O boletim de voto para as Eleições Presidenciais 2026 apresenta 14 candidatos, mas apenas 11 são válidos.
Concorrem às eleições de domingo, 18 de janeiro, André Pestana, Jorge Pinto, Manuel João Vieira, Catarina Martins, João Cotrim Figueiredo, Humberto Correia, António José Seguro, Luís Marques Mendes, André Ventura, António Filipe e Henrique Gouveia e Melo.
Estes são os 11 candidatos que reúnem todos os requisitos legais e que estão a disputar a eleição.
Caso o eleitor assinale um dos candidatos excluídos, o voto será contabilizado como nulo.
Um homem de Braga foi condenado por 20 crimes de pornografia de menores, coação sexual, abuso sexual de crianças, importunação sexual e violência doméstica.
O Supremo Tribunal de Justiça condenou o suspeito a uma pena de seis anos e meio de prisão.
O homem abordava crianças pelas redes sociais, pedindo-lhes fotos e vídeos em que apareciam nuas e em poses sexuais. Posteriormente, as menores eram ameaçadas que caso parassem de enviar os conteúdos, os mesmos eram expostos.
O suspeito foi ainda condenado por violência doméstico, tendo perseguido, insultado e agredido a namorada.
A aluna Matilde Carvalho Vale, de 10 anos, a frequentar o 4.º ano da Escola Básica de Fonte Boa, em Esposende, foi distinguida com uma Menção Honrosa no Concurso de Desenho Infantil MOA Internacional. O júri premiou o trabalho intitulado “Colorir a Vida”, desenvolvido no âmbito do ano letivo 2024/2025, sob a orientação da professora Margarida Maria Furtado Ferreira.
Esta distinção constitui um motivo de “grande orgulho” para a comunidade educativa, uma vez que reconhece o talento, a criatividade e a sensibilidade artística da aluna, bem como o trabalho pedagógico desenvolvido na escola.
O prémio será entregue na cerimónia oficial do Concurso de Desenho Infantil da MOA de Esposende, a realizar durante o corrente ano letivo. O trabalho premiado ficará exposto no Museu de Arte MOA em Atami, Japão, por um período de dois anos, permitindo a sua fruição por parte de toda a comunidade.
Sobre a obra distinguida, Matilde Carvalho Vale explica que procurou transmitir a importância de valorizar as coisas simples do quotidiano, sublinhando que “ser inteligente é ter foco nas pequenas coisas que fazemos todos os dias, como olhar para uma flor”.
Um condutor, de 55 anos, foi detido esta quinta-feira, em Braga, por ter recusado fazer o teste ao álcool.
“No dia 15 de janeiro, na cidade de Braga, os Polícias procederam à detenção de um cidadão com 55 anos de idade, pelo crime de desobediência. No decurso de uma fiscalização, o suspeito recuou-se a efetuar o teste do álcool”, refere a PSP, em comunicado.
O detido foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial da Comarca de Braga.
O Presidente do Município de Vieira do Minho, Filipe de Oliveira, e o Serviço Municipal de Proteção Civil reuniram com o Motor Clube de Guimarães.
O encontro teve como objetivo criar uma estrutura em parceria, entre o Município e o Motor Clube, que permita regular as atividades automobilísticas a realizar, garantindo, não só o cumprimento da legislação, como a segurança dos participantes e da comunidade.
“Sendo o desporto automóvel uma referência desportiva em Vieira do Minho, com grande potencial e interesse, o Município está empenhado em desenvolver todas as diligências no sentido de organizar e criar condições para o crescimento do automobilismo no concelho”, refere a Câmara Municipal.
Barcelos acolhe o “Fórum Elos D’Abrigo”, no próximo 20 de janeiro, a partir das 14:00, na Biblioteca Municipal de Barcelos, iniciativa dedicada à reflexão, partilha de resultados e boas-práticas no âmbito da intervenção junto de pessoas em situação de sem-abrigo, com especial enfoque no trabalho em rede e na integração comunitária.
A sessão de abertura contará com as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes, do presidente da direção do Grupo de Acção Social Cristã (GASC), Domingos Lopes, e do coordenador nacional da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (ENIPSSA), Henrique Joaquim.
Às 14:15, o painel “ELOS em Rede” dará a conhecer os resultados do trabalho desenvolvido pelo projeto, através da intervenção da equipa técnica BarcELOS D’Abrigo, com destaque para a importância da articulação entre entidades. Participa ainda a interlocutora do NPISA Barcelos, Tânia Carvalho, com moderação do inspetor Constantino Lopes.
O programa prossegue, às 15:00, com a Mesa Redonda “Elos da Comunidade”, reunindo diferentes perspetivas da comunidade local, incluindo um proprietário de loja comercial, um proprietário de alojamento local e dois beneficiários do projeto. A moderação estará a cargo de Tânia Carvalho e Abílio Silva.
Pelas 16:00, será apresentado o trailer do documentário desenvolvido pelo Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal de Barcelos, com intervenção de Carlos Araújo, seguindo-se a entrega de certificados de agradecimento aos parceiros, às 16:10.
A sessão de encerramento, marcada para as 16:30, contará com as intervenções do coordenador nacional da ENIPSSA, Henrique Joaquim, do vereador da Ação Social da Câmara Municipal de Barcelos, José Paulo Matias, e do presidente da direção do GASC, Domingos Lopes.
O programa inclui ainda a visita à exposição “A Rua NUNCA é Casa”, que convida o público a olhar de frente para uma realidade muitas vezes invisível: os locais onde pernoitam pessoas em situação de sem-abrigo e sem-teto no concelho de Barcelos.
Mais do que documentar, esta exposição pretende sensibilizar, questionar e despertar consciências. Convida a comunidade a reconhecer as pessoas em situação de sem-abrigo como parte integrante da sociedade e a refletir sobre o papel de cada um e de cada uma na construção de respostas mais humanas, solidárias e ajustadas às necessidades de cada pessoa.
Recorde-se que Barcelos foi o concelho do país onde mais pessoas deixaram de estar em situação de sem-abrigo em 2024, de acordo com os resultados do Inquérito de Caracterização das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, recentemente divulgados. Este resultado reflete uma intervenção especializada e integrada, assente num forte trabalho em rede, com especial destaque para o projeto “BarcELOS D’Abrigo”, uma parceria entre o Município de Barcelos e o Grupo de Acção Social Cristã (GASC).
A Cimeira de Presidentes das Associações de Moradores do concelho de Braga reuniu-se para realizar o balanço do seu primeiro ano de atividade, num encontro marcado por uma avaliação “claramente positiva” do trabalho desenvolvido ao longo deste período.
Durante a reunião, foi também assinalado o término do mandato de António Araújo, Presidente da Associação de Moradores das Enguardas, enquanto coordenador da Cimeira. Na sua intervenção, António Araújo enalteceu o crescimento e a consolidação desta estrutura colaborativa, sublinhando que “a Cimeira de Presidentes começou com cinco associações e conta atualmente com a participação de quase duas dezenas de associações”, reflexo “da confiança e da utilidade reconhecida a este espaço de diálogo e cooperação”.
Para além do balanço do primeiro ano, a reunião teve como ponto central a eleição do novo coordenador da Cimeira de Presidentes, tendo sido eleito Flávio Vieira, Presidente da Associação de Moradores do Bairro das Andorinhas.
Visivelmente satisfeito com a nomeação, o novo coordenador destacou o espírito que deu origem à iniciativa, afirmando que “a Cimeira de Presidentes nasceu da vontade de unir os bairros pelo bem comum da cidade”.
Flávio Vieira acrescentou ainda que “ficamos muito satisfeitos por o Bairro das Andorinhas acolher a Cimeira de Presidentes e estamos certos de que este novo ano será de continuidade, crescimento e inovação, sempre em prol das nossas comunidades.”
A Cimeira de Presidentes das Associações de Moradores reafirma, assim, o seu compromisso com “a cooperação interassociativa, a defesa dos interesses dos moradores e a promoção de uma cidade de Braga mais participativa e coesa”.
O Município de Braga informou que a reposição da via dupla no final da Variante de Real com a Rua de São Martinho será executada na próxima segunda-feira, dia 19 de janeiro, em período noturno, entre as 20:00 e as 03:00.
A intervenção consiste na alteração da sinalização horizontal, permitindo que a via passe a ter duas faixas após a rotunda das Parretas.
A faixa da direita passa a destinar-se aos veículos que se dirigem para a António Macedo, enquanto que a faixa da esquerda será utilizada para acesso ao centro da cidade.
A Polícia Municipal irá garantir a segurança operacional e a fluidez do trânsito ao longo do período da intervenção.
A Câmara Municipal de Esposende deliberou, em reunião de Câmara, a atribuição de um conjunto de apoios financeiros às freguesias do concelho, num montante global aproximado de 400.000 euros.
A Freguesia de Antas irá receber um apoio de 51.206,48 euros, para suportar os custos da construção de sanitários no recinto da Capela de Santa Tecla, equipamento que “garante melhores condições de higiene e saúde pública”.
A União das Freguesias de Fonte Boa e Rio Tinto viu aprovados vários apoios de caráter complementar e estruturante, no valor global de 124.508,76 euros. Deste montante, 5.444.01 euros destinam-se ao pagamento das obras realizadas no Parque de Lazer de Fonte Boa, nomeadamente com a aquisição de árvores, trabalhos de jardinagem e instalação de mesas, promovendo a fruição dos espaços verdes pela população. Para a remodelação dos sanitários da sede da Junta de Freguesia de Rio Tinto o apoio foi de 4.064,75 euros, tendo sido ainda aprovado um investimento de cerca de 115.000 euros para a pavimentação do Caminho de Mateus, em Fonte Boa, intervenção que veio reforçar a mobilidade e a segurança rodoviária da freguesia.
Na mesma reunião, foi aprovado o apoio global de 218.343,37 euros para a Freguesia de Gemeses, para as intervenções de requalificação da Avenida da Igreja, no valor de 133.547.93 euros, e do cemitério, no montante de 84.795,44 euros.
Antes da apreciação e deliberação destes assuntos, o presidente da Câmara Municipal, Carlos Silva, reafirmou a posição de que “o Município é claramente favorável ao investimento e apoio às Juntas de Freguesia, enquanto parceiros institucionais fundamentais na resposta às necessidades concretas das populações”, acrescentando, que “essa proximidade deve ser indissociável do rigor, da transparência e do cumprimento escrupuloso das regras legais e dos procedimentos administrativos”.
Nesse enquadramento, o autarca esclareceu que “os estes apoios visam regularizar situações herdadas do passado, relativas a obras, aquisições de equipamentos e serviços já executados ou em fase final de execução, muitas das quais avançaram sem deliberação prévia, sem enquadramento orçamental aprovado e sem os procedimentos administrativos legalmente exigidos”.
Carlos Silva deixou claro que “este não é o modelo que defende para o futuro, reiterando que os apoios a investimentos a realizar nas freguesias devem ser planeados, protocolados e aprovados antes do início das intervenções, garantindo igualdade de tratamento e transparência”.
Guimarães estará em destaque na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, que decorre de 21 a 25 de janeiro de 2026.
A vereadora do Turismo de Guimarães, Isabel Ferreira, sublinha que “a presença de Guimarães na FITUR representa uma oportunidade única para dar visibilidade internacional ao nosso património, à dinâmica da nossa cultura e à variedade de experiências turísticas que a cidade oferece, sempre pautadas pela autenticidade, sustentabilidade e identidade local. Esta participação é o momento ideal para consolidar parcerias estratégicas, cativar visitantes interessados em vivências culturais profundas e responsáveis, e afirmar Guimarães como um destino que valoriza a sua história, vive o presente com intensidade e projeta o futuro de forma consciente e sustentável”.
Isabel Ferreira reforça, reconhecendo que “Guimarães merece ser descoberta, e esta feira constitui a montra perfeita para a projetar internacionalmente”.
Promovida pelo Instituto de Feiras de Madrid – IFEMA, em parceria com a Organização Mundial do Turismo (OMT), a FITUR é uma feira de referência internacional, reunindo anualmente profissionais do turismo de todo o mundo, sendo um espaço privilegiado para networking, conhecimento das tendências do setor e geração de negócio.
Para Guimarães, a participação na FITUR representa “uma oportunidade estratégica de promover o destino e estreitar relações com operadores turísticos, destacando produtos emblemáticos como património, cultura, turismo de natureza, gastronomia e vinhos. Este será o primeiro evento internacional de promoção turística em que a cidade participa em 2026, seguindo-se outras ações no mercado ibérico, considerado prioritário e estratégico para o crescimento sustentado do turismo no concelho”.
Guimarães estará, também, em evidência como Destino Turístico Sustentável certificado pela EarthCheck, promovendo iniciativas ligadas à Capital Verde Europeia 2026, em colaboração com operadores e agentes locais. Entre as atividades previstas estão provas de vinhos e doces conventuais, experiências de realidade virtual, oferta de brindes promocionais e cinco sorteios exclusivos de experiências a usufruir no destino. No stand do Turismo de Portugal, a cidade será também apresentada como Capital Verde Europeia 2026, com destaque para uma prova de vinhos integrada no produto estratégico Enoturismo.