
A sub-região do Cávado é a mais coesa da Região Norte e a terceira mais coesa a nível nacional, segundo o Índice Sintético de Desenvolvimento Regional (ISDR) 2024, divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (Instituto Nacional de Estatística).
De acordo com os dados agora publicados, o Cávado regista um índice de coesão de 104,25 pontos, acima da média nacional fixada em 100, superando outras sub-regiões do Norte como a Área Metropolitana do Porto, o Alto Minho, o Ave e o Tâmega e Sousa.
A dimensão da coesão, uma das três componentes do ISDR, integra indicadores relacionados com rendimento, emprego, saúde, educação, inclusão social, segurança e condições de vida.
A análise do INE indica ainda que o Cávado é a segunda sub-região da Região Norte com melhor desempenho global no desenvolvimento regional, apenas atrás da Área Metropolitana do Porto, integrando igualmente o grupo das dez sub-regiões mais competitivas do país.
O relatório destaca o desempenho do território na combinação entre dinamismo económico, criação de emprego e atração de investimento, em paralelo com níveis elevados de coesão social e territorial.
A sub-região do Cávado integra os municípios de Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde, que, em articulação com instituições e agentes locais, são apontados como responsáveis pelo desempenho regional.
A Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado) afirma que os resultados reforçam a posição do território como um dos polos de desenvolvimento mais dinâmicos e equilibrados do país, comprometendo-se a prosseguir políticas de reforço da competitividade, sustentabilidade e inclusão.


