Os Bombeiros Voluntários de Braga estão a recrutar novos elementos, anunciou a corporação.
Os candidatos devem ter entre 17 e 45 anos, condições físicas e psíquicas adequadas, escolaridade mínima obrigatório e ter como valores “o compromisso e a honra”.
As inscrições estão abertas até 31 de dezembro e podem ser feitas para o e-mail [email protected].
O Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, em Braga, promove, no dia 8 de novembro, uma palestra dedicada aos vestígios arqueológicos mais antigos do concelho de Esposende.
A sessão, intitulada “Os vestígios mais antigos da presença humana em Esposende”, decorrerá pelas 15:00. Será proferida pelo arqueólogo e investigador com uma vasta experiência em indústrias líticas paleolíticas, Sérgio Monteiro-Rodrigues, Professor Associado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, na área da Arqueologia Pré-Histórica, e investigador integrado do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória».
Esta palestra surge na sequência da descoberta, em 2021, de artefactos de pedra lascada, durante a abertura do “Canal Intercetor de Proteção e Gestão de Riscos, Cheias e Inundações da Cidade de Esposende”, um projeto da Câmara Municipal de Esposende. Estes achados arqueológicos documentam a presença dos primeiros humanos naquela região há cerca de 300 mil anos, durante o Paleolítico Inferior.
Estas descobertas juntam-se a outras semelhantes feitas na década de 1930, junto ao rio Cávado, e em 2015, durante a construção de um pavilhão industrial num antigo depósito marinho, reforçando a importância arqueológica da região de Esposende.
Para além da importância arqueológica, os locais onde os artefactos foram descobertos revelam formações sedimentares que ajudam a reconstituir as transformações ocorridas no território no decurso dos últimos 300 a 400 mil anos.
A entrada é gratuita e não é necessária inscrição prévia.
A Associação de Moradores do Bairro das Enguardas, em Braga, vai realizar no próximo dia 2 de dezembro um passeio cultural e de convívio com destino a Ponte de Lima e Viana do Castelo, duas das mais emblemáticas cidades do norte do país.
A iniciativa tem como objetivo “proporcionar um dia de descoberta, lazer e partilha entre os associados, reforçando os laços comunitários e o espírito de amizade que caracteriza a instituição”.
O presidente da Associação, António Araújo, destaca a importância deste tipo de atividades para o bem-estar e integração dos moradores. “Estes passeios são sempre momentos muito especiais. Permitem sair da rotina, conhecer novos lugares e, acima de tudo, fortalecer as relações entre os nossos associados. É assim que continuamos a construir uma comunidade mais próxima e participativa”, disse.
O programa inclui visitas culturais, tempo livre para convívio e momentos de confraternização “num ambiente descontraído e familiar”.
As inscrições estão disponíveis na sede da Associação de Moradores das Enguardas e são exclusivas para sócios.
Esta iniciativa insere-se na terceira edição do programa ‘Viva o Bairro’, financiado pela BragaHabit com o apoio do Município de Braga, e decorrerá até ao final de dezembro de 2025.
O projeto de teleassistência “Telepresença” foi apresentado no âmbito da Assembleia Sénior, realizada nos Paços do Concelho da Póvoa de Lanhoso.
Esta é uma resposta proporcionada através do projeto Bem me Quer, envolvendo a respetiva equipa multidisciplinar Aproximar. Neste momento, será possível avançar com cerca de 60 idosos. Para além da segurança individual, o objetivo é retardar ao máximo a institucionalização das pessoas com mais idade.
Este projeto de “Telepresença” dirige-se a seniores que vivam em situação de isolamento ou com pouca retaguarda de apoio, nos seus domicílios, sinalizados por diferentes vias, nomeadamente através das equipas municipais, da GNR, das Juntas de Freguesia e de outras formas.
Cada sénior irá dispor de um dispositivo simples, que deverá trazer em permanência consigo e que deverá acionar em caso de necessidade. De entre as vantagens deste sistema, conta-se a possibilidade de deteção de quedas e de localização de pessoas, acionando a emissão de um alerta e desencadeando um conjunto de mecanismos de resposta, que passa, em primeiro lugar, pelo atendimento de voz por uma equipa de enfermagem. Depois, outras respostas poderão ser chamadas a intervir em cada situação específica e a fazer o respetivo seguimento. Através do projeto “Telepresença”, em casos de solidão, os seniores poderão ainda falar com a “Voz Amiga”.
“É um gosto podermos continuar a fazer o trabalho que temos feito, em conjunto, com os representantes dos Centros de Convívio e das Freguesias e agora com este reforço”, salientou o Presidente da Câmara Municipal, na abertura dos trabalhos, destacando que o objetivo é o mesmo de sempre: servir o melhor possível as pessoas. “Os relatórios que resultam das Assembleias Seniores são, para nós, documentos muito importantes. Temos sempre tentado apresentar soluções para cada problema que nos tem sido apresentado e agradeço sempre que nos trazem soluções e propostas para melhoria do serviço que é prestado, porque isso também nos ajuda a podemos fazer sempre o melhor possível pelos nossos seniores”, assegurou Frederico Castro.
Para além da apresentação do projeto Bem me Quer e da equipa Aproximar bem como da nova resposta “Telepresença”, esta quarta Assembleia Sénior prosseguiu com os trabalhos conduzidos pelo Provedor do Idoso, Arlindo Coimbra. Destaque para a presença da vereadora da Câmara Municipal, Fátima Moreira, e para um representante do Destacamento da GNR da Póvoa de Lanhoso. Apesar da tarde chuvosa, o Salão Nobre esteve quase cheio, para que as preocupações e anseios desta população fossem debatidos neste fórum.
A equipa Aproximar foi criada no âmbito do Projeto Bem-Me-Quer resultante da candidatura apresentada pelo Município ao Aviso NORTE2030-2024-6-Planos de Ação Intermunicipais para a Inclusão Ativa de Grupos Vulneráveis.
O Grupo Folclórico da Universidade do Minho (GFUM) volta a organizar mais uma edição do “Memória” – Festival Universitário de Artes e Tradições, momento marcante da cultura tradicional na região, num festival que decorre a 15 e 16 de novembro no centro de Braga.
O momento irá decorrer no Largo do Paço e contará com a participação do GFUM, do Conjunto Etnográfico de Moldes de Arouca, do Grupo de Cantares de Linho de Rates e Braga Fora – Coro Comunitário de Mulheres no sábado.
Já no domingo, o Festival Folclórico contará com o Rancho Folclórico de Mundão Viseu, o Rancho Típico da Amorosa Leça da Palmeira e o Grupo Folclórico de Santa Maria de Portuzelo Viana do Castelo.
A vila de Terras de Bouro acolhe este fim de semana, 7 a 9 de novembro, mais uma edição da Feira de São Martinho, nesta que será a vigésima quarta edição deste certame marcado pelos expositores económicos e sociais e ainda pelas atividades culturais que decorrerão no centro da sede do concelho durante o fim de semana.
Desde o festival folclórico ao longo de dois dias, ao concurso de mel, à animação musical, aos magustos e desfolhadas, à realização de uma montaria ao javali e a tradicional e muito popular corrida de cavalos, tudo são ótimas razões para visitar Terras de Bouro nestes dias.
“Até domingo, dia 9 de novembro, visitem a vila de Terras de Bouro e não percam esta excelente oportunidade de apreciar e desfrutar as variadas ofertas gastronómicas que este importante acontecimento cultural e social tem para oferecer”, convidou a autarquia.
Programa
7 de novembro (sexta-feira)
14:30 – Magusto infantil
15:30 – Abertura da Feira com o Grupo de Bombos CACI
21:30 – Ranchos Folclóricos
8 de novembro (sábado)
08:30 – Montaria ao javali
11:00 – VIII Concurso de mel
14:00 às 22:00 – Ação Educação Ambiental
14:30 – Entrega de prémios
15:00 – Corrida de cavalos
17:00 – Magusto tradicional e tocada de concertinas
O SC Braga foi derrotado em casa pelos belgas do Genk por 3-4, em jogo da quarta jornada da fase de liga da Liga Europa.
Rodrigo Zalazar (30′ e 71′) e Fran Navarro (86′) fizeram os tentos do SC Braga, enquanto Dean Heymans (45+2′), Yíra Sor (48′), H.G. Oh (59′) e Y. Medina (72′) marcaram pelos belgas.
O SC Braga segue na quinta posição da tabela classificativa com 9 pontos.
O Centro Social Vale do Homem promoveu esta semana dois simulacros de incêndio nas suas duas estruturas em Braga, no FelizMENTElar e no Clube dos Pequenos.
As ações decorreram durante a manhã, pelas 11:00, e contaram com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Braga, que acompanharam e avaliaram todo o processo de evacuação e resposta a emergência.
No Clube dos Pequenos, creche que acolhe 92 crianças, e no FelizMENTElar, estrutura residencial que acolhe 50 utentes, o cenário testado foi um incêndio na copa. O objetivo foi testar a eficácia dos planos de evacuação, a coordenação das equipas internas e a articulação com os meios de socorro externos.
“A realização regular de simulacros é essencial para garantir que todos — colaboradores, utentes e crianças — saibam exatamente o que fazer em caso de emergência. É uma forma prática de reforçar a segurança e a confiança de todos”, afirmou Jorge Pereira, presidente do Centro Social Vale do Homem.
Estes simulacros integram a política de segurança e prevenção do Centro Social Vale do Homem, que visa “assegurar as melhores condições de proteção e bem-estar para utentes e colaboradores, reforçando a importância de uma cultura de segurança ativa e participada”.
“Queremos que o Centro Social Vale do Homem seja uma referência não só na qualidade dos cuidados prestados, mas também na forma como promove a segurança e a preparação. Este tipo de exercícios é uma oportunidade de aprendizagem e melhoria contínua”, acrescentou Jorge Pereira.
António Filipe, candidato à Presidência da República, esteve no distrito de Braga, tendo sido recebido em Barcelos pela Administração da ULS Barcelos – Esposende, em Braga onde reuniu com as estruturas representativas dos trabalhadores da Bosch e participou na iniciativa “À conversa sobre Democracia, Direitos e Desenvolvimento” no Café Vianna, e em Guimarães, na Sessão Pública “A Esperança que não fica à Espera. Com o Povo, Por Abril, Por Portugal”.
Na reunião com a Administração da ULS Barcelos – Esposende, no Hospital de Barcelos, o candidato abordou “a promessa de um novo hospital, uma necessidade reconhecida, mas que tarda em ser concretizada”.
Para António Filipe, “o Presidente da República deve ser uma figura atenta e exigir ao Governo que cumpra a sua responsabilidade e, em particular, concretize o novo hospital de Barcelos. O Serviço Nacional de Saúde tem de ser defendido, é uma conquista da Revolução de Abril e significou um grande progresso nas condições de vida do nosso povo. Todos sabemos que sem profissionais de saúde, não há cuidados de saúde, nem há SNS.É urgente a adoção de medidas para fixar profissionais de saúde no SNS, valorizando carreiras e garantindo condições de trabalho”.
No contacto com as estruturas representativas dos trabalhadores da BOSH Braga, na sequência do anúncio da empresa de avançar com o Lay-off, António Filipe teve contacto “com um exemplo concreto dos impactos da ofensiva tarifária dos EUA de Trump: no final quem sofre são os povos e os trabalhadores”.
Na reunião, afirmou que “Portugal precisa de ter uma voz, de afirmar a soberania nacional e diversificar as suas relações comerciais, valorizar o trabalho e apostar na produção nacional”. “Perante instabilidade internacional e as suas consequências não podem ser sempre os trabalhadores a pagar a fatura. A BOSH Braga é uma das grandes empresas que vai agora receber mais uma borla com a redução do IRC. Nada justifica que sejam os trabalhadores, através dos recursos da segurança social, a pagar uma paragem que não é da sua responsabilidade. Dia 8 de Novembro lá estarei ao lado dos trabalhadores na manifestação nacional convocada pela CGTP-IN”, referiu António Filipe.
Depois, em Braga e Guimarães, participou em conversas muito participadas com apoiantes sobre democracia, direitos e desenvolvimento e os eixos que motivam a candidatura. “Esta candidatura vale por si, não precisa nem exige a desistência de outros”, disse.
“É uma candidatura que se destina a todos os que querem defender o regime democrático face à ofensiva das forças mais reaccionárias. Um caminho que passa pela defesa da Constituição, dos direitos fundamentais que consagra e do caminho de desenvolvimento que aponta”, finalizou.