Tal como tem vindo a acontecer nos últimos anos, a população de Merelim São Pedro e Frossos, em Braga, foi brindada, este sábado, com uma Parada de Natal. A iniciativa foi promovida pela autarquia local que distribuiu presentes pelos seniores e crianças.
“Esta é já uma iniciativa emblemática do Natal da União de Freguesias de Merelim e Frossos. Levámos um pouco de alegria à população com a nossa boa disposição e com alguns presentes”, explicou Adélia Silva, presidente da autarquia local.
O Pai Natal, os duendes e outras personagens características desta época festiva percorreram as ruas da União de Freguesias.
As crianças foram as maiores protagonistas da Festa de Natal em Guisande, Braga. A festa foi promovida pela Junta de Freguesia com a colaboração de professoras, educadoras e auxiliares.
“À semelhança do que tem vindo a acontecer todos os anos, voltámos a organizar esta festa de Natal especialmente dedicada às nossas crianças. Este evento é, por isso, uma tradição muito aguardada pela nossa população”, disse Augusto Carvalho, presidente da União de Freguesias de Guisande e Oliveira São Pedro.
O momento mais aguardado da festa foi reservado para o final, com a chegada do Pai Natal.
Ao início da tarde deste sábado, no Hotel de Guimarães, teve lugar a sessão de abertura e boas-vindas do X Encontro Nacional de Dadores de Sangue, um evento organizado pela Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES). O evento reuniu as várias associações e grupos de dadores benévolos de sangue com o objetivo de apresentar contributos para o melhor funcionamento do movimento da dádiva de sangue.
Na sessão de abertura, a mesa foi constituída pelo ministro da Saúde, Miguel Pizarro, pelo presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, pela presidente do Conselho Diretivo do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, Maria Antónia Escoval, pelo presidente da FEPODABES, Alberto Mota, e pelo presidente da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Guimarães, João Costa.
As intervenções iniciais, de João Costa e de Alberto Mota, alinharam-se na ideia de que o papel dos dadores de sangue é de grande responsabilidade e de que há desafios que se colocam nos dias de hoje que necessitam de resposta, como, por exemplo, a captação dos jovens para a dádiva. Alberto Mota agradeceu a Domingos Bragança todo o apoio prestado pela autarquia sempre que este é solicitado.
Após a intervenção de Maria Antónia Escoval, que apontou as alterações demográficas e climáticas e as doenças emergentes como os grandes desafios para a dádiva de sangue, e que deixou um “muito obrigada” a todos os dadores em nome do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, Domingos Bragança, Presidente da Câmara, referiu que Guimarães, cidade fundacional de Portugal, que faz da sua história uma história feita futuro, estará sempre do lado das associações e instituições de saúde do território, para que “o bem-estar e a saúde da população” não sejam postos em causa. Após elogiar a dedicação de Alberto Mota na defesa da causa que decidiu abraçar, o Edil lembrou a primordial importância do sistema de saúde local, sub-regional, regional e nacional e da sua gestão, lembrando a recente notícia da constituição de uma Unidade Local de Saúde em Guimarães, para a integração dos cuidados de saúde do Hospital com os dos Centros de Saúde e outras entidades.
Domingos Bragança, interpelando o ministro da Saúde, disse que está disponível para iniciativas de inovação em saúde e para integrar o grupo de trabalho que foi constituído para a implementação da Unidade de Saúde Local, mas que não deixará de “estar atento” à necessidade de se olhar para Guimarães como um território que serve cerca de meio milhão de cidadãos através do seu Hospital Senhora da Oliveira. “Estarei sempre disponível para, em cooperação com as entidades de saúde, abraçar a causa maior que é a saúde dos Portugueses”, concluiu.
A encerrar a sessão de abertura, Miguel Pizarro agradeceu a todos os dadores benévolos de sangue pela dedicação e altruísmo, dizendo que em Portugal os mais de 100 mil dadores são de grande importância para o Sistema Nacional de Saúde, que reputou como uma das conquistas mais importantes na democracia portuguesa. O Ministro da Saúde disse ainda valer a pena viver “num país onde as pessoas se portam assim”, numa alusão ao espírito de solidariedade de todos os que, de uma forma desinteressada, doam sangue.
O X Encontro Nacional de Dadores de Sangue servirá ainda para apelar a todas as pessoas saudáveis, sobretudo aos jovens, para doarem sangue, escolhendo nesta quadra o lema “Melhor prenda deste Natal – Dê Sangue, Dê Vida”.
O SC Braga venceu hoje o Guia FC por 0-4 e apurou-se para os quartos de final da Taça de Portugal.
Os golos foram apontados por Laura Luís (26′, 45+3′ e 64′) e Vitória Almeida (51′).
Este foi o último desafio das Gverreiras do Minho em 2022, que terminam o ano no segundo lugar na Liga BPI 2022/23, e mantêm-se na Taça da Liga e Taça de Portugal.
A Câmara Municipal de Vieira do Minho promoveu o tradicional Jantar de Natal para os trabalhadores da Autarquia. A iniciativa decorreu num ambiente de fraterno e animado convívio entre todos os participantes.
O convívio, que decorreu na cantina da Escola Básica Domingos Abreu, juntou funcionários e colaboradores de todos os setores do Município.
Após o jantar, o presidente da Câmara Municipal, António Cardoso, dirigiu palavras de agradecimento e incentivo aos trabalhadores presentes no convívio, agradecendo a presença dos trabalhadores e o empenho demonstrado durante o corrente ano e renovou o apelo para que esse empenho e dedicação se mantenham no próximo ano.
Na sua breve intervenção, o autarca concluiu com os votos de Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.
Voltou a ser muito participada a festa de Natal de Este São Pedro e Este São Mamede, em Braga, promovida pela Junta de Freguesia. As crianças foram as protagonistas neste evento natalício que decorreu este sábado, no salão nobre da autarquia local, em Este São Mamede.
“É um motivo de grande orgulho e emoção poder assistir a este grande momento protagonizado pelas crianças de Este São Pedro e de Este São Mamede. A população também aderiu em grande número, numa iniciativa que envolveu vários grupos da freguesia”, disse Manuel Carvalho, presidente da Junta de Freguesia.
Dança, teatro e muita cor fizerem parte da festa. As crianças conquistaram a atenção e as palmas do público numa tarde em que de grande convívio.
Um jovem foi esfaqueado, na madrugada deste domingo, por três pessoas, em Parada de Gatim, Vila Verde, avança O Minho.
De acordo com aquele jornal, o crime terá acontecido devido a um ajuste de contas. O jovem foi esfaqueado nas costas e transportado para o Hospital de Braga com ferimentos ligeiros.
Quando a GNR chegou ao local, os agressores já se tinham posto em fuga.
O mau tempo está de volta. O distrito de Braga vai estar em alerta amarelo a partir das 18:00 deste domingo devido à previsão de vento forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o IPMA, é esperado vento forte com rajadas até 75 km/h.
A região também estará sob aviso amarelo a partir das 06:00 de segunda-feira devido à chuva forte, passando para alerta laranja às 21:00, esperando-se precipitação forte e persistente, que pode ser acompanhada por trovoada.
O aviso laranja irá permanecer até às 06:00 de terça-feira, voltando a amarelo até às 18:00 do mesmo dia face à chuva forte.
A chuva deverá manter-se no distrito de Braga até ao Natal.
O auditório da Junta de Freguesia de Lamas, em Braga, encheu para receber o tradicional Almoço de Natal Sénior. Foram 75 os idosos que participaram nesta atividade promovida pela autarquia local e que contou com uma ementa tradicional adequada à quadra.
José Ferreira, presidente da Junta de Freguesia de Lamas, enalteceu a organização que contribuiu para que esta iniciativa se tornasse tão especial. “Estou muito satisfeito porque foi um desafio lançado à Professora Celina e à Professora Margarida que têm excelentes cenários de Natal. Este ano foram elas que organizaram este fantástico almoço e só lhes tenho a agradecer em nome da Junta de Freguesia”.
O autarca lembrou que o Almoço de Natal Sénior “é já uma tradição de vários anos, que sempre foi organizado pela Comissão da Fábrica da Igreja, mas este ano quis fazer diferente, uma vez que aqui há mais espaço para as pessoas conviverem, mas quero agradecer-lhes o contributo de terem feito o almoço ao longo de vários anos”.
José Ferreira aproveitou para desejar à população “um Bom Natal e um Feliz Ano Nova para todos. Podem contar com a Junta de Freguesia para o que for necessário”.
Em representação do Município de Braga esteve João Medeiros, assessor nos pelouros da Educação, Inovação e da Coesão Social, que louvou o trabalho da autarquia local pela sua dedicação à comunidade sénior. “É sempre bom ver este tipo de exemplo e José Carlos é exemplo na gestão destes eventos. Aquilo que podemos testemunhar aqui, além do acolhimento. É uma verdadeira festa da família. Para o município é muito importante ver que estes exemplos de gestão autárquica, e nomeadamente direcionados para esta faixa etária, estão sempre na ordem do dia”, afirmou.
João Medeiros também deixou uma mensagem de Natal à população. “Desejo em nome do Município e em nome do presidente Ricardo Rio um enorme Ano Novo cheio de esperança e um Feliz Natal com muita saúde e prosperidade”, disse.
Por seu turno, o Padre Luís Pedro, Pároco de Lamas, sublinhou a importância do Natal em manter a união e a paz no mundo. “Depois destes anos em que estivemos estagnados por causa da pandemia, penso que agora estamos numa fase em que podemos recomeçar a vida. É neste sentido que desejamos o melhor para as pessoas. Neste período que antecede o natal, de Jesus Cristo, é um tempo que nos recorda aquilo que devemos ser, uma família. Quero desejar que esta renovação seja efetiva e que aquele que vai nascer que nos traga o que mais precisamos, que é a paz”, finalizou o Padre Luís Pedro.
Mariana Machado, atleta de Braga, venceu a 15.ª edição da São Silvestre de Lisboa. A Gverreira co Minho conquistou o primeiro lugar na prova feminina com o tempo de 32.53 minutos.
No ano passado, Mariana Machado já tinha vencido a edição lisboeta de 2021.
Na prova masculina, Francisco Rodrigues do SC Braga foi o segundo a cruzar a meta e Davide Silva alcançou o terceiro lugar.