Início Site Página 2541

Bragahabit vai financiar projetos de melhoria ou requalificação nos bairros da cidade

0
© CM Braga
© CM Braga

A Bragahabit vai financiar dez projetos de melhoria e/ou requalificação propostos por associações de moradores ou outras entidades com intervenção local. Para estes projetos, apresentados no âmbito da primeira edição do programa “Viva o Bairro”, será alocado o valor global de cerca de 170 mil euros.

O “Viva o Bairro” é uma iniciativa local de habitação, criado pela Bragahabit em parceria com o Município de Braga, com o objetivo de intervir junto das comunidades locais para identificar necessidades em territórios prioritários.

Nesta primeira edição do “Viva o Bairro” foram apresentadas onze candidaturas, tendo sido aprovados dez projetos que serão financiados a 100% e até ao montante máximo de 20 mil euros.

Assim, serão financiados os seguintes projetos: ‘O Ringue da Amizade’, da Associação Pegadas do Brincar (20 mil euros); ‘Da Rua para o Ringue’, da Associação Parretas Team (19.660 euros); ‘Sénior Feliz, Saudável e Seguro’, da Associação de Moradores do Bairro Social das Enguardas (20 mil euros); ‘Viva às Andorinhas’, da Associação de Moradores das Andorinhas (20 mil euros); ‘Academia Tecl@rt’, da Delegação de Braga da Cruz Vermelha (20 mil euros); ‘Festival Internacional de Ilusionismo’, da Associação de Moradores de Montélios e S. Frutuoso (20 mil euros); ‘Todos ao Forum’, da Associação de Moradores do Aldeamento Bracara Augusta (11.750 euros); ‘Cativar’, da Associação Juvenil ‘A Bogalha’ (17.388,86 euros); ‘Escola de Música e Cidadania Picoto’, da Agência do Bem/Fundação Bomfim (20 mil euros); e ‘Turma do Bairro’, da Organização Portuguesa de Ajuda Humanitária (20 mil euros).

Para João Rodrigues, vereador que tutela a pasta da Habitação, o programa “Viva o Bairro” “procura responder às necessidades identificadas pelas comunidades em função dos seus contextos”. “Desta forma, apoiamos diretamente as redes locais nos territórios prioritários, privilegiando as áreas da cidadania, educação, emprego, exclusão social, solidariedade comunitária, desporto, saúde e bem-estar”, disse o vereador.

Recorde-se que o “Viva o Bairro” tem como objetivo promover o desenvolvimento local, fomentando a cidadania ativa, a capacidade de auto-organização e a procura coletiva de soluções, através da participação da população na melhoria das suas condições de vida. São elegíveis projetos/ações que se enquadrem nas seguintes áreas de intervenção: Intervenções Pontuais; Serviços à Comunidade e Pequenos Investimentos e Ações Integradas.

Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da UMinho comemora 47 anos

0
© UMinho
© UMinho

A Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas (ELACH) da Universidade do Minho assinala o seu 47º aniversário esta quarta-feira, dia 14 de dezembro, às 14:30, no auditório B1 do campus de Gualtar, em Braga. O evento tem entrada livre e pode ser também acompanhado online.

A sessão solene abre com uma breve evocação a Vítor Aguiar e Silva (1939-2022), nome maior da universidade portuguesa e dos estudos literários, que na UMinho foi vice-reitor e professor emérito e catedrático da ELACH, na qual fundou o Centro de Estudos Humanísticos e viu o seu nome atribuído à biblioteca da Escola.

O programa prossegue depois com o discurso do Presidente da ELACH, João Cardoso Rosas, a entrega de prémios escolares, a peça teatral “Conflito” e uma atuação do Coro de Alunos de Música da UMinho, intercalados por momentos de poesia. A sessão de encerramento conta com uma intervenção do Reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro.

Sobre a ELACH

A ELACH conta com cerca de 1400 estudantes em oito licenciaturas, onze mestrados e cinco doutoramentos em Braga e Guimarães, além de várias dezenas de docentes, investigadores e técnicos em atividades de ensino, investigação e ligação à comunidade. A Escola é formada por sete Departamentos (Estudos Asiáticos, Estudos Germanísticos e Eslavos, Estudos Ingleses e Norte-Americanos, Estudos Portugueses e Lusófonos, Estudos Românicos, Filosofia, Música) e por dois centros de investigação (CEPS – Centro de Ética, Política e Sociedade e CEHUM – Centro de Estudos Humanísticos).

Aposta no desenvolvimento das artes, da cultura humanista e do pensamento crítico e fomenta a valorização (inter)nacional da língua portuguesa. Promove ainda o multilinguismo e a criação de um ambiente multicultural, dedicando especial atenção à inovação, à interdisciplinaridade e à cooperação internacional, através de parcerias em todos os continentes.

Jovem apanhado esta madrugada em Braga a traficar droga

0
DR
DR

Um jovem de 23 anos foi detido, esta madrugada, em São Vicente, Braga, por tráfico de droga.

Segundo a PSP, o suspeito foi detido pelas 01:45, na Rua Américo Rodrigues Barbosa, tendo em sua posse cocaína suficiente para cerca de 24 doses e haxixe suficiente para cerca de quatro doses, que lhe foram apreendidas, assim como uma balança de precisão.

O jovem foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Famalicão.

Sons do Minho vão animar Festas de Santa Luzia em Guimarães

0
© Sons do Minho / DR
© Sons do Minho / DR

A freguesia de Guardizela, em Guimarães, vai festejar Santa Luzia com celebrações religiosas e animação musical. As festividades decorrem a 13, 17 e 18 de dezembro e contam com os Sons do Minho como cabeças de cartaz.

Programa:

13 de dezembro (terça-feira):

  • 09:30 – Eucaristia na Capela de Santa Luzia.

17 de dezembro (sábado):

  • 14:30 – Atuação do Grupo de Cavaquinhos de Guardizela;
  • 15:00 – Atuação do Grupo Folclórico de São Torcato;
  • 16:00 – Atuação do Grupo regional Folclórico e Agrícola de Pevidém;
  • 17:00 – Sessão de fogo de artifício.

18 de dezembro (domingo):

  • 09:45: Saída em procissão da Imagem de Santa Luzia em direção à Igreja;
  • 10:00 – Eucaristia em honra de Santa Luzia, cantada pelo Grupo Coral Litúrgico. No final decorre a procissão de regresso à Capela de Santa Luzia.
  • 15:00 – Atuação do Grupo Sons do Minho;
  • 17:00 – Tradicional Queima dos Macacos e no final será lançada uma sessão de fogo de artifício para encerrar as festividades.

Alunos de Guimarães vão participar no Intercâmbio Escolar do Eixo Atlântico

0
© CM Guimarães
© CM Guimarães

A EB2,3 João de Meira vai representar Guimarães no Intercâmbio Escolar do Eixo Atlântico com uma turma do 2.º ciclo. Os intercâmbios escolares entre jovens da Galiza e do Norte de Portugal estão de regresso a partir do mês de março, onde os alunos do 2º ciclo do ensino básico vão deslocar-se às escolas do país vizinho com a finalidade de promover e dar a conhecer entre os estudantes e professores, o seu município, os municípios integrantes do Eixo Atlântico e o próprio Eixo Atlântico, bem como o seu património (cultural, natural e imaterial).

A apresentação desta iniciativa decorreu em conferência de imprensa, realizada esta terça-feira, na Câmara Municipal de Guimarães. Adelina Pinto, presidente do Grupo Temático para a Educação e Cultura do Eixo Atlântico, destacou a importância da iniciativa como “uma oportunidade de aprendizagem” e possibilita aos jovens “conhecer outras realidades” através de projetos que respondem à definição do perfil do aluno na saída do ensino básico. A conferência contou ainda com as presenças de professora e aluna da EB23 João de Meira, Susana Jordão e Constança.

O secretário-geral do Eixo Atlântico, Xóan Vásquez Mao, apontou que esta iniciativa vai ao encontro da construção da cidadania europeia através dos mais jovens, numa aposta reforçada ao nível da juventude, educação e cultura. “Acreditamos muito neste programa e vamos fazer tudo para envolver mais escolas, mais municípios. Todavia, queremos que corra tudo bem e o importante é a qualidade e não a quantidade”, salientou.

Este programa pretende sensibilizar os estudantes para a importância de viver num município integrante do Eixo Atlântico e de formar parte da Eurorregião, bem como promover a realização de experiências didáticas que potenciem o uso do município como recurso educativo.

Nesta edição, perto de 250 estudantes de sete cidades da Eurorregião vão disfrutar deste programa. Os municípios participantes são: A Coruña, Braga, Guimarães, Ribeira, Santa Maria da Feira, Santiago de Compostela e Vila Real. Cada grupo será acompanhado por dois professores e um técnico municipal.

Os participantes, no decorrer das aulas, vão trabalhar com o Guia Didático, uma banda desenha que pretende mostrar aos jovens da Eurorregião, todas as cidades que fazem parte do Eixo Atlântico. Durante a primavera de 2023, terão lugar as visitas de estudo com uma duração entre 2 a 3 dias.

Os intercâmbios escolares foram uma iniciativa do Eixo Atlântico que começou há mais de 20 anos e foi retomado em 2018 por sugestão dos municípios de Vila Real e Santiago de Compostela. A atividade decorreu no ano letivo 2018-19 e dado o seu sucesso, decidiu-se continuar no ano seguinte, embora com a pandemia não tenha sido possível até agora.

Braga: Mire de Tibães vai festejar Nossa Senhora do Ó com benção das grávidas

0
© Senhora do Ó Tibães
© Senhora do Ó Tibães

A Freguesia de Mire de Tibães, em Braga, vai celebrar Nossa Senhora do Ó no próximo domingo, dia 18 de dezembro.

As celebrações irão decorrer na Capela de Nossa Senhora do Ó com a realização de uma Eucaristia às 10:30 onde será feita a benção a todas as grávidas que estarão presentes.  

No final da Eucaristia, a Comissão de Festas irá presentear as pessoas com um lanche.

Braga: Igreja Paroquial de Fraião recebeu Concerto Solidário de Natal

0
© Junta de Nogueira, Fraião e Lamaçães
© Junta de Nogueira, Fraião e Lamaçães

No domingo, na igreja Paroquial de Fraião, em Braga, realizou-se um Concerto Solidário de Natal, organizado pela Junta de Freguesia, que juntou cerca de três centenas de pessoas para vivenciar e testemunhar o verdadeiro espírito do Natal.

Este concerto contou com a parceria do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian que levou a palco a orquestra de sopros e o coro do secundário. A Junta de Freguesia referiu que esta iniciativa tem uma finalidade única e exclusivamente altruísta: ajudar, com bens alimentares não perecíveis, agregados carenciados da freguesia, que no atual momento se encontram a passar dificuldades. “Dificuldades que se agravaram por causa da guerra, da inflação e da subida vertiginosa dos preços dos bens de primeira necessidade”, afirmou a secretária da Junta, Suzana Leite.

© Junta de Nogueira, Fraião e Lamaçães

“Foi um concerto que sensibilizou toda a comunidade”, tal como refere o presidente da Junta, José Pinto de Matos, dada “a grande adesão da população que contribuiu com vários bens, e que fará com que o Natal de todos aqueles que irão receber os bens doados seja mais quente e feliz”.

Associou-se a este concerto o Município que marcou presença com a vereadora da Educação e da Inovação e Coesão Social, Carla Sepúlveda.  Juntaram-se ainda a esta causa o vereador Artur Feio e a deputada da Assembleia da República, Palmira Maciel.

A Junta de Freguesia salienta, ainda, que este evento “não se teria concretizado se não tivessem tido o apoio de alguns parceiros, nomeadamente a DST group, o Leroy Merlin e vários particulares que contribuíram de diferentes formas”.

A Junta de Freguesia encerrou o concerto, agradecendo a todos os presentes e em particular aos alunos, enaltecendo o trabalho realizado pelo Conservatório de Braga que “é um exemplo na transmissão de valores de solidariedade”.   

Associações de Braga promovem visita guiada gratuita pelos vestígios da Cidadela Medieval

0
© Braga +
© Braga Mais

As associações Braga Mais e JovemCoop organizam, no próximo sábado, dia 17 de dezembro, mais um percurso pelo património bracarense, feita pelos vestígios da Cidadela Medieval. 

Esta iniciativa, que tem um cariz solidário, tem início marcado para as 10:00, no Arco da Porta Nova.

O objetivo desta visita guiada é percorrer todas as oito portas e torreões que constituíam o perímetro medieval bracarense, que contava com sensivelmente 1.300 metros de comprimento. O castelo de Braga e os panos de muralha ainda subsistentes serão também abordados durante esta visita.

O percurso vai contar ainda com passagens junto à Torre de Menagem, Torre da Porta Nova e antigo Paço dos Arcebispos. Integrado no programa desta manhã cultural está também a visita ao pelourinho de Braga, o monumento nacional mais desconhecido dos bracarenses.

Esta iniciativa tem um teor solidário, já que os participantes são convidados a trazer garrafas de azeite, que serão posteriormente doadas à Comissão Social de São Victor com o intuito de compor os cabazes de Natal que são entregues às famílias mais carenciadas. Trata-se de uma forma das associações se agregarem à Missão Põe Azeite 2022 que tem sido levada a cabo pelo Grupo Coral de Guadalupe.

Quem não puder participar, poderá também contribuir com uma garrafa de azeite, entregando na Junta de Freguesia de São Victor ou entrando em contacto com a JovemCoop, que se disponibiliza para fazer a recolha. Também poderá contribuir através de MBWay (91934796), considerando o valor de 1 garrafa de azeite igual a 3 euros.

A participação é livre.

Braga vai atribuir 200 euros por cada nascimento ou adoção

0
© CM Braga
© CM Braga

A Câmara Municipal de Braga vai criar um programa de incentivo à natalidade e à adoção. A medida “Braga Mais Família”, que estará em análise na Reunião Descentralizada do Executivo, esta quarta-feira, visa contribuir para o aumento da taxa de natalidade no concelho.

O apoio financeiro de 200 euros será atribuído às crianças nascidas entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2023, cujos agregados familiares tenham residência fiscal em Braga, no mínimo, há um ano antes da data de nascimento. Este incentivo será também concedido a crianças com idade igual ou inferior a 6 anos, que sejam adotadas durante o próximo ano.

De acordo com o regulamento, o apoio será atribuído numa tranche única, por cada nascimento ou adoção, mediante comprovativo de despesas efetuadas em bens e serviços considerados indispensáveis ao desenvolvimento saudável da criança.

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, recorda que a Autarquia “tem vindo a assumir um papel importante e relevante nesta área, através da implementação de diversas medidas de apoios às famílias”. Ainda assim, considera o edil, “urge adoptar medidas concretas que contribuam para salvaguardar o futuro geracional da população do concelho e para a fixação de residentes”.

Este apoio será atribuído a um dos progenitores, casados ou que vivam em união de fato, com quem a criança resida, ou ao progenitor/a que tiver a sua guarda ou ainda a qualquer pessoa singular a quem, por decisão judicial ou administrativa, a criança esteja confiada e com quem a mesma resida, nomeadamente por adopção.

O pedido de apoio terá de ser efetuado mediante o preenchimento de um formulário que deverá ser entregue no Balcão Único ou remetido por correio ou via eletrónica. Do pedido devem constar diversos documentos que estão previstos no regulamento do programa que, posteriormente, poderá ser consultado no portal da Câmara Municipal de Braga. No caso de aprovação por parte do Executivo Municipal, o programa “Braga Mais Família” entrará em vigor após publicação em Diário da República.

Altice Forum Braga recebe concerto solidário para apoiar a CERCI

0
© InvestBraga
© InvestBraga

A CERCI Braga e o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian juntam-se para um concerto solidário que irá levar o público numa “viagem pelos afetos” na próxima quarta-feira, 14 de dezembro, a partir das 21:00, no Altice Forum Braga.

“Leva-me” é um concerto solidário onde a viagem e a valorização são os principais focos que iluminam todo caminho que ainda falta percorrer. Este é um concerto imersivo que celebra os afetos, a música, onde se espera concretizar sonhos e ajudar a que os outros também o possam fazer.

Numa época de solidariedade e de esperança, este espetáculo procura dar voz a estes valores através da arte e da sensibilidade que existe em cada um de nós.

Com um custo de 3 euros, que revertem a integra para a CERCI Braga, os bilhetes estão à venda nas bilheteiras do Altice Forum Braga.