Início Site Página 4086

Alunos do Colégio Luso-Internacional de Braga promovem semana da amizade

0

No ano em que o Colégio Luso-Internacional de Braga (CLIB) celebra o seu 20º aniversário, a já tradicional “Kindness Week”, que o colégio assinala anualmente com atos de gentileza e amizade, decorreu de 3 a 7 de fevereiro, desta vez, em simultâneo com “Business Week”.

Foi uma oportunidade pata convidar os alunos a explorar o lado solidário dos negócios, sendo vários os convidados que ao longo da semana compartilharam histórias e experiências com foco na forma como as empresas podem ser “solidárias”, com as pessoas, com o meio ambiente e com a sociedade como um todo.

A tolerância foi o tema desta semana, muito dedicada às emoções, num ano em que o CLIB implementa também um programa de certificação em Boas Práticas Emocionais. Ao longo da semana, temas como, inteligência emocional, sustentabilidade, empreendedorismo social e ético foram amplamente discutidos, com atividades muito variadas e convidados que enriqueceram os painéis e reflexões.

Neste ano do 20º aniversário, o CLIB participa também num projeto europeu no âmbito da tolerância, tendo esta semana sido escolhida para receber em Braga alunos e professores de 4 escolas europeias, da Suécia, Turquia, Polónia e Itália.

Bispo Auxiliar de Braga apela aos deputados para chumbarem a Eutanásia

0
DR

D. Nuno Almeida, Bispo Auxiliar de Braga, escreveu uma carta aberta dirigida aos deputados da Assembleia da República para chumbarem a proposta de legalização da Eutanásia, cuja tema regressa ao Parlamento no dia 20 de fevereiro.

Leia a carta na íntegra:

“Ex.mos Senhores Deputados!

Sou padre há 33 anos e bispo há quatro anos. Tive responsabilidades diretas, como pároco e presidente da direção, na criação e funcionamento de três IPSS. Desde há 33 anos e, sobretudo, desde há quatro anos que permanentemente visito idosos e doentes nas suas casas, nos lares, nas unidades de cuidados continuados e paliativos, centros de dia e de convívio, Hospitais e outras instituições. Faz parte da minha agenda, quase todas as semanas, a celebração festiva com largas dezenas de idosos e doentes do Sacramento da Unção.

Se neste momento fosse deputado pensaria conscientemente, livremente e responsavelmente nas pessoas, especialmente nas mais frágeis. No momento de decidir o voto não poderia dar prioridade a estratégias políticas, ideológicas ou a orientações partidárias.

Não há dúvida de que há doentes que se sentem mortos psicológica e socialmente (mergulharam numa vida sem sentido e experimentam a mais profunda solidão) e parece-lhes que já só lhes falta morrer biologicamente. Quererão realmente morrer ou quererão sentir-se amados?

Com a eutanásia e o suicídio assistido provoca-se deliberadamente a morte de outra pessoa (matar) ou presta-se ajuda ao suicídio de alguém (ajudar a que outra pessoa “se mate”). A eutanásia não acaba com o sofrimento, acaba com uma vida!

Quer a eutanásia, quer a obstinação terapêutica desrespeitam o momento natural da morte (deixar morrer): a primeira antecipa esse momento, a segunda prolonga-o de forma artificialmente inútil e penosa.

Para nós, crentes, a vida não é um objeto de que se possa dispor arbitrariamente, é dom de Deus e uma missão a cumprir. E é no mistério da morte e ressurreição de Jesus que, como cristãos, encontramos o sentido do sofrimento.

Mesmo se nos cingirmos a uma reflexão filosófica, não é lógico contrapor o valor da vida humana ao valor da liberdade e da autonomia. É que a autonomia supõe a vida e sua dignidade. A vida é um bem indisponível, o pressuposto de todos os outros bens terrenos e de todos os direitos. Não pode invocar-se a autonomia contra a vida, pois só é livre quem vive. Não se alcança a liberdade da pessoa com a supressão da vida dessa pessoa. A eutanásia e o suicídio não representam um exercício de liberdade, mas a supressão da própria raiz da liberdade.

Temos também consciência de que nunca pode haver a garantia absoluta de que o pedido de eutanásia é verdadeiramente livre, inequívoco e irreversível. Em fases terminais sucedem-se momentos de desespero, alternando com outros de apego à vida. Porquê respeitar a vontade expressa num momento, e não noutro? Que certeza pode haver de que o pedido da morte é bem interpretado, talvez mais expressão de uma vontade de viver de outro modo, sem o sofrimento, a solidão ou a falta de amor experimentados, do que de morrer? Ou de que esse pedido não é mais do que um grito de desespero de quem se sente abandonado e quer chamar a atenção dos outros? Ou de que não é consequência de estados depressivos passíveis de tratamento? Estando em jogo a vida ou a morte, a mínima dúvida a este respeito seria suficiente para optar pela vida (in dubio pro vita).

Como cidadão e como crente, digo NÃO à Eutanásia e ao Suicídio Assistido, pois trata-se da interrupção voluntária do amor e da vida! Se fosse deputado o meu voto seria Não!”

Carina Vanessa do SC Braga bate recorde regional nos 400 metros

0
SC Braga

Carina Vanessa, atleta do SC Braga, bateu, esta quarta-feira, um novo recorde regional nos 400 metros, na primeira noite atlética, que decorreu no Altice Forum Braga.

A Gverreira do Minho venceu a prova com o tempo de 56,74, ultrapassando um recorde que perdurava desde 2001.

Hospital de Braga fornece gratuitamente medicação a doentes com cancro

0
DR

O Hospital de Braga anunciou no seu site oficial que vai começar a fornecer, de forma gratuita, medicamentos para doentes com cancro da mama e próstata. A medicação está disponível para levantamento na farmácia do Hospital, bastando apenas levar a prescrição médica.

De acordo com o Hospital de Braga, “esta medida vai abranger mais de mil doentes, que a partir de agora poderão deixar de adquirir esta medicação nas farmácias comunitárias, contribuindo, assim, para a redução do encargo financeiro no tratamento da sua doença”, pretendendo, desta forma, “garantir a equidade no acesso ao tratamento destas patologias e acompanhar o que tem vindo a ser implementado nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde”.

População de Mire de Tibães preocupada com avarias da iluminação pública

0
DR

A população e a Junta de Freguesia de Mire de Tibães estão preocupadas com as inúmeras avarias na iluminação pública. A Autarquia local já reportou por diversas vezes as anomalias à EDP, contudo, o prolongamento das avarias vai aumentando o sentimento de insegurança junto da população.

Pelo menos oito ruas de Mire de Tibães apresentam falhas na iluminação pública, causando constrangimentos diários à população, nomeadamente a Rua do Carrascal, Rua do Anjo, Rua de Penelas, Travessa da Barrosa, Rua S. Martinho de Tibães, Rua Fonte do Bicho, Rua 10 de Junho e Rua do Caim. Todas as deficiências de iluminação presentes nestas ruas foram reportadas à EDP pela Junta de Freguesia de Mire de Tibães, que se sente impotente face aos apelos da população.

“Temos vindo a reportar repetidamente e pelos meios próprios todas as avarias à EDP, uma vez que não temos competências nem meios para resolver estas situações. Acumulam-se de facto várias avarias e temos recebido apelos por parte da população, que se mostra preocupada. A falta de iluminação em vários pontos da freguesia comporta naturalmente potenciais problemas de segurança e de mobilidade”, disse José Magalhães, presidente da Junta de Freguesia de Mire de Tibães, assegurando que irá renovar os pedidos até que a iluminação seja reposta nos locais em questão.

“Se por um lado a falta de iluminação altera o ritmo de vida das pessoas, que muitas vezes evitam passar por locais escuros à noite, em alguns casos as pessoas não têm alternativa e têm mesmo de passar pelos locais em questão com o receio de que possa acontecer alguma coisa”, acrescenta o presidente.

A EDP estipulou um prazo de 10 dias para a reparação dos postes, tendo sido esse prazo amplamente ultrapassado.

Duas jovens assaltadas e agredidas em Braga

0
DR

Duas jovens de 20 anos foram assaltadas e agredidas esta madrugada, dia 6 de fevereiro, pelas 4h00, na Rua Doutor Feliciano Ramos, em Braga.

De acordo com a PSP, as jovens foram assaltadas por três indivíduos, em que dois deles agarram as vítimas pelo pescoço, ao mesmo tempo que lhes apontavam uma navalha, provocando a uma das jovens um pequeno golpe na orelha, enquanto que o outro suspeito retirou-lhes a carteira com dinheiro e documentos.

A PSP, na posse das características dos suspeitos, conseguiu intercetar e deter um dos suspeitos, com 18 anos de idade, que se encontrava na posse da carteira roubada.

O detido vai ser presente hoje no Tribunal Judicial de Guimarães.

Alerta para níveis elevados de pólen em Braga

0
DR

O distrito de Braga está com níveis de pólen elevados na atmosfera. De acordo com o Boletim Polínico Rede Portuguesa de Aerobiologia, os níveis elevados devem-se ao bom tempo que se fez sentir nestes últimos dias.

Na região de Braga vão prevalecer os pólenes das árvores cipreste e amieiro, seguidos pelos pólenes da árvore eucalipto e das ervas parietária e urtiga.

As concentrações elevadas de pólen podem provocar doenças alérgicas, podendo ser do aparelho respiratório (asma e rinite alérgica), dos olhos (conjuntivite alérgica) ou da pele (urticária e eczema).

Antiga escola Francisco Sanches vai ser transformada em equipamento de referência para a cultura

0
CM Braga

O Município de Braga vai avançar com criação de um centro cívico de matriz cultural na antiga escola Francisco Sanches. O projeto de requalificação do edifício, apresentado esta quarta-feira, vai transformar aquele espaço num equipamento de referência alinhado com a estratégia cultural da cidade para 2030 e com a candidatura a Capital Europeia da Cultural em 2027.

Para Ricardo Rio, este equipamento “será uma grande-mais valia para a dinâmica cultural da Cidade”. “A antiga escola Francisco Sanches será, a muito curto prazo, um espaço de grande vitalidade cultural e que irá complementar outras valências existentes no concelho”, referiu o edil, salientando que no total, o projeto deverá rondar os 4.5 milhões de euros.

A reabilitação será realizada de forma faseada, começando pela intervenção no rés-do-chão do edifício onde ficará instalado o Arquivo Municipal, incluindo o arquivo histórico, e serão criadas salas de consulta e uma biblioteca, uma zona de tratamento e higienização de documentos.

O concurso público para a realização da primeira fase deverá ser lançado até setembro, sendo que as obras poderão avançar ainda este ano. “O projeto pretende maximizar o enorme potencial deste edifício, que conta com uma área global de 6.415 m2, e aproveitar a sua centralidade. O edifício fica situado no coração da freguesia de S. Victor e estabelece a ligação entre o centro histórico e a Universidade do Minho”, lembrou a vereadora Olga Pereira.

A primeira fase, que inclui a cobertura do edifício, substituição de caixilharias e instalação do Arquivo Municipal, está orçada em cerca de um milhão e 500 mil euros. Segundo Olga Pereira, o Município irá aproveitar todas as oportunidades de financiamento que possam surgir em overbooking ou mesmo no âmbito do novo quadro comunitário de apoio. “Vamos permitir que o público se vá apropriando progressivamente da utilização do edifício, colocando à disposição as zonas que forem ficando disponíveis. Vamos também garantir a continuidade da utilização de algumas das estruturas que já se encontram sediadas aqui e incorporar novas dinâmicas que possam resultar o debate em torno da estratégia cultural 2030”, acrescentou Olga Pereira.

Já para a vereadora da Cultura, Lídia Dias, este projeto representa “um passo concreto na definição de uma política cultural para a cidade, que pretende transformar Braga numa cidade ainda mais vibrante e cosmopolita, capaz de responder aos desafios actuais do mundo global”.

“A antiga escola Francisco Sanches, um ícone da cidade, será um espaço dedicado à criação artística multidisciplinar. Os espaços da capela e do ginásio serão dotados de todas as condições necessárias para a realização de concertos, ensaios, showcases e outros eventos”, acrescentou Lídia Dias. O edifício terá ainda espaços para residências artísticas, de acolhimento de artistas emergentes e irá ainda albergar a Galeria do Eixo Atlântico.

Município de Braga assegura obras no Jardim de Infância de Lamas

0
CM Braga

No decorrer do atual mandato, o Município de Braga investiu mais de 300 mil euros em intervenções na freguesia de Lamas, com uma parte significativa a servir para a requalificação da piscina e da zona desportiva.

Os números foram avançados por Ricardo Rio, durante uma visita à freguesia que o Executivo Municipal efetuou esta quarta feira. Para o futuro, explicou o autarca, “existem muitos outros projetos a concretizar numa freguesia que tem uma dinâmica muito importante para todo o concelho e que tem sido um parceiro muito ativo na concretização de objetivos comuns”.

Uma das necessidades identificadas, prende-se com a intervenção no Jardim de Infância, uma obra inaugurada em 2005, mas que apresenta muitas lacunas de construção como infiltrações, humidade ou falta de aquecimento. “Esta é uma valência muito importante numa zona do concelho que tem todas as condições para crescer em termos demográficos e captar mais famílias e jovens. Nesse sentido, estamos cientes que os equipamentos escolares têm de corresponder a essa necessidade”, referiu Ricardo Rio, adiantando que “este caso de Lamas está perfeitamente sinalizado e esperamos avançar em breve com uma intervenção que qualifique este espaço”.

Durante a visita, Ricardo Rio assistiu ao arranque dos trabalhos do Lar de Idosos de Lamas, um equipamento “muito ambicionado e que vai trazer inúmeros benefícios para não apenas para a freguesia, mas para toda esta zona, criando postos de trabalho e novas dinâmicas”. Para a concretização desta nova valência, localizada junto à Piscina de Lamas, o autarca lembrou o papel “fundamental da InvestBraga e do Pelouro do Urbanismo que deram todo o contributo para que este projeto fosse agora uma realidade, através do reconhecimento como um investimento estratégico para o concelho”.

Uma das questões que mereceram atenção por parte do autarca, prende-se com a salvaguarda do impacto do Rio Ledo. Em períodos de maior pluviosidade, a população é afetada com a subida das águas na zona da ponte de Lamas, impedindo a circulação. “Do ponto de vista técnico, estamos disponíveis para apoiar este projeto e esperamos que possa vir a ter o envolvimento da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que noutros locais tem estado disponível para apoiar intervenções de qualificação ambiental e de minimização e mitigação de impactos em zonas alagáveis. Neste caso do Rio Ledo, trata-se uma intervenção premente não só para Lamas, mas também para as freguesias vizinhas que utilizam este acesso”.

Um dos projetos para o futuro é a criação de uma pista de BTT, junto ao loteamento da Bouça do Paço, num local aprazível e com um enquadramento paisagístico muito interessante. “É mais um desafio que a Junta de Freguesia nos lançou e que reputamos como um projecto diferenciador. Estamos abertos a essa possibilidade e vamos estudar esse projeto que irá muito para lá do impacto na própria freguesia traduzindo-se, mais uma vez, num equipamento para todo o concelho”, considerou Ricardo Rio.

A finalizar, o autarca enalteceu o esforço da Junta de Freguesia e particularmente do seu presidente “em criar um verdadeiro espírito de comunidade” ao lançar as bases para a criação da Associação de Freguesias da Veiga de Penso. “Acho que é um exemplo que devia ser replicado noutros contextos do nosso território e o presidente João Alves tem sido um dos motores desse desígnio ao tentar juntar os presidentes de freguesias vizinhas numa perspetiva mais alargada de território para toda esta zona da Veiga de Penso e que espero que venha a trazer bons dividendos no futuro”, disse.

Por seu turno, o presidente da Junta de Freguesia de Lamas considerou “urgente” a intervenção no Jardim de Infância e lembrou que a questão do Rio Ledo, é um problema transversal às freguesias vizinhas e que a resolução deste caso está nas mãos da APA e do Ministério do Ambiente. “Já efetuámos diligências junto dessas instâncias, não podemos reclamar só para a Câmara. Nós, Juntas de Freguesia, também temos que fazer o nosso papel e reclamar perante as instituições que têm a responsabilidade direta. Neste caso concreto, a Câmara não tem muito poder de intervenção, uma vez que cabe ao Ministério do Ambiente dar resposta e, mais importante ainda, autorizar a intervenção”, explicou João Alves.

UMinho com conferência e exposição sobre Leonardo da Vinci

0
Universidade do Minho

O auditório da Escola de Ciências da Universidade do Minho (UMinho), em Braga, recebe esta sexta-feira, às 15h00, a conferência “Leonardo da Vinci e Portugal”, por Carlos Fiolhais, professor da Universidade de Coimbra. A iniciativa tem entrada livre e insere-se no 2º Ciclo de Conferências em História e Filosofia das Ciências, que conta até maio com oradores de várias áreas.

Leonardo da Vinci (1452-1519) é considerado um dos principais cientistas e artistas da humanidade. Nos seus longos livros de apontamentos não citou Portugal, mas no “Codex Atlanticus” (1480-85) referiu um seu mapa-múndi que incluía as descobertas dos navegadores portugueses a corrigir as cartografias antigas. O seu primeiro biógrafo, Giorgio Vasari, citou também a encomenda de um cartão de tapeçaria para ser oferecida ao rei português D. Afonso V. Por outro lado, da Vinci foi referido em Portugal pela primeira vez no manuscrito “Da Pintura Antiga” (1548), por Francisco de Holanda, que possuiu um desenho seu.

500 anos do seu legado

Entretanto, a Biblioteca da Universidade do Minho no campus de Azurém, em Guimarães, acolhe até esta sexta-feira a exposição “Leonardo da Vinci: 500 anos do seu legado eterno”. A mostra fica depois patente, de 10 de fevereiro a 6 de março, na Biblioteca Geral do campus de Gualtar, em Braga. O evento tem entrada gratuita e é uma parceria entre os Serviços de Documentação e a associação Nova Acrópole.

A exposição – que tinha estreado pouco antes na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga – procura resumir a genialidade de um homem à frente do seu tempo, focando alguns dos seus trabalhos emblemáticos, como modelos de máquinas voadoras, estudos de embriões humanos, o “Homem de Vitrúvio” ou pinturas como “Mona Lisa” e “A Última Ceia”. Leonardo da Vinci destacou-se em múltiplas áreas, como engenharia, matemática, física, química, mecânica, geologia, botânica, anatomia, pintura, escultura, arquitetura, cartografia, filosofia, música e poesia. Quinhentos anos após a sua morte, continua a inspirar o mundo.