa municipal ‘Natal em Barcelos’ e que prometem transformar a cidade e o concelho num palco de experiências natalícias para serem vividas por miúdos e graúdos, pela população e por todos os visitantes.
O programa completo da “Magia do Natal” será disponibilizado brevemente no site do Município, nas páginas de Facebook e de Instagram.
Guimarães foi escolhida para acolher, em 2026, o Fórum do Ambiente da Eurocities, um dos encontros europeus mais relevantes dedicados às políticas urbanas de sustentabilidade. O anúncio foi feito esta sexta-feira, 7 de novembro, em Malmö, na Suécia, durante a edição de 2025 do fórum, onde o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, participou através de uma mensagem em vídeo, transmitida na sessão de encerramento.
A realização deste encontro europeu em Guimarães, no ano em que a cidade será Capital Verde Europeia, reforça “o reconhecimento internacional do trabalho que o município tem vindo a desenvolver nas áreas da sustentabilidade, da biodiversidade e da resiliência climática”.
Na mensagem dirigida às cidades europeias, Ricardo Araújo afirmou que “é uma grande honra para Guimarães ter sido escolhida como cidade anfitriã do próximo Fórum do Ambiente da Eurocities. Para nós, este não é apenas um evento – é o reconhecimento de um percurso construído com dedicação, visão e envolvimento da comunidade”.
O autarca sublinhou, ainda, que Guimarães “abrirá as portas à Europa para partilhar o modelo de governação, a participação comunitária, a colaboração científica e a inovação territorial que tornam a cidade especial”, acrescentando que o fórum será “um momento inspirador, em que celebraremos a energia e o compromisso dos nossos cidadãos”.
Em 2026, Guimarães será o ponto de encontro da Europa para discutir o futuro sustentável das cidades. Num ano histórico, em que o título de Capital Verde Europeia colocará a cidade no centro das atenções, o Fórum do Ambiente da Eurocities promete “mostrar ao continente o melhor da inovação ambiental, da participação cívica e da visão sustentável que definem a cidade berço”.
Na reunião de Câmara de Vila Nova de Famalicão desta quinta-feira, os vereadores do Partido Socialista (PS) votaram contra a proposta apresentada pelo presidente da Câmara relativa à “caducidade de candidaturas no âmbito da Oferta Pública de Aquisição de Imóveis do programa 1.º Direito/Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”.
O PS justificou a “inevitabilidade” do seu voto com “a não concretização de 64 habitações que deveriam ser adquiridas pelo Município, o incumprimento dos candidatos responsáveis pelos projetos – identificados nos processos 25592/23 e 73746/23 – e o consequente não aproveitamento de mais de oito milhões de euros de fundos do PRR destinados à habitação acessível”.
O partido sublinhou que “conhece as enormes carências que o município tem, quer no que toca à aquisição de habitação a custos controlados quer no que toca a habitação para arrendamento acessível”, não desconsiderando o “crescente aumento dos custos com a habitação, que não param de subir, seja por via de aquisição, seja pelo arrendamento”.
Os socialistas criticaram ainda o facto de, “em mais de um ano, não ter havido qualquer ação de sensibilização junto de uma das pessoas coletivas que se comprometeu ante o município a apresentar a licenciamento o empreendimento que se obrigou a edificar”. Acham, por isso, “inexplicável que alguém se submeta a um processo de edificação e posterior alienação ao Município de fogos sem previamente estudar ou sequer acautelar as eventuais implicações e exigências urbanísticas” e consideram “particularmente grave que o município não instaure qualquer ação de responsabilidade civil contra nenhum dos candidatos”.
Antes dos assuntos da ordem do dia, o vereador do PS, Ivo Sá Machado, abordou “o estado das obras de requalificação da EN 206”, propondo que “a Câmara articule com o Instituto de Infraestruturas de Portugal (IP) a realização de trabalhos adicionais ao projeto atualmente em execução”.
Entre as intervenções sugeridas estão passeios para peões, abrigos para passageiros e zonas adequadas para paragens de autocarro. O PS também propôs a auscultação dos presidentes das juntas de freguesia abrangidas pela obra, de modo que a autarquia possa “assegurar que as intervenções complementares correspondam às necessidades locais”.
Por fim, os vereadores socialistas solicitaram que a Câmara disponibilize publicamente a lista de trabalhos a realizar, adicionalmente ao projeto da obra em curso, “nome da transparência e da boa gestão dos recursos públicos”.
Diego El Gavi, um dos principais nomes do flamenco em Portugal, encerra a tour “Flamenco Sem Fronteiras”, no Theatro Gil Vicente, em Barcelos, no dia 28 de novembro.
O espetáculo terá início às 21:30. Antes do concerto, irá realizar-se um workshop de flamenco, pelas 17:00, aberto a cerca de 40 participantes a partir dos 12 anos, conduzido pelos próprios músicos da tour: Diego El Gavi no cante, acompanhado por Sina Shiraz na guitarra, Sebastian Sheriff na bateria, Pedro Corrales no baixo e Carlos Mil-Homens na percussão.
O espetáculo apresenta ao vivo o álbum “Puerta del alma”, editado em 2019, que reflete as raízes e vivências do artista, bem como novos temas que integrarão o seu próximo trabalho discográfico.
Ao vivo, Diego el Gavi atua em quinteto, num concerto onde o flamenco se funde com o jazz latino, refletindo a sua história musical e a dos músicos que o acompanham, numa experiência única e envolvente.
A iniciativa é promovida pela AIMA – Agência para a Integração, Migrações e Asilo, no âmbito de um projeto de inserção sociocultural, com o apoio do Município de Barcelos, e celebra a riqueza da cultura cigana através da música flamenca.
Os bilhetes podem ser levantados na receção do Theatro Gil Vicente, a partir das 20h30 do dia do espetáculo e as reservas perdem a validade 15 minutos antes do início do mesmo.
O Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Minho (UMinho) celebra o seu 49º aniversário esta segunda-feira, dia 10, com uma cerimónia pelas 14:30, na Sala de Atos do Instituto, no campus de Gualtar, em Braga. Esta cerimónia dá início à preparação das comemorações dos 50 anos desta unidade orgânica de ensino e investigação, com a apresentação do programa “Rumo aos 50 Anos”.
A sessão conta com as intervenções Vice-Reitora da UMinho para a Cultura e Território, Joana Aguiar e Silva, da presidente do ICS, Ana Paula Marques e da presidente das Comemorações dos 50 Anos do ICS, Teresa Ruão. Proceder-se-á, ainda, à entrega de prémios académicos e serão homenageados os professores Joaquim Costa e Paula Mascarenhas.
Do programa faz também parte a conferência “Desumanização e Recursos de Esperança”, proferida por Richard Zimler, jornalista, escritor e professor nascido nos EUA e radicado no Porto desde 1990, sob a moderação da professora Madalena Oliveira. No âmbito do seu aniversário, o ICS promove igualmente o lançamento do livro “Guerra e Paz: riscos, dinâmicas e horizontes de futuro” apresentado por Conceição Meireles Pereira.
O Instituto de Ciências Sociais é uma das maiores unidades de ensino e investigação da UMinho, tendo valências nos campi de Gualtar e Azurém (Guimarães). Oferece seis licenciaturas, dez mestrados e seis programas doutorais. Está organizado em quatro departamentos – Ciências da Comunicação, Geografia, História e Sociologia – e quatro centros de investigação – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT, em parceria com a Escola de Arquitetura, Arte e Design da UMinho), e os polos do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS-Nova/UMinho) e do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA-UMinho). O portal oficial é www.ics.uminho.pt .
O Município de Guimarães marcará presença, pela primeira vez, na Fairway Santiago 2025, principal encontro profissional dedicado ao Caminho de Santiago, que se realiza na Cidade da Cultura, em Santiago de Compostela, de 9 a 11 de novembro.
“Integrado no stand da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte, Guimarães assume-se como um dos grandes embaixadores portugueses neste evento internacional. A estreia de Guimarães nesta feira de turismo representa uma oportunidade estratégica de promoção e networking, num mercado que valoriza a proximidade, autenticidade e hospitalidade que caracterizam o território vimaranense. Espanha, um dos principais emissores de turistas para o concelho, tem vindo a demonstrar crescente interesse pela diversidade e singularidade das experiências que Guimarães oferece aos visitantes”, refere a Câmara Municipal.
Durante o evento, o Município de Guimarães pretende “reforçar contactos com operadores turísticos, agências de viagens e entidades do setor, com o objetivo de promover o Caminho de Torres – o novo itinerário jacobeu que atravessa o território vimaranense e que reforça o seu papel como destino espiritual e cultural de excelência”.
O programa de participação inclui a apresentação do vídeo promocional e do mapa do Caminho de Torres em Guimarães, que evidenciam as duas etapas que percorrem o concelho e os principais pontos de interesse turístico, desde o seu património histórico até à riqueza paisagística e cultural. Com esta iniciativa, o Município pretende inspirar os peregrinos e visitantes a prolongar a sua estadia em Guimarães, explorando a profundidade histórica e a autenticidade do seu património.
A presença vimaranense na Fairway contará ainda com momentos diários de prova de vinhos e doces tradicionais de Guimarães, valorizando a enogastronomia local como um dos principais elementos diferenciadores do concelho.
A Cáritas Arquidiocesana de Braga tem abertas as inscrições para a campanha “Torne o seu Natal, o Natal de outra família”, uma iniciativa que propõe, nesta época natalícia, o apadrinhamento de famílias em vulnerabilidade social, sinalizadas pela instituição. As histórias podem ser encontradas no website da Cáritas de Braga, onde está, também, disponível o formulário de inscrição para apadrinhar uma família.
Situações de violência doméstica, desemprego e a precariedade laboral têm colocado muitas famílias em situações críticas, impedindo-as de aceder a bens de primeira necessidade, como alimentos e vestuário, e de suportar despesas básicas de habitação. Através da campanha “Torne o seu Natal, o Natal de outra família”, convida-se a comunidade a apoiar as famílias referenciadas com bens alimentares, brinquedos e outras necessidades identificadas, trazendo-lhes alguma alegria e esperança nesta época especial. A Cáritas faz a mediação entre as famílias apadrinhadas e os doadores.
Segundo Ana Santos, presidente da Cáritas Arquidiocesana de Braga, “o verdadeiro sentido do Natal vive-se quando conseguimos olhar para o outro e fazer a diferença na sua vida. Esta campanha é uma forma simples, mas profundamente humana, de transformar o Natal de uma família”.
De acordo com a responsável, só no último ano, a iniciativa ajudou 14 famílias. Este ano, a Cáritas Braga espera chegar a ainda mais pessoas, com o contributo de particulares, empresas e instituições que se queiram associar a esta causa.
Começa amanhã mais uma edição do Encontro de Teatros, promovido pelo GATERC – Grupo Amador de Teatro Esposende Rio Cávado, com o apoio do Município de Esposende.
Esta é a 15.ª edição de um evento que se consolidou ao longo dos anos como um marco cultural no concelho. Integra quatro espetáculos, sempre ao sábado à noite, a partir das 21:30, no Auditório Municipal de Esposende, prometendo envolver o público através de várias formas de expressão teatral, com uma programação rica e diversificada.
A abertura estará a cargo da Companhia da Chanca, que leva à cena a peça “Sítio”. Um casal de idosos que vive numa aldeia no interior de Portugal recebe um postal anunciando o nascimento do seu neto. Os dois decidem juntar numa encomenda algumas prendas para enviar para o neto que está no estrangeiro e partem numa longa caminhada. Com o embrulho debaixo do braço e uma doce fúria de viver, eles vão experimentar uma série de pequenas e ternas aventuras, partilhar memórias e até apagar um incêndio. No final da epopeia, conseguem chegar… à estação de correios da vila mais próxima!
No dia 15 de novembro sobe a palco o GATERC – Grupo Amador de Teatro Esposende Rio Cávado, com a peça “Grandes Males, Grandes Remédios”. Numa farmácia onde todos os dias parecem iguais, diferentes histórias de amor, conflito e despedida cruzam-se sem que ninguém pare para perceber. Entre um casamento à beira do colapso, um homem que aguarda a morte e um farmacêutico preso à rotina, as personagens vivem momentos de tensão, humor e emoção, sempre à sombra do tempo que nunca para. Mas para grandes males, grandes remédios — ou pelo menos assim se pensa. Entre tentativas de cura, soluções desesperadas e o medo do inevitável, a pergunta mantém-se: será que algo realmente muda ou estamos todos presos nos mesmos ciclos?
No dia 22 de novembro, apresenta-se o grupo teatro “Astro Fingido”, com a produção “Debaixo do Poilão, a qual conta com financiamento do Ministério da Cultura/DGArtes. Na sombra imponente do Poilão, a maior árvore do arquipélago de Cabo Verde debaixo da qual nasceu esta criação, há histórias que atravessam séculos. Testemunha silenciosa de vidas, encontros e resistências, o Poilão guarda em si memórias ancestrais que ecoam até ao presente. Inspirado por este símbolo de força, “Debaixo do Poilão” é uma experiência teatral que parte do encontro entre diferentes culturas para tecer histórias, sensações e imagens que emergem da terra, do vento e das sombras que dançam sob a copa da árvore. Mais do que um espetáculo, “Debaixo do Poilão” é uma jornada sensorial que convida o público a sentir, imaginar e redescobrir histórias africanas guardadas pelo tempo.
A encerrar o 15.º Encontro de Teatros, no dia 29 de novembro, o “Peripécia Teatro” leva à cena a peça “Loba”. “[O lobo] poderoso e gigantesco, com olhos profundos cor de mel. De olhos nos quais sempre pairava uma terrível pergunta: Por que tenho que ser eu o desterrado?”- Félix Rodríguez de la Fuente, Un Cuento de Lobos.
O uivo do lobo fala a linguagem das lendas. Quase todas elas nascidas das trevas e na ignorância. Boa parte do que pensamos saber sobre o lobo aparece à luz incerta de mitos e superstições. De modo que as histórias repetidas em todos os territórios dos lobos sobre animais que trotam quilómetros ao lado de caminhantes perdidos, para testar sua coragem e confirmar se podem atacar, podem ser tomadas como verdadeiras; de machos ousados que entram nos currais para arrancar os cordeiros das mãos do pastor.
Mas o seu uivo também fala de outras histórias que descrevem um animal nobre e leal aos seus entes queridos. De indivíduos que passam a noite chorando de tristeza no local onde seu companheiro foi morto. E dos machos que saltam as paredes dos currais para recuperar a pele, estendida para secar, da sua loba morta. Ninguém ouve esses uivos da mesma maneira.
Mais informações sobre cada peça, assim como o acesso à bilheteira online, estão disponíveis através da agenda online do Município de Esposende. Os ingressos poderão ainda ser adquiridos presencialmente no atendimento das Piscinas Foz do Cávado ou no Auditório Municipal, uma hora antes de cada espetáculo.
Braga vai receber pela primeira vez o Encontro Luso-Galego de Química, entre 10 e 12 de novembro, no Forum Braga. Esta XXIX edição reúne mais de 400 participantes provenientes de Portugal, Espanha, Brasil, México e Itália, prevendo-se mais de 400 comunicações distribuídas por diversas subáreas. O evento é organizado pela Sociedade Portuguesa de Química – delegação de Braga, pelo Colégio Oficial de Químicos da Galiza, pela Associação de Químicos da Galiza e tem o apoio da Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM).
O encontro tem como objetivo “dar uma visão ampla da investigação atual no contexto dos desafios da sociedade, como motor de inovação e de ligação entre a investigação e a aplicação prática”, reforçando também a “cooperação transfronteiriça entre Portugal e a Galiza e a construção de redes colaborativas”, refere a presidente da comissão organizadora local e docente da ECUM, Susana Costa.
O programa integra palestras plenárias de investigadores de mérito internacional. O momento de abertura será na segunda-feira, às 10h30, seguindo-se às 11h00 a sessão inaugural a cargo de Nicola Armaroli (Consiglio Nazionale delle Ricerche, Itália), sobre o papel central da Química na transição energética. Pastora Bello Bugallo (Universidade de Santiago de Compostela, Espanha) apresentará a análise de sistemas para um crescimento regenerativo e o peso da Química nesse processo; Nuno Mateus (Universidade do Porto) explorará a cor e a bioatividade de derivados de antocianinas; Antonio Echavarren (Institut Català d’Investigació Química, Espanha) abordará as transformações moleculares catalisadas por ouro e Verónica Bermudez (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) falará sobre a descoberta de materiais em energias renováveis.
Associado ao encontro, irá realizar-se o simpósio “Produção e Armazenamento de Energia”, dedicado à transição energética e a soluções sustentáveis para o futuro. Será ainda entregue o Prémio Fundação Ramón Areces, para o/a jovem investigador/a com a melhor comunicação oral do evento. “O prémio visa incentivar a formação de excelência e promover o intercâmbio de conhecimento científico”, refere a docente da ECUM.
Os Encontros Luso-Galegos de Química são promovidos desde 1985 e considerados uma referência na promoção da ciência e da cooperação ibérica. A Química é uma ciência central na sociedade moderna perante os novos desafios e oportunidades globais, contribuindo nos mais diversos domínios, como a criação de materiais para a transição energética ou de fármacos contra bactérias multirresistentes.