Início Site Página 437

Vandalizam Sé de Braga com pichagem

0
© Carlos Dobreira
© Carlos Dobreira

A Sé de Braga foi vandalizada com uma pichagem. O ato de vandalismo foi denunciado pelo ativista ambiental Carlos Dobreira.

“Esta manhã pude constatar o estado de degradação e de desrespeito em que se encontra a Sé de Braga, em particular as paredes com pichagens, por exemplo, visíveis na rua de Nossa Senhora do Leite. De facto, numa das ruas mais históricas do centro da cidade destacava-se, entre outras, uma pichagem de cor branca, de grande dimensão,  na parede exterior da Sé com a representação de um anjo”, referiu o bracarense.

“Esta rua é muito visitada tendo em conta que na parede exterior da Sé, muito próxima da pichagem hoje observada, é visível uma inscrição romana dedicada à deusa Isis, datada do século II”, acrescentou.

Carlos Dobreira disse que o ato de vandalismo será dado a conhecer ao Arcebispo Primaz de Braga.

Carlos Vicens: “Foi uma semana horrível mas temos de nos levantar”

0
© SC Braga
© SC Braga

O SC Braga desloca-se hoje ao reduto do do Tondela para jogar a 18.ª jornada da I Liga. Na antevisão, Carlos Vicens destacou a importância do jogo para “levantar a equipa e regressar aos triunfos”.

“É um jogo muito importante, vimos de dias difíceis, em que tivemos exibições e resultados negativos. Quando perdes, como profissional, o que podes fazer é levantar-te. Pode afetar o jogo seguinte, mas temos de nos levantar. É agora que se vai ver do que somos feitos, de que massa é feita esta equipa. Foi uma semana horrível, mas queremos fazer uma segunda volta digna do que é o SC Braga”, disse o treinador do SC Braga.

A partida está marcada para as 18:00.

Autoridades de saúde alertam para tempo frio em Braga nos próximos dias

0
DR
DR

As Autoridades de Saúde alertaram para a descida acentuada das temperaturas, no próximos dias, em Braga.

De acordo com a informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as previsões meteorológicas apontam para tempo frio nos próximos dias, com alguns distritos do Norte continental a registarem temperaturas negativas.

“Quando a temperatura desce, o risco de doenças respiratórias, agravamento de condições crónicas e acidentes aumenta”, alertam as autoridades de saúde.

Eis as recomendações da DGS:

Mantenha-se quente e seguro

  • Evite exposições prolongadas ao frio e mudanças bruscas de temperatura;
  • Vista-se por camadas, ajustando a roupa ao ambiente — esta é a melhor forma de se manter confortável;
  • Proteja as extremidades: usar gorro, luvas, cachecol, meias quentes e calçado antiderrapante para prevenir perda de calor e quedas;
  • Mantenha a pele hidratada, principalmente mãos, pés, cara e lábios;
  • Quando estiver dentro de casa, há coisas que pode fazer para se manter aquecido e reduzir o risco de desenvolver problemas de saúde, por exemplo: tente não ficar sentado mais de uma hora seguida, e se tiver dificuldade no movimento, tente alongar os braços e as pernas.

Hidratação e alimentação que aquece

  • Mo inverno, mantém-se a necessidade de beber água, mesmo que não sinta sede;
  • Consuma sopas e bebidas quentes;
  • Evite o álcool, pois cria uma falsa sensação de calor e aumenta o risco de hipotermia (hipotermia é quando o corpo fica demasiado frio porque perde mais calor do que consegue produzir);
  • Faça refeições mais frequentes encurtando as horas entre elas;
  • Aumente o consumo de alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e antioxidantes (por exemplo, frutos e hortícolas), pois contribuem para reduzir o aparecimento de infeções;
  • Faça uma alimentação variada e saudável, evitando alimentos fritos, com muita gordura ou açúcar.

Atenção reforçada aos mais vulneráveis

  • Crianças pequenas, pessoas idosas, pessoas com doenças crónicas, trabalhadores ao ar livre ou pessoas em situação de isolamento ou sem abrigo precisam de vigilância redobrada;
  • Se estiver previsto mau tempo, planeie com antecedência e verifique que tem medicamentos e alimentos suficientes, caso seja mais difícil sair de casa; se não puder sair de casa, tente identificar outras pessoas que o consigam ajudar a ir buscar alimentos e medicamentos.

Atividade no exterior com segurança

  • Evite esforços intensos no frio;
  • Use roupa adequada e ter atenção ao piso para evitar quedas em zonas geladas.

Controle a sua saúde

  • Siga o plano de cuidados indicado pelo seu médico e manter a medicação das doenças crónicas em dia. 

Viagens

  • No trânsito, conduza com precaução, uma vez que podem existir zonas com gelo, pouca visibilidade e pavimento escorregadio;
  • Em situações meteorológicas extremas, evite viagens e fique em casa sempre que possível;
  • Para garantir a sua segurança e a dos demais, adote uma manutenção regular do veículo; realize as revisões periódicas recomendadas pelo fabricante;
  • Verifique regularmente a pressão dos pneus, bem como o seu estado geral; acompanhe os níveis de óleo, água e outros fluidos essenciais;
  • Assegure o bom funcionamento de luzes, travões e limpa-para-brisas.

Aquecimento seguro em casa (“Inverno seguro começa em casa”)

  • Verifique o estado dos equipamentos de aquecimento antes de os usar;
  • Mantenha a casa quente, garantindo ventilação adequada para renovar o ar;
  • Tenha especial cuidado com lareiras, salamandras e braseiras — a combustão pode libertar monóxido de carbono, um gás tóxico e silencioso, e podem condicionar acidentes que resultem em queimaduras;
  • Apague ou desligue os sistemas de aquecimento antes de se deitar ou sair de casa, de forma a evitar fogos ou intoxicações;
  • Mantenha a temperatura da sua casa entre os 18ºC e os 21ºC;
  • Se não conseguir aquecer todas as divisões da casa, tente manter a sala de estar quente durante o dia e aqueça o quarto antes de se ir deitar;
  • Evite dormir/descansar muito perto da fonte de calor;
  • Promova uma boa circulação de ar, não fechando completamente as divisões da casa, mas evite as correntes de ar frio;
  • Mantenha sob vigilância e siga as instruções de utilização de botijas de água quente e colchões elétricos, para evitar o risco de queimadura;
  • Tente reduzir as correntes de ar: isole/vede frestas de portas e janelas para evitar a entrada de ar frio.

Vacinação

  • A vacinação é a melhor proteção no inverno: a vacina reduz o risco de doenças graves, internamentos e complicações respiratórias;
  • É seguro tomar as duas vacinas (contra a COVID-19 e contra a gripe), na mesma altura;
  • Mesmo quem já teve COVID-19 ou gripe deve vacinar-se anualmente;
  • Conheça aqui os grupos elegíveis e locais de vacinação.
  • Proteger-se do frio é essencial para cuidar da sua saúde e da saúde de quem o rodeia.
  • Em caso de doença, ligue SNS 24: 808 24 24 24.
  • Se achar que alguém pode estar com hipotermia, contacte o 112. Os sinais típicos incluem tremores, respiração lenta, cansaço ou confusão e pele pálida e fria.

Sobre o Plano Diretor Municipal de Braga e a Assembleia Municipal que o aprovou

0
Sandra Cardoso © CDU
Sandra Cardoso © CDU

Ao contrário da imagem/mensagem que muitos querem fazer passar, a CDU foi a única força política com a coragem para rejeitar aquilo que será uma má opção para o Município de Braga nos próximos 10 anos.

É nossa convicção que este PDM, aprovado na Assembleia Municipal sexta-feira passada, não serve os bracarenses e não é, nem de longe nem de perto, a panaceia para todos os males do nosso concelho, como o quer vender o Sr. Presidente da Câmara e seus seguidores.

Muito pelo contrário, este PDM passa ao lado de uma das mais importantes e urgentes questões do nosso concelho: a defesa do direito à habitação, pois não prevê a criação de uma carta municipal de habitação que diagnostique as carências do município e identifique recursos habitacionais, como fogos devolutos e potencialidades em solo urbanizado e urbanizável para construção a custos controlados e promoção de habitação pública e projetos de renda acessível. Isto sim, resolveria o problema da habitação em Braga, e não mais terrenos urbanizáveis para entregar às construtoras e, assim, dar continuidade à absurda especulação imobiliária que torna uma habitação digna uma quimera para uma parte muito significativa da população bracarense! (como tive a oportunidade de alertar na própria AMB, mas que ninguém quis ouvir).

Ficou claro, nesta Assembleia, que (como a CDU previu e alertou a seu tempo) a atual representação política nos órgãos municipais deixou Braga com a CDU como a única voz de verdadeira oposição. As diferentes forças políticas que compõem a Assembleia Municipal neste momento, algumas disfarçadas de oposição, todas aprovaram a 3a revisão do plano diretor municipal proposta pelo executivo, mesmo não concordando com ela (aparentemente)!!

Em nome da “estabilidade”, da “responsabilidade” e do “mal menor”, todos, com a exceção da CDU e 2 deputados do PS, deixaram passar aquilo que consideram ser, segundo assumiram publicamente, um mau plano diretor para a cidade ou, no mínimo, um plano com muitas falhas. Não se percebe, ou perceberá até muito bem, esta falta de coerência… parecem mais preocupados em ficar bem na “fotografia”, com o que isto pode significar em termos de votos no futuro, do que em defender os interesses da população hoje, agora.

“Responsabilidade”, e honestidade também, seria terem reprovado um plano que não consideram bom ou muito bom para o concelho e, assim, fazer com que o melhorassem. Poderiam, depois, orgulhar-se de ter contribuído, de facto, para a construção de um bom plano diretor, documento tão importante e estruturante para Braga e seu desenvolvimento. É para isso que serve a oposição! Estar atenta ao que o executivo faz e dizer não, quando se trata de defender os interesses da população que nos elegeu.

Não me parece que tenha sido isto o que aconteceu na última AMB. Zangaram-se as “comadres”, efetivamente, mas não se descobriram as verdades…

A verdade é que muito pouco distingue as atuais forças políticas que se dizem na oposição, do partido mais votado que ainda não se habituou a não ter a maioria, a avaliar pela arrogância e sobranceria com que trata todos os outros grupos municipais!

Mas, pelos vistos, não terá mesmo de se habituar!! A dita “oposição”, por esta amostra (e ainda agora começamos o mandato), deixará o atual executivo continuar a fazer e a desfazer em Braga a seu bel-prazer, mesmo não tendo a maioria! Prova provada foi a discussão surda e contraditória da noite de 16 de janeiro no auditório do IPDJ, onde (aparentemente) ninguém concordou, mas também ninguém se opôs verdadeiramente!!

E assim vai a vida política em Braga, caríssimos concidadãos… Para isto, não contem com a CDU! O nosso compromisso é defender os interesses da população e, com mais ou menos deputados e vereadores, continuaremos a apostar numa política séria e limpa, sem rodeios nem receios.

Aqui fica um lema antigo que tenho sempre comigo e pelo qual tenho pautado a minha vida, política e não só: a fazer, faz-se bem feito! Para fazer mal feito, mais vale estar quieto!

Dito isto, devemos informar os bracarenses que Braga perdeu esta sexta-feira uma grande oportunidade de fazer bem feito um plano diretor, que estará em vigor nos próximos 10 anos e que ditará o desenvolvimento (ou não) da nossa região. O argumento ou desculpa da restante “oposição” não procede, quanto a nós. A CDU tem a convicção de que seria possível um melhor PDM para a cidade, mas outros não quiseram lutar por ele até ao final!

É esta a mensagem que deve ficar clara: foi desperdiçada uma excelente oportunidade de melhorar a qualidade de vida do bracarense comum, do que vive do seu trabalho e, com dificuldade, (não) consegue pagar uma habitação digna.

Uma mensagem direta para a dita oposição que desperdiçou esta oportunidade: o mal menor nunca deveria ser a opção. Os bracarenses merecem SEMPRE o melhor. Fomos eleitos para pugnar pelo melhor para Braga e não nos devemos contentar com menos. Mas foi o que aconteceu, efetivamente. Não adianta fazer intervenções ou declarações de voto a justificar o injustificável. Se não era o melhor, não se deixava passar! Como tão bem disseram nas tímidas justificações apresentadas, já esperamos tanto tempo pela aprovação desta 3a revisão do PDM, qual era a pressa agora?!

Não teria sido mais sensato esperar mais um pouco, obrigar o executivo municipal a melhorar o plano e depois aprová-lo sem reservas, na certeza de que se tratava do melhor para os bracarenses??

Não há desculpa! Aprovou -se um plano diretor que passa ao lado de questões fundamentais para a melhoria da qualidade de vida dos bracarenses, pelo que a CDU disse não! Não serve! Sem rodeios nem receios. Como o deveriam ter feito todos os que assim pensam (ou disseram que pensavam), em respeito pela população que em nós (todos) votou e confiou.

Mariana Machado sagra-se campeã nacional de estrada pela quinta vez

0
© FPA/Marcelino Almeida
© FPA/Marcelino Almeida

Mariana Machado sagrou-se campeã nacional de estrada de dez quilómetros, este sábado, na Figueira da Foz.

A atleta de Braga conseguiu o lugar mais alto do pódio pela quinta vez, a quarta consecutiva, ao ter acabado a prova em 32m08s.

Solange Jesus ficou em terceiro lugar com o tempo de 32min49s.

A equipa feminina do SC Braga, constituída por Mariana Machado, Solange Jesus, Laura Taborda, Rita Figueiredo e Vanessa Carvalho, também se tornou campeã nacional por equipas.

Na prova masculina, os Gverreiros João Amaro, Francisco Rodrigues, Pedro Amaro, Davide Silva, Manuel dos Santos, Rui Borges, Paulo Barbosa e Miguel Marques, alcançaram o terceiro lugar por equipas.

Braga: Frossos vai servir papas de sarrabulho a 25 de janeiro

0
DR
DR

A Comissão de Festas de São Miguel de Frossos, em Braga, está a convidar a população a saborear papas de sarrabulho no dia 25 de janeiro em regime take away.

As encomendas poderão ser efetuadas através dos contactos: 915 802 985, 914 621 620 ou 935 512 475 até 22 de janeiro.

“As nossas deliciosas papas estão de regresso no dia 25 de janeiro. Quentinhas, cheias de sabor e feitas como manda a tradição — daquelas que sabem mesmo bem! Marca na agenda e não falte. Dia 25 de janeiro, há papas!”, convidou os membros da Comissão de Festas.

As papas de sarabulho serão entregues no bar da paróquia.

Braga: Vimieiro vai festejar Nossa Senhora do Rosário

0
© Sandra Antunes
© Sandra Antunes

A comunidade de Vimieiro, em Braga, vai festejar Nossa Senhora do Rosário este domingo, 18 de janeiro.

As festividades contarão com a celebração de uma Missa, recitação do terço e sermão. No final dos atos religiosos, haverá uma atuação musical a cargo do Grupo Folclórico de Macada de Vimieiro.

Programa

  • 09:30 – Missa dominical em honra de Nossa Senhora do Rosário
  • 15:30 – Terço, seguido de sermão em honra de Nossa Senhora do Rosário
  • 16:15 – Cantares de Reis pelo Grupo Folclórico de Macada – Vimieiro

Melany Fortes: “Estamos motivadas para vencer e seguir em frente na Taça”

0
© SC Braga
© SC Braga

A equipa feminina do SC Braga defronta este domingo o Rio Ave, em jogo dos quartos de final da Taça de Portugal. Na antevisão, Melany Fortes disse que a equipa está motivada e pronta para vencer e seguir em frente na Prova Rainha.

“A vitória contra o Benfica ajudou, sem dúvida, toda a equipa no que toca à confiança naquilo que estamos a construir. Queremos continuar a mostrar que queremos mais e que estamos a lutar para conquistar cada vez mais vitórias em todas as competições. Acho que vai ser um jogo distinto. São competições diferentes, então o jogo vai acabar por ser mais competitivo e intenso em certos momentos. Jogar um encontro que dá acesso às ‘meias’ da Taça é sempre diferente e ambas as equipas querem passar para a próxima fase. Do nosso lado, queremos repetir a vitória no campeonato e continuar a sonhar”, referiu a jogadora.

O jogo realiza-se às 14:00, no Estádio Amélia Morais.

Nova residência universitária de Braga abre em setembro

0
© CM Braga
© CM Braga

A estrutura da futura Residência Universitária Confiança está concluída. Com capacidade para 702 residentes, a nova residência de Braga estará aberta em setembro deste ano.

João Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Braga, e Pedro Arezes, reitor da Universidade do Minho, visitaram a obra durante a tarde desta sexta-feira.

“Vem mudar completamente o panorama a nível do alojamento estudantil no nosso concelho”, referiu o presidente da Autarquia.

Para o autarca “o reforço expressivo do número de camas disponíveis constitui um contributo relevante para a redução da pressão sobre o mercado imobiliário, ajudando a atenuar o preço médio das habitações em Braga”.

O autarca destacou ainda que este tipo de investimento é “fundamental para que a cidade continue a crescer, mas sobretudo para que esse crescimento seja equilibrado, qualificado e sustentável”.

A futura residência vai ter um total de 476 unidades de alojamento, entre quartos individuais, duplos e triplos, incluindo soluções adaptadas a pessoas com mobilidade condicionada, e terá cozinhas comuns, salas de estudo, zonas de convívio e refeições, lavandaria e espaços exteriores de lazer.

A residência universitária vai contar ainda com um espaço museológico com cerca de 1.200 metros quadrados para preservar a memória da fábrica Confiança.

Conheça os números do Euromilhões

0
DR
DR

Os números do Euromilhões de hoje já são conhecidos. A chave é composta pelos números  5 – 17 – 24 – 29 – 50 e pelas estrelas 5 e 10.

Em jogo está um primeiro prémio de 77 milhões de euros.

O último sorteio, que tinha um prémio de 64 milhões não teve totalistas.

Para mais informações, consulte o site dos Jogos Santa Casa.