Já há data para as cerimónias fúnebres de Luís Azevedo, sócio do SC Braga que morreu no passado sábado após sofrer um enfarte na final da Taça da Liga, frente ao Vitória SC, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.
O velório de Luís Azevedo, que tinha 65 anos, realiza-se das 16:00 às 20:00, Igreja do Pópulo, em Braga. O funeral será na mesma igreja, na quinta-feira, dia 15 de janeiro, às 11:00.
A Casa dos Coimbras, em Braga, vai inaugurar a exposição de pintura “Arte de Paz, Cultura da Paz”, de Santiago Belacqua, no próximo sábado, 17 de janeiro, às 17:00. Entre representações de heróis de Portugal e arte sacra, o artista pretende promover “uma cultura da paz que, atualmente, não existe”.
“A arte é o instrumento criativo de pessoas que expressam eventos históricos, fé, sentimentos e ideias, muitas vezes evocando a paz, respostas estéticas ou emocionais. Na pintura, o artista procura nos meios que o rodeiam a melhor forma de realizar e de comunicar as suas obras. Na generalidade, pode ser entendida como uma habilidade aprendida ou como uma habilidade intuitiva, mas o resultado pretendido por mim é específico: a paz. Apesar de este ser um trilho que trilha”, reflete Santiago Belacqua.
Em cerca de 20 obras que leva à Casa dos Coimbras, entre óleo sobre tela, azulejo e escultura na pintura, o artista bracarense quer “promover a cultura como caminho da paz”. “Ouvimos falar de arte de guerra, mas não há uma arte de paz. No fundo, é uma crítica ao ser humano. Parece que o seu ADN é estar sempre em sarilhos”, conclui Santiago Belacqua.
“Arte de Paz, Cultura de Paz” vai estar patente no restaurante da Casa dos Coimbras até 28 de fevereiro. A exposição pode ser visitada de segunda-feira a sábado, entre as 09:30 e as 12:00 e entre as 15:00 e as 19:00.
Inês Maia está de regresso ao futebol feminino do SC Braga após três temporadas no Besiktas.
A jogadora de 26 anos, internacional pelas seleções jovens de Portugal e já com chamadas aos trabalhos da Seleção A, regressa ao Clube que representou entre 2018 e 2022.
Depois de ter sido eleita como uma das melhores empresas para trabalhar, a Zome, imobiliária de Braga, recebe agora o selo de confiança dos consumidores portugueses com a conquista do Prémio Cinco Estrelas 2026 na categoria Rede de Franchising.
Numa edição recorde que avaliou 1.276 marcas, a imobiliária 100% portuguesa destacou-se pela qualidade do serviço, inovação e elevada satisfação de quem compra ou vende casa, bem como pelo modelo de negócio em franchising imobiliário apresentado pela marca.
O Prémio Cinco Estrelas chega apenas uma semana depois de a Zome ter conquistado o Best Work Experience of the Year 2026, atribuído pela ConsumerChoice. Em tempo recorde, a empresa garante reconhecimento tanto na preferência dos consumidores como enquanto empregador.
Esta “dobradinha” coloca a Zome num lugar de destaque para o talento nacional, como sublinha Carlos Santos, CEO da Zome, sobre este arranque de ano que reflete a estratégia clara da empresa:
“Sermos reconhecidos pelos portugueses como uma marca ‘Cinco Estrelas’ é o maior elogio que podemos receber. Mas ganhar este prémio na mesma quinzena em que somos eleitos a ‘Best Work Experience of the Year 2026’ é um testemunho da qualidade das nossas pessoas e de como elas tratam, de forma extraordinária, os nossos clientes. Não acreditamos em sucessos isolados; acreditamos na consistência da nossa cultura e identidade, dentro e fora de portas”.
O investimento em tecnologia, formação contínua e acompanhamento permanente traduziu-se em níveis elevados de confiança e recomendação, que agora se materializam nestas duas distinções. “Temos como objetivo fazer a diferença todos os dias, apoiando os nossos clientes, colaboradores e parceiros com dedicação, transparência e total profissionalismo. Acreditamos que é através do trabalho consistente, da inovação e do compromisso das nossas equipas que podemos contribuir para o setor imobiliário em Portugal, sempre com foco em servir de forma excecional”, acrescenta o CEO da Zome.
No âmbito do Projeto de Gestão de Eficiência Hídrica, o Município de Vieira do Minho encontra-se a implementar o Sistema ADA, uma solução inovadora que permitirá melhorar significativamente o controlo e a gestão da rede de abastecimento de água, contribuindo para a redução de perdas e para uma maior sustentabilidade do recurso hídrico.
Os trabalhos de instalação tiveram início no passado dia 29 de dezembro, marcando mais um passo estratégico do Município na modernização das infraestruturas e na adoção de tecnologias inteligentes ao serviço da população. Até à presente data, já foram instalados cinco sensores, estando os restantes a ser colocados progressivamente ao longo deste mês.
O sistema ADA recorre à Inteligência Artificial, analisando tendências de pressão na rede de distribuição de água, o que permitirá otimizar processos, apoiar a tomada de decisões operacionais e estratégicas e melhorar a eficiência global do sistema. Para esse efeito, estão a ser instalados sensores Pascal em nichos dos contadores, possibilitando a leitura remota da pressão, sem necessidade de intervenção humana constante.
Esta tecnologia inovadora permite ainda a identificação e localização precoce de fugas, muitas vezes antes de estas se tornarem visíveis à superfície, reduzindo desperdícios, custos de reparação e impactos ambientais. No total, está prevista a instalação de 32 dispositivos na rede de abastecimento da Vila de Vieira do Minho.
“Importa salientar que esta intervenção não interfere com os consumos dos clientes, funcionando de forma autónoma e discreta, com benefícios diretos para a eficiência operacional do sistema e para a sustentabilidade do serviço público de abastecimento de água. Com a implementação do Sistema ADA, o Município de Vieira do Minho reforça o seu compromisso com a gestão eficiente dos recursos naturais, a inovação tecnológica e a melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados à população”, refere a Câmara Municipal.
António José Seguro vai estar em campanha em Vila Nova de Famalicão na próxima quinta-feira, dia 15 de janeiro.
Às 17:00, o candidato à Presidência da República irá à sede da campanha, situada na Rua Alves Roçadas, seguindo para uma visita ao Museu Bernardino Machado, às 17:30.
Às 18:00 visitará a Frutivinhos – Cooperativa Agrícola de Vila Nova de Famalicão, seguindo de um “Verde de Honra” com degustação de produtos representativos da oferta agroalimentar famalicense.
Dois homens, de 29 e 63 anos, foram detidos, esta segunda-feira, pela PSP, por posse de armas proibidas.
No decurso da intervenção policial, os suspeitos encontravam-se na posse de uma arma de fogo transformada, munições e de duas armas brancas (uma faca e um boxer), que lhe foram apreendidas, bem como haxixe suficiente para cerca de três doses e a quantia de 150 euros.
“Na sequência da detenção foi realizada uma busca domiciliária, da qual resultou a apreensão de diversas munições e cartuchos”, refere a PSP.
Os detidos foram notificados para comparecerem no Tribunal Judicial da Comarca de Braga.
Rodrigo Zalazar estreia-se nos prémios oficiais da presente edição da I Liga ao arrecadar o Hey Doc Médio do Mês, referente a dezembro, após reunir 18,10% das preferências dos treinadores principais da competição.
No período em análise, o uruguaio, de 26 anos, totalizou 271 minutos em campo nos quatro encontros disputados pelos bracarenses na prova, apontando um golo frente ao SL Benfica (2-2), cotando-se assim como peça fundamental da equipa arsenalista.
O camisola 10 do SC Braga levou a melhor sobre Froholdt (FC Porto) e Luís Esteves (Gil Vicente FC), que obtiveram, respetivamente, 16,38% e 12,07% dos votos.
O Município de Braga ainda não tem terreno para a nova ETAR, mas o presidente assegura que estará pronta até 2029. O tema foi levado à Reunião de Câmara desta segunda-feira pela Iniciativa Liberal, que questionou João Rodrigues sobre o ponto de situação.
“O Sr. Presidente não esclareceu totalmente, ou seja, disse que pedimos em relação aos timings quando é que seguiria, ao qual respondeu que ainda não tinham sem sequer o processo em conclusão, portanto, foi um ninho. Acho que muito mais poderá ser esclarecido, esperamos então pelos timings do Sr. Presidente, esperamos realmente quando é que o processo irá avançar. Acho que ficou claro que neste momento o processo não está a avançar, está ainda nos processos de expropriação, portanto, aguardamos os timings do Sr. Presidente para ver se realmente chegam em tempo útil”, disse Emanuel Rodrigues, que substituiu Rui Rocha na vereação da Iniciativa Liberal.
Sobre esta matéria, Filipe Aguiar do Chega disse que “a solução não é conclusiva ainda, não há nenhuma conclusão nenhuma sobre a situação. Vamos estar atentos e vigilantes. Acho que é algo que nos preocupa a todos e que deve ser visto de uma forma muito concreta para o futuro da cidade relativamente a essa área”.
Por seu turno, Ricardo Silva, vereador do movimento Amar e Servir Braga, acusou a coligação Juntos por Braga de “não ter visão de futuro, nem capacidade de desenvolvimento a longo prazo”. “Há uma carência de visão de cidade e de condelho. Quem se propõe a gerir o concelho tem que ter visão de futuro, tem que ter capacidade de fazer um desenvolvimento a longo prazo, não só para satisfazer as necessidades presentes, mas sobretudo para deixar o concelho melhor para quem vier gerir a seguir e, acima de tudo, para quem vier a usufruir dele, que são os cidadãos. Neste momento vamos assistindo a obras que são feitas avulso, que não obedecem a qualquer tipo de estratégia e que, acima de tudo, percebemos que não têm nenhuma articulação entre si. No ano de 2022 dizia-se que a ETAR já deveria estar pronta no ano seguinte, lançou-se uma primeira pedra em terrenos privados e não conseguimos perceber que tipo de gestão e administração pública é esta, que depois tem que vir, de alguma forma, socorrer aquilo que foi mal feito porque não houve planeamento”, sustentou o vereador.
Pedro Sousa, na voz do Partido Socialista, lamentou que não haja ainda novidades sobre “um investimento estrutural como este”. “Não há ainda grandes novidades sobre o processo, que nos causa preocupação. É algo que os nossos autarcas daquela zona mais baixa do concelho vão acompanhando sempre com especial incidência e preocupação e que nós, ao longo deste ano em particular, voltaremos a repisar e voltaremos a trazer à discussão porque é um tema estruturante, estamos a falar de um investimento grande e de uma intervenção que pode solucionar um conjunto de problemas. A questão da ETAR é muito importante e que a nós nos causa preocupação”, disse o socialista.
Já João Rodrigues afirmou que foi lançado um processo de expropriação que “está a andar”. “Há aqui uma espécie de uma bolha que se abre com a aprovação do Plano Diretor Municipal, que é o facto de a zona da ETAR estar compreendida dentro de uma unidade operativa do planeamento e gestão, que prevê a atribuição de capacidade construtiva a uma série de terrenos, mas esses terrenos só têm essa capacidade construtiva se o terreno para a construção da ETAR for cedido pelos particulares, o que eu acho que é uma grande vantagem, porque, entre o débil a ver, arranja-se aqui uma forma mais expedita do que o próprio processo expropriativo para se avançar com o processo da ETAR”, frisou o presidente da Câmara Municipal.
“Esta demora, porque é um processo já com longos anos, mas que está sempre vivo. Não há perigo nenhum de se perder o que quer que seja. O processo está a andar. Está a andar nestes termos e é nestes termos que sempre andou. Acho que não há aqui impedimento nenhum, não há aqui obstáculo nenhum”, finalizou João Rodrigues
O Município de Braga lançou a primeira pedra para o arranque da construção na nova ETAR do Este há um ano e a obra está planeada para ser construída em Celeirós, num investimento de cerca de 30 milhões de euros, com financiamento comunitário assegurado de nove milhões.