Início Site Página 30

Guimarães recebe fórum europeu sobre resiliência urbana

0
© CM Guimarães
© CM Guimarães

Guimarães está a receber, entre os dias 17 e 19 de junho, a 13.ª edição do Fórum Europeu de Resiliência Urbana (EURESFO), uma das mais importantes iniciativas internacionais dedicadas à adaptação às alterações climáticas, à sustentabilidade e ao desenvolvimento de cidades mais resilientes.

O evento, que decorre no Multiusos de Guimarães, reúne mais de 400 participantes, entre autarcas, investigadores, técnicos, representantes da sociedade civil e instituições da União Europeia. Organizado pela ICLEI Europa e pela Agência Europeia do Ambiente, o fórum tem como objetivo promover a partilha de experiências e a cooperação entre cidades e regiões europeias.

À margem do encontro, o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Araújo, destacou a relevância da iniciativa, considerando que Guimarães está “no topo mundial da reflexão e do debate” sobre os temas do ambiente e da sustentabilidade. O autarca sublinhou ainda que, enquanto Capital Verde Europeia 2026, o concelho tem a responsabilidade de transformar a ambição climática em ações concretas que melhorem a qualidade de vida das populações.

A edição deste ano centra-se em abordagens integradas à resiliência climática, procurando responder aos desafios ambientais, sociais e económicos cada vez mais interligados que se colocam às cidades do futuro.

Deputados do PSD Braga visitam ULS do Alto e Médio Ave e destacam indicadores de atividade

0
© PSD
© PSD

Os deputados eleitos pelo círculo de Braga realizaram visitas de trabalho às Unidades Locais de Saúde (ULS) do Alto Ave e do Médio Ave, com o objetivo de acompanhar a atividade assistencial e reunir com os respetivos Conselhos de Administração.

Durante as reuniões foram apresentados indicadores relativos ao volume de consultas, urgências, cirurgias, visitas domiciliárias e cobertura de médico de família, bem como investimentos em infraestruturas e equipamentos.

No caso da ULS Médio Ave, foi referido que em 2025 foram realizados mais de 3,4 milhões de contactos assistenciais, incluindo mais de 850 mil consultas nos cuidados de saúde primários e mais de 200 mil consultas hospitalares. Já a ULS Alto Ave destacou “melhorias na resposta cirúrgica e na organização dos serviços, com cobertura praticamente total de médico de família”.

Os deputados apontam também “a atividade na área da saúde materna e infantil”, referindo “o número de partos realizados e o funcionamento contínuo da urgência de obstetrícia na região”.

As duas unidades apresentaram ainda “investimentos em curso em áreas como saúde mental, pediatria, blocos cirúrgicos e cuidados de proximidade”.

Os deputados reconhecem “a existência de desafios, nomeadamente na área dos recursos humanos e dos cuidados continuados”, defendendo “uma leitura baseada em dados objetivos sobre o funcionamento do Serviço Nacional de Saúde”.

SC Braga já tem definido o calendário da pré-época 2026/27

0
© SC Braga
© SC Braga

O SC Braga já definiu o plano de preparação para a temporada 2026/27. O arranque dos trabalhos da equipa principal está agendado para 22 de junho, na Cidade Desportiva.

Entre os dias 4 e 10 de julho, os Gverreiros do Minho vão realizar um estágio em St. George’s Park, em Burton-on-Trent, no Reino Unido, centro de treinos das seleções inglesas. Durante esse período, a equipa disputará dois encontros particulares, ambos à porta fechada.

No total, o SC Braga realizará cinco jogos de preparação. O primeiro está marcado para 3 de julho, frente ao São João de Ver. Seguem-se os desafios diante do Buxton FC, a 7 de julho, e do Stoke City, a 10 de julho, ambos em Inglaterra. Já no regresso a Portugal, os bracarenses medem forças com o FC Vizela, a 14 de julho.

A apresentação aos adeptos acontecerá a 18 de julho, às 19:30, no Estádio Municipal de Braga, frente aos espanhóis do Celta de Vigo, naquele que será o único encontro desta fase de preparação aberto ao público.

Póvoa de Lanhoso reforça sinalização do Caminho de São Bento

0
© CM Póvoa de Lanhoso
© CM Póvoa de Lanhoso

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso procedeu à renovação e reforço da sinalética do percurso alternativo do Caminho de São Bento que atravessa o concelho, numa intervenção que visa melhorar as condições de segurança e comodidade para os peregrinos.

Antecipando um aumento significativo do número de caminhantes nos próximos meses, a autarquia substituiu azulejos danificados e reforçou a sinalização em vários pontos estratégicos do trajeto. O percurso complementar, que liga Santo Emilião a Serzedelo, foi concebido quase na totalidade fora das estradas nacionais, permitindo aos peregrinos evitar as EN310 e EN103, mais movimentadas e potencialmente perigosas.

Implementado em 2021, este itinerário foi criado com o objetivo de proporcionar uma alternativa mais segura para os milhares de devotos que se dirigem ao Santuário de São Bento da Porta Aberta, muitas vezes em grupos e durante a noite. A diferença em relação ao percurso original é inferior a um quilómetro, mas permite uma experiência mais tranquila e próxima da paisagem natural e do património local.

Para a autarquia, “esta aposta contribui não só para aumentar a segurança dos peregrinos, mas também para valorizar o território e proporcionar uma caminhada mais agradável a quem percorre este caminho de fé”.

Braga: Praça do Comércio com ecrã gigante com projetor para o Brasil – Haiti

0
© Sandra Antunes
© Sandra Antunes
A Praça do Comércio, frente ao Mercado Municipal de Braga, vai ter um ecrã gigante com projetor para transmitir o jogo entre Brasil e Haiti, a contar para o Campeonato do Mundo de Futebol, na madrugada de 20 de junho.

O espaço abre a programação na noite de 19 de junho, com pré-jogo a partir das 22:00, recebendo adeptos, especialmente da comunidade brasileira, e outros visitantes para acompanhar a partida num ambiente de convívio, com oferta gastronómica e bebidas.

O encontro entre a Seleção Brasileira de Futebol e a Seleção Haitiana de Futebol está marcado para as 01:30, prometendo uma noite de celebração do futebol internacional e de encontro entre culturas.

Reitor da UMinho reforça cooperação académica em Macau

0
© UMinho
© UMinho

O reitor da Universidade do Minho, Pedro Arezes, esteve em Macau, na China, onde participou no 35.º Encontro da Associação de Universidades de Língua Portuguesa (AULP), evento que assinala o 40.º aniversário da organização.

A iniciativa reuniu mais de 150 representantes de instituições de ensino superior de países lusófonos e contou com a presença do ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, num contexto de reforço da cooperação académica entre o espaço lusófono e a China.

Em paralelo ao encontro, decorreu também a 4.ª edição do Fórum dos Reitores das Instituições do Ensino Superior da China e dos Países de Língua Portuguesa, durante o qual foram assinados protocolos de colaboração entre universidades de Macau e várias instituições participantes.

No decorrer da visita, Pedro Arezes visitou ainda o State Key Laboratory of Lunar and Planetary Sciences, na Macau University of Science and Technology, onde manteve contactos com responsáveis académicos e científicos, aprofundando redes de cooperação internacional no domínio da investigação.

Museu Municipal de Esposende fecha para requalificação de 1,2 milhões de euros

0
© CM Esposende
© CM Esposende

O Museu Municipal de Esposende vai encerrar temporariamente ao público para o arranque dos trabalhos de requalificação do edifício, uma intervenção que pretende melhorar as condições de conservação do acervo, reforçar o conforto dos visitantes e modernizar os espaços de investigação e estudo.

Numa primeira fase, será realizada a desocupação integral do edifício, incluindo mobiliário, equipamentos e coleções, necessária à execução da empreitada. A intervenção representa um investimento de cerca de 1,2 milhões de euros, financiado pelo Programa Regional Norte 2030, com comparticipação de 70% através do FEDER.

A obra inclui a reabilitação do edifício da autoria do arquiteto Ventura Terra, situado no Largo Fonseca Lima, com trabalhos no exterior, substituição da cobertura, melhoria do isolamento térmico, novas caixilharias e correção de infiltrações. Estão também previstas melhorias nas infraestruturas técnicas, climatização, redes elétricas e sistemas de segurança.

No interior, será feita a reorganização das reservas museológicas e a modernização das condições de preservação do acervo, garantindo melhores condições para conservação, investigação e visitação.

Braga: IL apela à participação no Orçamento Participativo de Nogueira, Fraião e Lamaçães

0
© Freguesia Nogueira, Fraião e Lamaçães
© Freguesia Nogueira, Fraião e Lamaçães

A Iniciativa Liberal, através dos seus eleitos na União de Freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães, em Braga, Fernando Costa e Vítor Cerqueira, está a apelar à participação dos residentes no Orçamento Participativo em vigor, cujo prazo decorre até ao final de junho.

Segundo a estrutura local do partido, o instrumento resulta de um acordo com o executivo após as últimas eleições autárquicas e pretende reforçar a participação dos cidadãos na definição de parte dos recursos públicos da freguesia, permitindo que apresentem propostas em áreas como espaço público, ambiente, cultura, desporto, educação, coesão social e inovação.

A Iniciativa Liberal sublinha ainda que o objetivo passa por “aproximar os cidadãos das decisões locais e aumentar a sua capacidade de influência na gestão dos recursos da freguesia, apelando à participação ativa de todos os residentes com mais de 18 anos”.

Braga cheia para assistir ao primeiro jogo de Portugal em ecrã gigante

0
© Sandra Antunes
© Sandra Antunes

A Seleção Nacional volta a entrar em campo na próxima terça-feira, 23 de junho, às 18h00, para defrontar o Uzbequistão..

Centenas de adeptos reuniram-se esta quarta-feira no centro de Braga para acompanhar, em ecrã gigante, a estreia da Seleção Portuguesa de Futebol no Campeonato do Mundo de 2026.

O ambiente foi de entusiasmo e apoio à equipa das quinas, com famílias, grupos de amigos e visitantes a concentrarem-se na Avenida Central para a transmissão do encontro. Vestidos a rigor com as cores nacionais, os adeptos vibraram com cada lance, transformando a exibição pública num verdadeiro momento de celebração coletiva.

A iniciativa marcou a primeira transmissão de um jogo de Portugal em ecrã gigante na cidade durante a competição, reforçando o espírito de união em torno da seleção nacional. O resultado foi um empate a uma bola frente ao Congo.

A organização espera voltar a ter a mesma adesão nos próximos jogos da seleção, à medida que Portugal prossegue a sua caminhada no Mundial.

A Seleção Nacional volta a entrar em campo na próxima terça-feira, 23 de junho, às 18:00, para defrontar o Uzbequistão.

O respeito também joga futebol

0
© Paulo Veiga
© Paulo Veiga

Mal terminou o primeiro jogo de Portugal no Mundial e já surgiram os habituais emocionados críticos de serviço. Para alguns, o empate diante da República Democrática do Congo foi imediatamente catalogado como um fracasso, uma vergonha ou uma demonstração de fragilidade da Seleção Nacional. Mas talvez seja precisamente essa visão arrogante e simplista que mereça ser criticada.

Existe uma tendência perigosa no futebol moderno, a de acreditar que as seleções mais mediáticas entram em campo já vencedoras, apenas porque possuem jogadores mais conhecidos, campeonatos mais visíveis ou maior tradição internacional. Como se os jogos fossem ganhos pelos nomes estampados nas camisolas e não pelos homens que entram em campo para competir.

A República Democrática do Congo não chegou ao Mundial por acaso, não recebeu um convite de cortesia nem ocupou uma vaga por benevolência da FIFA. Está presente porque conquistou esse direito dentro das quatro linhas, ultrapassando adversários, vencendo jogos e demonstrando qualidade suficiente para figurar entre as melhores seleções do planeta.

Mais ainda, o Congo possui atletas de enorme valor, muitos deles a competir nas principais ligas europeias e mundiais, jogadores habituados a enfrentar semanalmente alguns dos melhores futebolistas do mundo. Merecem respeito, merecem reconhecimento e, acima de tudo, merecem que se abandone a ideia ultrapassada de que certas seleções africanas existem apenas para servir de figurantes nas grandes competições.

O futebol mundial evoluiu, as diferenças entre seleções diminuíram drasticamente. Hoje, qualquer equipa que chega a uma fase final de um Campeonato do Mundo possui organização, qualidade técnica, capacidade física e preparação táctica. Quem continua a olhar para determinadas seleções com sobranceria demonstra, acima de tudo, desconhecimento da realidade actual do futebol.

Portugal continua a ser uma das grandes seleções do mundo. Tem talento, experiência e ambição para lutar pelos objetivos mais elevados, mas isso não significa que vá vencer todos os jogos com facilidade, nem significa que os adversários devam baixar a cabeça perante o nome de Portugal.

O empate com o Congo não deve ser analisado como uma humilhação. Deve ser encarado como aquilo que realmente foi, um jogo entre duas seleções que conquistaram legitimamente o direito de estar no Mundial e que procuraram alcançar o melhor resultado possível.

Talvez a verdadeira lição deste empate seja outra, o futebol continua a lembrar-nos que o respeito é um valor fundamental, respeito pelos adversários, pelo mérito e pelo trabalho de quem percorreu milhares de quilómetros, ultrapassou dificuldades imensas e chegou ao maior palco do futebol mundial.

Porque, no final, o Mundial não pertence apenas às seleções mais poderosas, pertence a todos aqueles que tiveram talento, coragem e competência para lá chegar.

E a República Democrática do Congo, gostem alguns ou não, pertence por inteiro a esse grupo.

Mas, para a frente Portugal.