Mariana Machado, atleta do SC Braga, revalidou hoje o título de Campeã Nacional durante o Campeonato Nacional de Corta-Mato Longo, que decorreu no Seixal.
A Gverreira do Minho terminou a prova com o tempo de 00:26:27.
Lia Lemos terminou em terceiro lugar com a marca de 00:27:14.
A convite da Comissão Promotora de Homenagem a António Variações (2018-2024), o maestro Ivo Silva está a elaborar a partitura para bandas filarmónicas da letra e música “Guerra Nuclear”, de António Variações.
Ivo Silva esteve em julho no World Music Contest, que decorreu em Kerkrade, na Holanda, onde dirigiu a Banda Musical de Arouca. O maestro é autor da peça “Variações”, composta e dedicada ao Re: Flexus Trio, trio de música de câmara.
A partitura, após aprovação da família do cantor e salvaguardados os direitos autorais, será oferecida pela CPHAV à Banda Musical de Cabreiros de Braga em 2023, ano em que completará 180 anos de existência.
A partitura será interpretada para o ano pela primeira vez e em estreia mundial, em Cabreiros, e, posteriormente, em Fiscal (Amares) e em Arouca.
Uma casa de abrigo para gatos, estava localizada no jardim da Rua Ambrósio dos Santos, em Lamaçães, em Braga, foi furtada na noite de sábado.
O alerta foi dado por uma moradora que também denunciou os diversos atos de vandalismo a esta casa de abrigo. “A casa de gatos já tinha sido vandalizada várias vezes e chegaram a quebrar o rabo do gatinho (feitio da casinha). Devido ao constante vandalismo prendemos os pés da casinha numa arvore com uma corrente grossa. Cerraram a corrente e levaram a casinha, o que constitui crime por pertencer à Câmara Municipal de Braga. Existem várias casinhas espalhadas por Braga, Lamaçães é o único local onde cometem vandalismo contra a casinha”, lamentou Andréa Déia.
A casa de abrigo para gatos de rua foi colocada por Altino Bessa, vereador da Câmara Municipal de Braga, através do programa CED.
A Meia Maratona de Famalicão celebrou hoje a sua 8ª edição, numa manhã em que o desporto e a atividade física foram mote para reunir amigos e familiares.
Mário Passos, presidente da Câmara Municipal de Famalicão, e Fernanda Ribeiro, madrinha da prova, deram o tiro de partida para a prova de 21 km e ainda para a nova Corrida e Caminhada com 10 km de distância.
Num percurso que passa pelo centro histórico da cidade, mas também pela periferia, numa mistura de ambiente urbano e rural, foram muitos os corajosos atletas que aproveitaram esta manhã desportiva, mesmo quando a chuva não deu tréguas.
Hugo Daniel Santos vence nos 10 km
A estrear a distância dos 10 km, Hugo Daniel Santos (SC Salgueiros) foi o primeiro a cortar a meta aos 00:31:18, imediatamente seguido por Luís Mendes (Maia AC) com o tempo 00:31:29, e, a fechar o pódio, José Azevedo (Atlético Clube da Póvoa) com o tempo 00:31:59.
No setor feminino, foi Jéssica Pontes (Team El Comandante) que se destacou das restantes atletas, terminando a prova isolada aos 00:36:48. Na segunda posição ficou Rosa Soares (Team El Comandante) com 00:40:27, e na terceira ficou Beatriz Silva (ADEPE) com o tempo 00:41:02.
Hélio Gomes foi o grande vencedor
Na prova principal, foi o atleta do Sporting CP que, ao completar os 21 km em 01:06:33, venceu esta 8ª Meia Maratona de Famalicão.
Na segunda posição ficou Bruno Silva (Prime Running Clube), com o tempo 01:00:33, e João Cruz (Maia Atlético Clube) fechou o pódio aos 01:08:16.
Dulce Félix vence nas mulheres
A atleta do SL Benfica, Dulce Félix ficou na posição mais alta do pódio ao chegar à meta com o tempo 01:15:04. Em segundo lugar ficou Mónica Silva (SC Salgueiros), aos 01:15:21, seguida Filomena Costa (ACD Jardim da Serra) com o tempo 01:24:13.
Os atletas são alunos da Academia Braga Dança que estiveram presentes sob a orientação do treinador, competidor e mestre, André Silva.
“Dentro do espírito de fairplay e respeito pelo adversário, os combates terminaram com várias vitórias para todos os atletas, tendo vindo para Braga 7 pódios e medalhados”, informou Sónia Mota da Academia Braga Dança.
O Conselho Municipal do Imigrante, Integração e Interculturalidade de Braga reuniu na sexta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no sentido de abordar e discutir as políticas de integração dos cidadãos imigrantes no concelho.
Instituído pelo Município de Braga, o Conselho Municipal do Imigrante possui como principais objetivos “a promoção da cidadania e participação, a valorização da solidariedade e igualdade, o reforço da democracia e a concretização dos princípios do humanismo, contribuindo para a definição e desenvolvimento de estratégias e políticas de acolhimento dos cidadãos imigrantes na comunidade bracarense”.
Este órgão municipal, com competências de natureza consultiva, é constituído por representantes das organizações e associações com intervenção no domínio da imigração no concelho, representantes da autarquia e das Juntas de Freguesia, e representantes de entidades públicas (como a GNR, PSP, SEF e Segurança Social).
Esta reunião ficou marcada pela partilha de informações e experiências, a identificação de necessidades e dificuldades, e a reflexão sobre possíveis caminhos e soluções, evidenciando este órgão como uma plataforma fundamental de auscultação, comunicação e cooperação, para a melhor integração dos imigrantes em Braga.
“A solidariedade e o humanismo são pilares essenciais destas políticas, numa perspetiva de acolhimento de todas as pessoas, por forma a potenciar uma convivência intercultural, a diversidade e uma comunidade coesa”, referiu Sameiro Araújo.
De acordo com a vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, o Conselho Municipal do Imigrante, Integração e Interculturalidade pretende ser um “agente impulsionador da cidadania e participação, ao mesmo tempo que procura sustentar as políticas de integração dos cidadãos imigrantes”.
Este órgão municipal é “parte integrante de uma visão de cidade mais solidária, igualitária e humanista, comprometida com o combate ao preconceito, à discriminação e à exclusão social”, concluiu Sameiro Araújo.
No decurso dos últimos anos, o Município de Braga tem desenvolvido uma série de políticas que visam combater a discriminação e intolerância, afirmar os direitos humanos como núcleo vital e motor da cidadania, e construir uma cidade aberta, diversa, solidária e coesa.
A União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves vai receber a I Caminhada de Natal Solidária. Organizada pela coligação Juntos por Braga, esta iniciativa tem como objetivo “contribuir para a comunidade ajudando aqueles que mais necessitam e procurando melhorar a sua qualidade de vida”.
As inscrições para a caminhada, que se realizará no dia 1 de dezembro, a partir das 09:00, deverá ser realizada no próprio dia com a entrega de produtos alimentares e de higiene pessoal por parte dos participantes. Todos os bens angariados reverterão para o Grupo de Voluntários – Dádiva Voluntariado.
A caminhada será dividida em duas partes, tendo início na Igreja de Ferreiros com destino à Igreja de Gondizalves, num percurso de cerca de 4 km, onde à chegada será realizado um reforço alimentar. O bar da paróquia também estará em funcionamento.
Os mais corajosos poderão completar o restante percurso de regresso desde a Igreja de Gondizalves até ao ponto de partida, totalizando 7 km do percurso.
O SC Braga vai defrontar o SL Benfica, esta segunda-feira, às 15:00, em jogo correspondente à sétima jornada da Liga BPI.
Gonçalo Nunes, técnico das Gverreiras do Minho, acredita que esta será “uma batalha decidida nos pormenores”. “É um jogo entre os dois líderes da Liga, é sempre um jogo diferente. Contudo, preparámo-nos da mesma forma, com a mesma disciplina e organização de todos os jogos. É um jogo que todas as jogadoras querem jogar, nós treinadores também e a motivação e confiança estão no máximo”, disse.
Por sua vez, Anouk Dekker, disse que o segredo para a vitória será “o foco e trabalho de equipa durante todos os minutos de jogo”. “É uma equipa com muita qualidade. Vai ser um jogo duro, mas queremos os três pontos. Sabemos que temos de estar ao nosso melhor nível. Temos de estar focadas e ser pacientes, como equipa. Temos de demonstrar intensidade de início ao fim. Estamos empatadas, ambas as equipas venceram os seis jogos. Vai ser uma verdadeira batalha e queremos trazer os três pontos”, sustentou a jogadora.
O Município de Braga vai atribuir medalhas de mérito municipais a várias entidades e personalidades que se notabilizaram pelos seus feitos cívicos ou méritos pessoais. A proposta vai ser analisada em sede de reunião do Executivo Municipal, que se realiza amanhã, no gnration.
No total, serão 43 as medalhas de mérito que serão atribuídas no dia 4 de dezembro, numa cerimónia que irá decorrer pelas 18:00 no Theatro Circo, no âmbito das comemorações do Dia de São Geraldo, padroeiro da cidade de Braga.
A medalha de Grau Honra será atribuída ao Comando Distrital de Braga da PSP.
Já medalha de Grau Ouro será atribuída a Carlos Carvalhal, Carlos Oliveira, Céu Ameixinha, Jorge Braz, Manuel Rocha Armada e Cónego Roberto Rosmaninho Mariz.
A medalha de Grau Ouro será também atribuída a diferentes instituições da cidade. Nesse sentido, A Brasileira, a ABB, a Associação de Moradores do Bairro das Enguardas, Balanças Marques, a Doçaria Cruz de Pedra Sàbiá, o Dumiense Futebol Clube, a Eticadata, a Galeria Mário Sequeira, o Grupo Gonçalo Sampaio, as Irmãs Hospitaleiras da Casa de Saúde do Bom Jesus e a Serafim da Silva Jerónimo serão entidades agraciadas pelo Município durante esta cerimónia.
A medalha de Grau Prata será atribuída a Alexandra Gomide, António Melo, Cónego Eduardo Duque, David Rodrigues, Fernando Mendes, João Cardoso Rosas, João da Silva, João Dantas, João Granja, João Pedro Ribeiro, Joaquim da Silva Gomes, José Moreira da Silva, José Paulo Lopes, Luís Covas, Madalena Alves, Miguel Faria (a título póstumo), Pedro Seromenho, Regina Campos, Sara Rocha, Sebastião Peixoto e a Vasyl Bundzyak.
O Município de Braga vai também atribuir a medalha de Grau Prata a instituições da cidade. A Arte Total, a Associação de Voleibol de Braga, a CERCI Braga e a Sinfonietta de Braga serão também homenageadas pela autarquia.
A Liga Portugal decretou um minuto de silêncio em todos os jogos deste fim de semana da Taça da Liga para homenagear a memória de Fernando Gomes, figura notável do futebol português e antigo jogador do FC Porto e Sporting CP, que morreu vítima de doença prolongada.
“O Futebol Português ficou indubitavelmente mais pobre com o adeus de Fernando Gomes, o Bibota. Um adeus que marca todos aqueles que gostam de Futebol, e que leva a Liga Portugal a decretar um minuto de silêncio em todos os jogos da Allianz Cup, que decorrem este fim de semana de 26 e 27 de novembro de 2022”, disse a Liga Portugal.
Para a Liga, “um adeus sentido é sempre uma forma de perpetuar a figura de Fernando Gomes, conhecido por Bibota, um desportista respeitado e um ser humano de eleição, uma referência no país e a quem a Liga Portugal presta a sua homenagem”.