O SC Braga joga hoje frente ao Moreirense FC, em jogo da 11.ª jornada da I Liga. Na antevisão, Carlos Vicens disse que a equipa quer regressar aos triunfos.
“A nossa ambição é vencer e dar uma alegria aos nossos adeptos. Vamos avaliar como estão os jogadores depois destes dois dias de descanso, mas o foco é regressar às vitórias após dois resultados negativos. Sabemos que a equipa está numa linha de crescimento e queremos mudar esta dinâmica o mais rapidamente possível. Teremos de estar ao nível do que temos feito nas últimas semanas, minimizar erros e procurar ser eficazes, marcar e não sofrer. O processo é o que nos vai aproximar da vitória. Vamos enfrentar uma equipa bem organizada, com um excelente arranque de temporada e sabemos que temos de estar preparados para esse desafio”, disse o treinador do SC Braga.
O encontro está marcado para 20:30 no Estádio Municipal de Braga.
Uma cidadã caiu este sábado na via pública no centro da cidade de Braga.
O acidente ocorreu na Rua D. Afonso Henriques, na freguesia da Cividade e de acordo com testemunhas, a senhora caiu devido à “retirada de um pilarete no passeio em que a base ainda lá continua”.
O alerta foi dado nas redes sociais sobre o perigo destas bases para os peões que passam naquela rua estarem atentos.
A cidadã foi ainda encaminhada para o Hospital de Braga para ser assistida.
O parque de estacionamento da Estação Rodoviária de Vila Nova de Famalicão começa na segunda-feira a ser requalificado.
A empreitada, que vai permitir reorganizar e aumentar a capacidade do parque de 76 para 99 lugares de estacionamento, é promovida pela Câmara Municipal e vai ser executada em duas fases para que “seja possível a utilização parcial do parque durante o período de obras”.
Com esta intervenção, este parque de estacionamento verá a sua capacidade aumentada, com lugares reservados também para automobilistas com mobilidade condicionada, para motociclos e aparcamento dedicado a bicicletas e trotinetes.
A obra tem como principal objetivo “melhorar as condições de estacionamento, acessibilidade e mobilidade junto à Estação Rodoviária – ponto estratégico de mobilidade urbana em Famalicão – cujo parque de estacionamento apresenta um estado de degradação acentuado”.
A obra, que implicará também a requalificação da rede de iluminação pública e da rede de drenagem de águas pluviais, representa um investimento municipal de 200 mil euros e terá um prazo de execução de 120 dias.
“Na sequência desta intervenção e do diagnóstico efetuado às árvores presentes no local, informa-se que será também efetuado o abate de quatro árvores identificadas com patologias”, anunciou a Autarquia.
João Carvalho e Diego Rodrigues do SC Braga estão na lista de convocados da Seleção Nacional para o jogo da fase de qualificação para o Euro Sub‑21 2027 contra a República Checa.
O embate está marcado para dia 18 de novembro, em Hradec Kralove, às 17:00.
A vereadora da Coesão e Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Esposende, Fátima Escrivães, defendeu a adoção de uma estratégia municipal para o desenvolvimento social que reforce os pilares dedicados ao envelhecimento ativo, à vida saudável e à qualificação do tecido social e institucional.
“Queremos construir um território onde todas as pessoas, independentemente da idade, possam viver com qualidade, autonomia e significado”, afirmou a vereadora, na sessão de abertura do II Encontro de Boas Práticas na Promoção do Envelhecimento Ativo e Saudável, que decorreu esta sexta-feira.
Sublinhando que “vivemos num tempo em que a longevidade representa uma conquista extraordinária da humanidade”, Fátima Escrivães considerou que, em Esposende, essa realidade é encarada como “uma oportunidade para reforçar a participação social, promover a autonomia, valorizar trajetórias de vida e garantir dignidade em todas as etapas do ciclo de vida”.
Evidenciando o papel das instituições de solidariedade social no concelho, a vereadora destacou que “o desafio da longevidade não se resume a acrescentar anos à vida, mas sim a acrescentar qualidade, propósito e direitos aos anos”.
“Trata-se de garantir que cada pessoa tenha oportunidade de viver, envelhecer, cuidar e ser cuidada com dignidade. Uma sociedade que valoriza quem envelhece é uma sociedade que se respeita a si própria”, reforçou.
Para Fátima Escrivães, este encontro “constitui uma expressão prática do trabalho desenvolvido pela Rede Social de Esposende e pelo programa Ativo+ | Projeto Colaborativo para a longevidade ativa e saudável, alinhado com as políticas nacionais e internacionais”.
Depois do êxito alcançado na primeira edição, a vereadora da Coesão e Desenvolvimento Social sublinhou que “este regresso simboliza continuidade, compromisso e, acima de tudo, responsabilidade. Responsabilidade perante uma realidade demográfica que nos desafia, mas que também nos inspira a construir respostas à altura das pessoas e das comunidades”.
A iniciativa pretende “fortalecer a capacidade de intervenção das instituições locais que atuam na área do envelhecimento, promovendo a partilha de boas práticas, a construção de soluções colaborativas e a inspiração mútua, com enfoque especial nos cuidados às pessoas mais velhas”.
O primeiro painel contou com a intervenção de Alexandra Lopes, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, que traçou um paralelismo entre os sistemas sociais de cuidados em Portugal e na Europa, destacando o papel essencial das IPSS face à predominância nacional do cuidado residencial, em contraste com o modelo europeu, centrado na prevenção, reabilitação e integração comunitária.
O encontro proporcionou ainda a partilha de casos concretos de acompanhamento do envelhecimento, como o projeto “Tempo de Cuidar 3.0”, da Benéfica e Previdente Associação Mutualista, focado no combate à solidão em Campanhã e no Centro Histórico do Porto, e o projeto “Home 360”, da Casa do Telhal (Instituto S. João de Deus), que atua na área de Cascais/Sintra com pessoas com demência.
As apresentações estiveram a cargo das técnicas Joana Machado, Bruna Sousa e Vanda Pinto, com moderação de António da Fonseca, da Universidade Católica do Porto, ilustrando as tendências emergentes no apoio domiciliário, orientadas para a preservação da dignidade na velhice.
Seguiu-se o painel “Cuidar com Dignidade: Melhorar os Sistemas, Garantir Direitos”, com Patrícia Paquete (Terapeuta Ocupacional e CEO da Humanamente) e Paula Guimarães (Empreendedora Social e Ativista dos Direitos Humanos), e a apresentação de Rute Lemos, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, sobre o Projeto Lets-Care.
Durante a tarde, realizaram-se workshops práticos dedicados à “Metodologia de Intervenção Centrada na Pessoa”, “Desenhar Respostas Inovadoras na Comunidade/Domicílio” e “Envelhecer com Dignidade – Salvaguarda dos Direitos”.
O Grupo Folclórico da Universidade do Minho (UMinho) vai apresentar o concerto “Do nome à cantiga”, dedicado às polifonias tradicionais minhotas, com foco nas cantigas com nomes próprios, bem visíveis nos vários cancioneiros populares da região, no próximo sábado, 8 de novembro, em Penafiel, pelas 21:30.
Estas cantigas tradicionais de nomes, trazidas à contemporaneidade, visam a valorização do “Canto a Vozes” e da criação artística. O próximo concerto decorrerá no Centro de Interpretação da Escultura Românica, em Abragão, Penafiel, e é de entrada livre.
O público será convidado a integrar o espetáculo, conhecendo de perto a indumentária tradicional e algumas destas cantigas: “é uma forma de tornar este património ainda mais vivo e dar-lhes novos contextos”, segundo André Marcos, diretor técnico do GFUM.
A Pátio Bravo e a Rota do Românico são promotores deste ciclo de concertos “Do Nome à Cantiga”, que vai continuar a circular por vários locais desta rota, unindo o património edificado, com o património imaterial, em particular o “Canto a Vozes”, recentemente reconhecido como Património Cultural Imaterial Nacional. Integrado nas ações de salvaguarda e valorização deste património, estes eventos reforçam o compromisso com a preservação desta expressão artística, agora em vias de reconhecimento pela UNESCO como Património da Humanidade.
Estes concertos contam com o apoio da República Portuguesa / Direção Geral das Artes, da Antena 2 e da ARCUM – Associação Recreativa e Cultural Universitária do Minho.
O Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, em Cabeceiras de Basto, viveu, nesta sexta-feira, um momento profundamente tocante e cheio de graça. No âmbito da Visita Pastoral do Senhor Bispo Auxiliar de Braga, D. Nélio, às comunidades de Faia, Vila Nune e Arco de Baúlhe, foi inaugurada e benzida uma nova estátua de São Carlo Acutis, o jovem Santo que, com a sua vida simples e o seu amor pela Eucaristia, tem inspirado pessoas em todo o mundo.
Depois da celebração da Eucaristia com o Sacramento da Santa Unção, o Senhor Bispo abençoou a nova imagem, oferecida com muito carinho por um grupo de devotos deste santo jovem. O gesto foi acompanhado por um ambiente de profunda oração, emoção e gratidão, num verdadeiro encontro de fé partilhada.
Agora, os peregrinos que visitam o Santuário encontram não só a imagem e a relíquia de São Carlo Acutis no interior, mas também, à entrada, uma belíssima estátua que acolhe com serenidade e alegria todos os que chegam. A sua presença é um convite à esperança e à confiança em Deus, recordando que a santidade é possível também nos dias de hoje, especialmente entre os jovens.
São Carlo costumava dizer: “A Eucaristia é a minha autoestrada para o Céu.” E é esse caminho que o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios continua a traçar — um caminho de fé viva, de devoção sincera e de amor que une gerações.
Com esta nova imagem, a comunidade sente-se ainda mais próxima de um Santo dos tempos modernos, que fala aos corações com a linguagem simples da alegria, da amizade e do amor de Deus.
A freguesia de Panóias, em Braga, recebe um magusto no dia 16 de novembro com animação musical.
Organizado pela União de Freguesias de Merelim São Paio, Panóias e Parada de Tibães, o evento irá decorrer no parque da Igreja Paroquial de Panóias, a partir das 15:00 e contará com a dupla musical de Miguel Costa e Marta.
“Venha celebrar connosco esta tradição com castanhas e bom convívio!”, convidou a autarquia local.
Os irmãos Calema vão dar um concerto no Estádio Municipal de Braga a 6 de junho.
O anúncio foi efetuado pela dupla na sua página oficial. “Depois do histórico concerto em Lisboa no Estádio da Luz, a “Origin Tour Stadium” ruma agora a norte, para um novo capítulo, desta vez no Estádio Municipal de Braga, dia 6 de junho de 2026. Estamos muito felizes por partilhar convosco esta experiência inesquecível, que será cheia de emoção, energia e muita música! A Origin Tour Stadium é a celebração de todos estes anos de caminho partilhado convosco, por isso, nunca é demais agradecer-vos. Será sem dúvida, um dia único, prometemos uma produção de excelência, muitas surpresas e a alegria”, pode ler-se na publicação.
Os bilhetes estarão à venda a partir de 11 de novembro nos locais habituais.