As crianças da Freguesia de Palmeira, em Braga, receberam a visita do Pai Natal que levou alegria e muitos presentes. A iniciativa foi promovida pela Junta de Freguesia.
“Montámos uma operação em larga escala, com várias equipas a distribuir presentes pelas crianças de Palmeira. É um pequeno gesto dirigido, sobretudo, aos mais novos. Nesta iniciativa, a Junta de Freguesia desejou também um feliz Natal e um próspero Ano Novo a todos os palmeirenses”, explicou César Gomes, presidente da Junta de Freguesia de Palmeira.
A distribuição dos presentes arrancou na Junta de Freguesia de Palmeira e durou toda a manhã. Durante a iniciativa, as crianças deram as boas-vindas ao Pai Natal, recebendo de braços abertos as prendas oferecidas.
A cantora Claudisabel morreu na madrugada desta segunda-feira, 19 de dezembro, num acidente de automóvel.
O anúncio foi efetuado pela sua editora, na sua página oficial.
“É com profundo pesar, dor e tristeza que comunicamos o falecimento da cantora Claudisabel, após acidente automóvel nesta madrugada. A sua voz, alegria e frontalidade que a caracterizam deixam mais pobres a música portuguesa e todos que tiveram a oportunidade de a conhecer e privar com ela”, escreveu a Nucafé Records.
A Vila de Prado prepara-se para entrar em 2023 com o tradicional “Mergulho no Cávado- 1º Domingo do Ano” que calha no dia 1 de janeiro, às 11:15, com a beleza natural da Praia Fluvial do Faial como pano de fundo.
A iniciativa começou com Mousinho, mais conhecido como “o homem do rio” e é aberta a toda a população sem necessidade de inscrição. Basta aparecer no dia, à hora marcada.
No final, será servido um Porto de Honra e uns docinhos, entre outras surpresas preparadas para animar o evento. O frenesim em torno da praia é evidente durante a época balnear, em que recebe largos milhares de visitantes, vindos dos mais diversos pontos do país. Uma azáfama que, naturalmente, esmorece durante os meses mais frios.
De acordo com a organização, “um dos objetivos do Mergulho no Cávado passa por chamar a atenção para a imensa beleza natural de um espaço que deve continuar a ser cuidado e preservado, porque merece uma visita em qualquer altura do ano. Em simultâneo, assume-se também como uma excelente iniciativa para momentos de confraternização e convívio entre pradenses e visitantes. O mergulho é ainda uma boa forma de afastar doenças no início do ano. Se os desportistas de alta competição usam as baixas temperaturas para acelerar a recuperação muscular, quem somos nós para duvidar do método?”, disse.
A temperatura da água deverá rondar os 12Cº, pelo que é bem provável que esteja mais frio fora do que dentro de água.
A Casa do Povo de Martim de Barcelos regressou a casa com a taça de vice campeão do campeonato nacional por equipas.
O Pavilhão Multiusos da Ajuda, em Lisboa, recebeu no sábado o campeonato nacional por equipas na modalidade de luta livre olímpica e luta Greco-Romana, decorrendo em paralelo o Open de cadetes e o último circuito da época no Beat the Streets.
A comitiva formada por 12 atletas, arrecadou várias vitórias importantes, que culminaram com uma excelente prova da equipa martinense. A performance da equipa composta por José Silva – 67Kg, Miguel Santos – 77Kg, Carlos Rodrigues – 87Kg (lutador e treinador) e Miguel Carvalho -97Kg, foi apenas superada pela equipa da Junta de Freguesia de Casal de Cambra, tendo esta participado com mais elementos suplentes e com a categoria de 60Kg, categoria onde a equipa martinense não conseguiu colmatar, tornando-se assim vice campeã nacional por equipas.
Em paralelo no campeonato Open de cadetes estilo Greco Romana, a equipa teve uma prestação acima da média com todos os elementos a alcançar o mais alto patamar no pódio, com João Maia – 55Kg, Tiago Silva – 60kg e João Lopes 65 Kg. Na mesma competição, a atleta Letícia Loureiro – 53Kg na modalidade de luta livre feminina terminou a sua participação na 2ª posição.
Não menos importante no circuito Beat the street, para os atletas mais novos, também com excelentes prestações, Tiago Gomes Benjamim G3, Dinis Silva Infantil G2, Eduardo Rocha Infantil G4, Miguel Marques Iniciado, alcançaram a primeira posição classificativa, terminando assim da melhor forma a participação da equipa barcelence na modalidade.
A Corrida de São Silvestre de Braga, que se realiza no dia 30 de dezembro, vai condicionar o trânsito e estacionamento automóvel em várias artérias da cidade.
Assim, é proibida a circulação automóvel no dia 30 de dezembro, entre as 20:00 e as 23:30, nos seguintes arruamentos:
Avenida Central, Rua dos Chãos, Praça Alexandre Herculano, Rua Gabriel Pereira de Castro, Rua do Carmo, Praça Conde de Agrolongo, Praça Conselheiro Torres Almeida, Rua Dom Frei Caetano Brandão, Largo Paulo Orósio, Rua do Alcaide, Rua Dom Gonçalo Pereira, Rua Dom Afonso Henriques, Rua de São Lázaro, Rua do Raio, Avenida da Liberdade, túnel de acesso da Av. António Macedo à Avenida da Liberdade, Avenida da Imaculada Conceição, Largo São João da Ponte, Avenida João XXI, Avenida João Paulo II (entre a Av. João XXI e a rotunda das Piscinas), Avenida 31 de Janeiro (entre a Rua Dr. Francisco Duarte e o Largo Senhora-a-Branca), Largo Senhora-a-Branca, Rua de Santa Margarida, Rua Conselheiro São Januário, Rua Gabriel Pereira de Castro, Rua de S. Vicente e Rua das Oliveiras (entre a Rua de Espanha e a Rua de S. Vicente).
Pelo mesmo motivo e no período mencionado, o trânsito é especialmente condicionado em todas as artérias que se situem no interior do perímetro da prova ou que com ele conflituem, designadamente:
Rua do Carvalhal, Rua de Santo André, Praça Mouzinho de Albuquerque, Rua de S. Gonçalo, Rua das Oliveiras até à Rua de Espanha, Rua de S. Gonçalo, Rua de Camões, Rua da Regueira, Rua do Sardoal, Rua do Raio, Rua 25 de Abril, Rua Sá de Miranda, Rua S. Geraldo, Rotunda Comendador Santos da Cunha, Rua da Restauração, Rua Beato Miguel de Carvalho e Rua de S. Victor.
É igualmente proibido o estacionamento automóvel na Rua dos Chãos e na extensão da Avenida Central após o túnel de acesso à Avenida da Liberdade, entre as 14:00 do dia 29 de dezembro e as 23:30 do dia 30 de dezembro.
A reabertura ao trânsito das artérias, e tendo em conta o percurso definido, ocorrerá de uma forma progressiva, de acordo com a passagem da corrida em cada um dos arruamentos.
“Que grande desfile de Pais Natais Motards pelas ruas da cidade de Braga. Obrigado a todos os participantes, sem vocês seria só mais uma voltinha. E o Natal também é isto, família reunida. Obrigado Família Motard”, agradeceu a organização.
O Moto Clube de Braga também participou na Festa de Natal de Ferreiros que decorreu no sábado, onde um membro deste clube transportou o Pai Natal de mota. Leia o artigo aqui.
Morreu Fernando Costa, um dos administradores do grupo Bernardo da Costa. Tinha 33 anos.
Fernando Costa faleceu este sábado enquanto andava à caça em Valencia, Espanha. A imprensa local avança que enquanto atravessava um arame farpado, a arma terá caído e disparado, atingindo-o mortalmente.
O Grupo Bernardo Costa escreveu uma nota de pesar na página de Facebook. “É com imensa tristeza e sentimento de pesar que comunicamos o falecimento de um dos nossos administradores. O Fernando era um homem honesto, alegre, amigo do seu amigo e pai de família. Deixou um bocadinho dele em todos nós e levou com ele um pouco de cada um que se cruzou no seu caminho. Os sinceros sentimentos a toda a família e amigos, unidos em torno desta enorme dor”, pode ler-se.
As cerimónias fúnebres terão lugar na terça-feira, 20 de dezembro, pelas 10:30 na Igreja de São Victor, em Braga.
O Pavilhão Municipal de Ferreiros, em Braga, encheu na tarde deste sábado para a grande Festa de Natal das crianças.
Organizado pela União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves, em parceria com o Movimentos Cívico por Ferreiros (GIRAR), a Associação Amigos “Os Satélites 79” e o Dínamo Futebol Clube, o evento natalício contou com a solidariedade das crianças e dos pais que doaram brinquedos e bens alimentares para as famílias mais carenciadas.
O público presente assistiu à peça de teatro “Uma Capuchinho e Três Porquinhos no Era Uma Vez”, encenada pela TinBra, e espetáculos musicais por um Grupo de Música de saxofone e clarinete, pelo grupo Ensemble de Guitarras da AE Maximinos e pelo dueto Fernando Nodal, no saxofone, e de Ana Carolina, na flauta transversal.
Carolina Teixeira, presidente da União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves, iniciou a Festa de Natal onde agradeceu a presença dos pais e das crianças e desejou umas Boas Festas ao público presente.
“Sejam bem-vindos à Festa de Natal da União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves. Todos os anos estamos juntos nesta magnífica festa com a magia de Natal. Vai haver muitas surpresas e que ninguém vá embora porque teremos a chegada do Pai Natal. Desejo uma tarde excelente, um Natal muito feliz e que o Pai Natal voz traga muitas prendas, é o que desejamos”, referiu a autarca.
Os membros do Executivo e da Assembleia da Junta marcaram presença no evento, assim como Carla Sepúlveda, vereadora da Educação, Inovação e Coesão Social da Câmara Municipal de Braga, que deixou uma mensagens para os mais pequenos.
“Foi um prazer muito grande poder participar na vossa festa e ver esta peça de teatro que gostei muito. Sabem porquê? Porque falou de afetos e o Natal é partilha, é amor, é dar de nós aos nossos avós e aos nossos pais. Não se esqueçam que o Natal não é só prendas. É certo que fazem parte, mas o amor é mais importante. Um Santo Natal a todos e um beijinho muito especial para todos vocês”, desejou a vereadora.
As crianças foram surpreendidas com o Pai Natal que chegou de mota ao Pavilhão Municipal de Ferreiros por um membro do Motoclube de Braga.O evento natalício encerrou com um momento musical pelo Coro de Natal do Grupo de Jovens Esperança de Gondizalves.
Carolina Teixeira aproveitou para agradecer ao Agrupamento de Escolas de Maximinos, à Associações de Pais, à Associação GIRAR, à Associação ‘Amigos Satélites 79’, ao Motoclube de Braga, ao Município e “a todos os músicos que participaram e embelezaram a tarde dedicada às crianças”.
A Parada de Natal espalhou a magia natalícia pelas ruas de Braga. A iniciativa levou este domingo centenas de pessoas ao centro histórico da cidade em mais uma atividade da Braga é Natal.
O desfile contou com cerca de setecentas figuras simpáticas e alusivas à época, sem faltar o tão esperado Pai Natal que arrecadou muitos sorrisos às crianças.