Após um interregno por causa da pandemia, o Bananeiro está de volta à cidade de Braga.
O anúncio foi feito na página da Casa das Bananas, que informou os clientes que a loja irá estar aberta “para os receber no mesmo local de sempre “.
“Estimados clientes, finalmente o Natal vai poder voltar a ser o que era! E, como sempre, estaremos prontos para os receber no mesmo local de sempre, no próximo dia 24 de dezembro. O Bananeiro está de volta tal como sempre o conhecemos! Aproveitamos também para agradecer aos que já fizeram questão de cumprir a tradição durante estes dias”, informou a gerência.
No mesmo dia irá realizar-se o Bananeiro das crianças que contará com neve, algodão doce e muito mais. Leia o artigo aqui.
Organizada pela Associação Empresarial de Braga, a edição deste ano contou com a parceria do SC Braga onde Sequeira e Alvaro Djaló ajudaram a distribuir o bolo à população presente.
Foram 40 pastelarias aderentes que compuseram um Bolo-Rei de 150 metros e 2.000 garrafas de Favaíto oferecidas pela Adega de Favaios que voltaram a fazer desta iniciativa um sucesso.
Para Daniel Vilaça, presidente da Associação Empresarial de Braga, a retoma desta iniciativa “é o voltar a uma tradição que já tem algum tempo onde todos os eventos que fizemos das edições anteriores do Bolo-Rei Gigante, tiveram uma adesão muito grande e desde a pandemia que as pessoas estavam ansiosas pela retoma. Tudo o que é evento na cidade de Braga está a ter uma afluência muito grande de gente e o São Pedro também está a ajudar”.
O presidente explicou ainda que “o objetivo real deste evento é as pastelarias poderem oferecer um bocado do melhor que sabem fazer à população e para que os bracarenses e quem nos visita possam fazer as suas escolhas da compra do Bolo-Rei nas pastelarias locais”.
Este ano foram oferecidos 20 prémios surpresa que se encontravam debaixo das garrafas de Favaíto e que sairam aleatoriamente. O SC Braga também ofereceu camisolas fotografadas, bonés e uma série de prémios como presente de Natal.
Daniel Vilaça aproveitou a ocasião para desejar “um Bom Natal a todos bracarenses e aos empresários por todo o apoio que dão à associação. O ano de 2023 será um ano de grande festa, pois a Associação Empresarial de Braga irá celebrar 160 anos. Será um ano em que vamos unir forças devido ao aumento da inflação e do aumento da energia”.
Para assinalar o Natal e consciencializar para a causa ambiental, Braga inaugurou hoje uma Árvore de Natal feita com cinco mil garrafas de plástico. Instalada no Largo do Pópulo, a “Árvore da Sustentabilidade”, iniciativa promovida pela AGERE, foi produzida a partir de garrafas recolhidas pelas escolas do concelho.
Para a angariação das garrafas foram instalados 28 pontos de recolha criados em nove agrupamentos de escolas. Das mais de 35 mil as garrafas recolhidas, o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio foi o que recolheu maior número de garrafas, 9333, seguindo-se o Colégio Alfacoop com 5143 e o Agrupamento de Escolas de Maximinos com 4957.
Além da comunidade escolar, esta ação também contou com a participação dos colaboradores da AGERE, que ajudaram a construir a árvore.
“Neste Natal compra, raspa e ganha” é o slogan da campanha Raspadinhas de Natal lançada pela Associação Empresarial de Braga para esta época natalícia.
Até 24 de dezembro, os consumidores que fizerem compras no comércio local dos concelhos de Braga, Amares, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde vão ser premiados com uma raspadinha. Além de se habilitarem a ganhar uma viagem no valor de 250 euros, oferta da Caravela – Agência de Viagens, podem ganhar outros 20.000 prémios. Todas as raspadinhas têm prémios oferecidos pelos parceiros e empresas aderentes.
A dinâmica da iniciativa consiste em oferecer uma raspadinha a cada cliente que realizar uma compra de valor igual ou superior a 20 euros nos estabelecimentos aderentes, durante o mês de dezembro.
“Braga é um procurado destino de compras nesta quadra natalícia. Com esta e outras iniciativas, como o Bolo Rei Gigante, pretendemos atrair o maior número de pessoas à cidade e região, dando a conhecer a excelente e diversificada oferta do comércio de rua. Assim, esperamos no mês de dezembro atingir os 250 milhões de euros em transações com cartão multibanco ou levantamentos em caixa multibanco”, afirma o presidente da AEB, Daniel Vilaça.
Os prémios devem ser levantados até ao dia 31 de março na morada mencionada na raspadinha.
A Universidade do Minho foi hoje distinguida com o Prémio Erasmus+ Boas Práticas 2022 – Ensino Superior, atribuído pelas agências nacionais Erasmus+ Educação e Formação e Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade. O prémio deve-se ao projeto de mobilidade internacional “UMove (ME)”, que possibilitou a concretização de 185 mobilidades de estudantes, docentes e técnicos em instituições de ensino superior de 33 países.
O galardão foi entregue à vice-reitora para a Educação e Mobilidade Académica da UMinho, Filomena Soares, e à diretora do Serviço de Apoio à Internacionalização da UMinho, Ana Esteves. A cerimónia decorreu na Figueira da Foz e laureou os projetos nacionais mais inspiradores para a comunidade Erasmus+ nas várias ações financiadas pelo Programa.
Em concreto, o projeto “UMove (ME)” permitiu afirmar a internacionalização das instituições parceiras, partilhar conhecimentos nos ciclos de estudos e nas práticas de investigação, bem como dar a conhecer diferentes realidades e dinâmicas aos participantes, contribuindo para uma aprendizagem acentuada a nível profissional e sociocultural. As mobilidades envolveram 35 estudantes, 76 docentes e 74 técnicos. “Esta iniciativa insere-se na missão da UMinho em gerar e em aplicar o conhecimento, promovendo a educação superior e a ciência, tendo por base questões como sustentabilidade, ética, solidariedade e criatividade”, referiu a vice-reitora Filomena Soares.
Vários prémios
A UMinho tem obtido várias distinções das agências nacionais Erasmus+ nos últimos anos. Recebeu o prémio Projeto Inspirador Erasmus+ 2019, pelo projeto “University of Minho Overseas Mobility Experience – UMove (ME)”; o Prémio Boas Práticas Erasmus+ 2020, pelo projeto “Higher Education Student and Staff Mobility”; o Prémio Inclusivo E+ 2021 – Ensino Superior, pela dinâmica do seu Serviço de Apoio à Internacionalização no apoio aos estudantes de mobilidade com necessidades especiais; e o Prémio Inclusivo Erasmus+ 2022 – Ensino Superior, pelo projeto “SOS Digital – Providing Support to Students in Distress”. A UMinho renovou também, com avaliação de “Excelente”, a Carta Erasmus para 2021/2027, considerada um selo de qualidade para a cooperação internacional no ensino superior.
O Hospital de Braga adotou medidas de consumo de energia com a redução total ou parcial da iluminação dos corredores de circulação e áreas de espera sem atividade.
Segundo a instituição de saúde, estas ações, desenvolvidas em parceria com a Entidade Gestora do Edifício, “não prevêem qualquer constrangimento à prática da atividade clínica e têm como objetivo a redução do desperdício energético”.
As medidas agora implementadas resultam “de um trabalho exaustivo de levantamento de todas as áreas iluminadas dentro do perímetro hospitalar, e de uma criteriosa seleção de zonas onde a iluminação pode ser desligada total ou parcialmente e de forma automática, principalmente à noite, fins de semana e feriados, sem qualquer prejuízo dos cuidados clínicos prestados”.
A Resolução do Conselho de Ministros n.º 82/2022 de 27 de setembro e o Plano de Poupança de Energia 2022/2023 definido pelo Governo deram o mote para o Hospital de Braga desenvolver e adotar estas ações. “Apesar desta resolução não se aplicar às unidades de saúde, o hospital aproveita esta oportunidade para se associar ao movimento de sensibilização energética vivido a nível internacional”, acrescenta.
De acordo com João Porfírio Oliveira, presidente do Conselho de Administração, “a eficiência, a consciência ambiental e a pegada ecológica são temas prioritários para o Hospital de Braga, e essa preocupação reflete-se na Certificação Ambiental ISO14001 obtida pelas boas práticas e adoção de atos ambientalmente sustentáveis. É responsabilidade social do Hospital de Braga contribuir para um futuro melhor”.