Segunda-feira, Maio 20, 2024
17.8 C
Braga
RegiãoGuimarãesAlunos de Guimarães vão participar no Intercâmbio Escolar do Eixo Atlântico

Alunos de Guimarães vão participar no Intercâmbio Escolar do Eixo Atlântico

© CM Guimarães

A EB2,3 João de Meira vai representar Guimarães no Intercâmbio Escolar do Eixo Atlântico com uma turma do 2.º ciclo. Os intercâmbios escolares entre jovens da Galiza e do Norte de Portugal estão de regresso a partir do mês de março, onde os alunos do 2º ciclo do ensino básico vão deslocar-se às escolas do país vizinho com a finalidade de promover e dar a conhecer entre os estudantes e professores, o seu município, os municípios integrantes do Eixo Atlântico e o próprio Eixo Atlântico, bem como o seu património (cultural, natural e imaterial).

A apresentação desta iniciativa decorreu em conferência de imprensa, realizada esta terça-feira, na Câmara Municipal de Guimarães. Adelina Pinto, presidente do Grupo Temático para a Educação e Cultura do Eixo Atlântico, destacou a importância da iniciativa como “uma oportunidade de aprendizagem” e possibilita aos jovens “conhecer outras realidades” através de projetos que respondem à definição do perfil do aluno na saída do ensino básico. A conferência contou ainda com as presenças de professora e aluna da EB23 João de Meira, Susana Jordão e Constança.

O secretário-geral do Eixo Atlântico, Xóan Vásquez Mao, apontou que esta iniciativa vai ao encontro da construção da cidadania europeia através dos mais jovens, numa aposta reforçada ao nível da juventude, educação e cultura. “Acreditamos muito neste programa e vamos fazer tudo para envolver mais escolas, mais municípios. Todavia, queremos que corra tudo bem e o importante é a qualidade e não a quantidade”, salientou.

Este programa pretende sensibilizar os estudantes para a importância de viver num município integrante do Eixo Atlântico e de formar parte da Eurorregião, bem como promover a realização de experiências didáticas que potenciem o uso do município como recurso educativo.

Nesta edição, perto de 250 estudantes de sete cidades da Eurorregião vão disfrutar deste programa. Os municípios participantes são: A Coruña, Braga, Guimarães, Ribeira, Santa Maria da Feira, Santiago de Compostela e Vila Real. Cada grupo será acompanhado por dois professores e um técnico municipal.

Os participantes, no decorrer das aulas, vão trabalhar com o Guia Didático, uma banda desenha que pretende mostrar aos jovens da Eurorregião, todas as cidades que fazem parte do Eixo Atlântico. Durante a primavera de 2023, terão lugar as visitas de estudo com uma duração entre 2 a 3 dias.

Os intercâmbios escolares foram uma iniciativa do Eixo Atlântico que começou há mais de 20 anos e foi retomado em 2018 por sugestão dos municípios de Vila Real e Santiago de Compostela. A atividade decorreu no ano letivo 2018-19 e dado o seu sucesso, decidiu-se continuar no ano seguinte, embora com a pandemia não tenha sido possível até agora.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES