O Município de Barcelos promove, no próximo dia 28 de abril, uma iniciativa dedicada à saúde mental em contexto laboral, assinalando o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.
A sessão terá lugar no Auditório dos Paços do Concelho e será aberta pelo vereador da Saúde, Filipe Pinheiro. A iniciativa integra a estratégia do município para “afirmar Barcelos como referência na promoção da saúde mental, com enfoque no bem-estar da comunidade e, em particular, das entidades empregadoras”.
O programa inclui uma palestra subordinada ao tema “Saúde Mental no Trabalho”, conduzida pela bastonária da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Sofia Ramalho. Durante a sua intervenção, será também apresentado um projeto-piloto inovador a implementar junto dos trabalhadores da Câmara Municipal.
A iniciativa contempla ainda um momento de partilha de boas-práticas organizacionais, com a participação de empresas do concelho, como o ALEC Group, a ACATEL, a EMEC e o Instituto S. João de Deus, que irão apresentar experiências e estratégias adotadas no domínio da saúde mental no trabalho.
O encerramento ficará a cargo do Núcleo Coordenador da Rede Municipal de Saúde Mental, estrutura que integra cerca de 70 entidades, evidenciando a importância da articulação institucional na construção de respostas eficazes nesta área.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória aqui.
A Associação BRANC’ARTE entregou um donativo ao Projeto Cativar da Bogalha na Junta de Freguesia de São Victor, em Braga.
O momento contou com a presença de Alberto Alves, presidente da Junta de Freguesia de São Victor, João Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Braga, e Miguel Pires, presidente da União de Freguesias de São Lázaro e São João do Souto.
“A BRANC’ARTE cumpriu, uma vez mais, a sua missão, o seu estatuto e o seu compromisso público: transformar a energia dos nossos Mercados BRANC’ARTE em apoio real para quem mais precisa. Parte das receitas destes mercados será sempre destinada a causas sociais que envolvem crianças vulneráveis, pessoas com doenças oncológicas e outras patologias graves, idosos em situação de fragilidade económica, famílias desalojadas, proteção animal, entre outras situações de vulnerabilidade. Tivemos a honra de entregar um donativo de 250 euros ao Projeto Cativar da Bogalha. O cheque foi recebido pela Dra. Mariana, acompanhada por todo o grupo do Projeto Cativar que marcou presença em força na cerimónia, num gesto que reforçou o espírito comunitário e a importância do trabalho que desenvolvem. A Associação BRANC’ARTE expressa ainda o seu profundo agradecimento à organizadora dos Mercados BRANC’ARTE, Sandra Ribeiro, natural de Lago Amares e residente em Soutelo Vila Verde, pelo seu trabalho incansável, dedicação e visão humanista, que tornam possível cada gesto solidário que levamos à comunidade”, referiu a Associação BRANC’ARTE.
A Casa da Terra, em Celorico de Basto, acolheu, esta segunda-feira, o encontro de municípios no âmbito do VII Fórum do Futebol Distrital. A iniciativa teve como principal objetivo valorizar o desporto no distrito de Braga e reforçar as relações de proximidade entre as autarquias e a Associação de Futebol de Braga.
Na sessão de abertura, o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, destacou a importância do desporto no desenvolvimento do concelho, sublinhando que “o sucesso da atividade desportiva assenta em três pilares fundamentais”. “O desporto escolar, os clubes e a autarquia, esta relação tripartida tem permitido a criação de bases sólidas que tornam o desporto uma área essencial para a comunidade local”, disse.
José Peixoto Lima salientou ainda o trabalho desenvolvido por clubes locais, dando como exemplo o Beca, no andebol, “um clube que soube afirmar-se num patamar de excelência”. Referiu igualmente “o crescimento do futsal no concelho, que conta já com mais de uma centena de atletas”, evidenciando “o dinamismo e a capacidade de trabalho das estruturas desportivas locais”. O autarca reforçou “o compromisso da autarquia em continuar a criar condições e estratégias que promovam a prática desportiva junto de um número crescente de cidadãos”.
Também o Presidente da Associação de Futebol de Braga, Pedro Sousa, destacou “o papel determinante das autarquias no desenvolvimento do desporto”. O dirigente referiu que “o investimento municipal nesta área ultrapassa, a nível nacional, os 200 milhões de euros anuais, evidenciando a centralidade das câmaras municipais no apoio ao desporto associativo e amador”.
Pedro Sousa sublinhou ainda “os benefícios da prática desportiva, nomeadamente na promoção de estilos de vida saudáveis, no desenvolvimento de competências sociais e na integração dos jovens em contextos coletivos”.
Durante o fórum, foram apresentados projetos inovadores que evidenciam o papel de proximidade e resiliência da Associação de Futebol de Braga. Entre eles, destacou-se o projeto “Walking Football”, dirigido a atletas com mais de 55 anos, com o objetivo de promover a atividade física nesta faixa etária, e o projeto “SuperQuinas”, que visa incentivar a prática de futebol e futsal em contexto escolar.
O encontro ficou ainda marcado pela apresentação do plano de ação da nova direção da Associação de Futebol de Braga, incluindo os principais projetos, ambições e linhas estratégicas para o futuro, assentes numa visão inclusiva do desporto, “onde todos têm lugar”.
A GNR deteve um homem, de 38 anos, pelo crime de violência doméstica, no concelho de Braga.
No âmbito de uma investigação relacionada com a prática de um crime de violência doméstica, os militares da Guarda realizaram diligências que culminaram no cumprimento de um mandado de detenção fora de flagrante delito, emitido pela autoridade judiciária.
O detido foi presente ao Tribunal Judicial de Braga, estando proibido de contactar a vítima por qualquer meio, ficou com obrigação de afastamento da residência da vítima e com proibição de se aproximar, a uma distância inferior a 500 metros da Vítima, com recurso a controlo/vigilância eletrónica.
A Igreja da Misericórdia recebe no próximo sábado, 18 de abril, a apresentação do livro “Ruas de silêncio e penitência: A Procissão do Ecce Homo da Misericórdias de Braga” da autoria de Maria Marta Lobo de Araújo.
O evento irá decorrer às 15:00 e a apresentação será da responsabilidade de Francisco Mendes do Lab2PT da Universidade do Minho.
Ao longo da obra, a autora propõe uma análise profunda e inovadora da Procissão do Ecce Homo, explorando não apenas a sua evolução histórica, mas também os seus múltiplos elementos – desde os figurantes, os rituais e os símbolos, até aos cenários urbanos e à vivência emocional dos participantes e espectadores. Um olhar atento que cruza tradição, cultura e identidade, revelando como esta manifestação continua viva e significativa nos dias de hoje.
O escritor, professor e bibliófilo argentino-canadiano Alberto Manguel, também coautor da série da RTP “A Vida Privada dos Livros” e diretor do Espaço Atlântida em Lisboa, é esta quarta-feira o convidado da Comunidade de Leitores da Rede Casas do Conhecimento. O ponto de partida é a famosa obra “A divina comédia”, do poeta e filósofo italiano Dante Alighieri. A sessão vai decorrer às 17:30, na Biblioteca Geral da UMinho, em Braga, com entrada livre, e também na plataforma online Zoom (requer inscrição prévia).
Trata-se da 66.ª sessão desta Comunidade de Leitores, um projeto iniciado em maio de 2019 e com encontros na terceira quarta-feira de cada mês, em formato híbrido. O objetivo é o de sempre: juntar redes locais de leitores para discutir e refletir sobre determinado livro, promovendo a cultura e o conhecimento.
Esta iniciativa tem o apoio dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da UMinho e das Casas do Conhecimento dos Municípios de Boticas, Chaves, Fafe, Montalegre, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Trofa, Valongo e Vila Verde.
A Escola Europeia de Ensino Profissional, em Braga, participou na segunda reunião de mobilidade Erasmus+ em Viareggio, Itália, no âmbito do projeto “KA220 – Children’s Awareness with Escape Rooms”, com uma comitiva constituída por cinco participantes, entre professores e alunos. A mobilidade decorreu na escola IAL Toscana e reuniu parceiros de Portugal, Itália, Lituânia, Eslováquia, Roménia e Hungria, este último país coordenador do projeto.
O projeto, que tem uma duração de dois anos, distingue-se por uma abordagem inovadora à educação para os direitos da criança, recorrendo aos “Escape Rooms” como ferramenta pedagógica. Esta metodologia permite “promover a aprendizagem ativa, colocando os alunos no centro do processo educativo, através da resolução de desafios e do trabalho colaborativo”.
Através de reuniões transnacionais, como a realizada em Viareggio, os participantes partilham experiências, analisam práticas pedagógicas e desenvolvem materiais comuns, promovendo uma aprendizagem colaborativa à escala europeia.
“Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de testar e analisar diferentes atividades de escape room, desenvolvidas para trabalhar os Diretos fundamentais das crianças, promovendo uma consciência efetiva dos valores fundamentais. Esta experiência contribui para o desenvolvimento de competências como o pensamento crítico, a comunicação, a cooperação e a tomada de decisão”, explica a Escola Europeia de Ensino Profissional.
“Mais do que uma atividade lúdica, os escape rooms são utilizados como instrumentos educativos que incentivam a reflexão e a empatia, ao expor os participantes a situações que exigem a compreensão de diferentes realidades sociais. Um dos objetivos centrais do projeto passa também pela criação de uma plataforma colaborativa online, que permitirá a partilha de recursos pedagógicos entre todas as escolas parceiras, e todas as outras. O objetivo é que os Escapes Rooms sejam uma ferramenta que se possa jogar/aprender online e fisicamente. Esta ferramenta visa reforçar a cooperação internacional e facilitar o acesso a materiais educativos inovadores”, acrescenta.
Os parceiros envolvidos destacam que esta iniciativa “contribui para repensar os modelos de ensino tradicionais, promovendo uma aprendizagem mais significativa, transformadora, centrada na experiência, na cidadania ativa e na consciencialização dos direitos humanos”.
A Escola Europeia de Ensino Profissional realça que “a participação nesta mobilidade Erasmus+ foi uma experiência de grande valor educativo para alunos e professores. Para além do contacto direto com novas práticas pedagógicas, a iniciativa permitiu o desenvolvimento de competências académicas, digitais, sociais e interculturais, promovendo simultaneamente o espírito de cooperação, a abertura internacional e o reforço dos valores da cidadania europeia”.
No próximo dia 19 de abril, a Póvoa de Lanhoso assinala o Dia Mundial da Arte com uma iniciativa que promete agitar o panorama cultural juvenil do concelho. O Espaço Jovem será o palco do ECOARTE FEST, um evento promovido pela associação ECOA – Encontros Criativos com Arte, que conta com o apoio decisivo e o incentivo estratégico da Câmara Municipal.
Para o Município da Póvoa de Lanhoso, o ECOARTE FEST “representa muito mais do que um evento pontual; é um reflexo do compromisso da autarquia em oferecer aos jovens programas que fujam à banalidade”. Ao apoiar este projeto, a Câmara Municipal reafirma a sua “aposta na cultura e na arte como ferramentas de emancipação e pensamento crítico, proporcionando à camada mais jovem da população uma oferta alternativa e enriquecedora”.
“A realização desta iniciativa permite, simultaneamente, a dinamização de um espaço central e de excelência — o Espaço Jovem — transformando-o num ponto de encontro onde a juventude é convidada a observar, a pensar e a exprimir as suas opiniões. O executivo municipal pretende, com propostas desta natureza, valorizar os jovens e oferecer uma cultura diferenciada, apoiando projetos que os coloquem no centro da decisão e da criação”, acrescenta.
O programa alia a “Walking Exhibition” ao debate. Entre as 16:00 e as 20:00, o Espaço Jovem transfigura-se numa galeria de arte dinâmica. Através desta exposição itinerante, artistas e jovens talentos locais terão a oportunidade de apresentar os seus trabalhos à comunidade, promovendo um contacto direto e informal entre o público e as mais diversas formas de expressão artística.
O evento marca também o arranque das “Conversas que ECOA(m)”, um projeto da associação ECOA que, nesta primeira edição, propõe um debate aberto sobre o papel fundamental da arte na construção da identidade de uma comunidade. A tarde culminará num ambiente de proximidade com um concerto acústico, celebrando o talento local num registo intimista.
O “Mês J – Mês da Juventude – Concelho com Futuro” foi apresentado em Guimarães, oferecendo mais de 30 iniciativas para mobilizar a juventude do concelho. O programa decorre entre 20 de abril e 31 de maio, integrando propostas de diversas associações concelhias e distritais, a par de novas ações pensadas para responder aos interesses e expectativas da juventude
A sessão de apresentação, realizada no antigo edifício dos Paços do Concelho, foi aberta pela vereadora da Juventude, Isabel Ferreira, que enquadrou a iniciativa no âmbito da estratégia municipal para a juventude, sublinhando a aposta contínua na participação, capacitação e envolvimento dos jovens vimaranenses. “Queremos que os jovens sintam que têm voz, que são ouvidos e que fazem parte da construção do futuro de Guimarães. Este é o caminho que estamos a trilhar e a reforçar com o Mês J”, afirmou.
Isabel Ferreira destacou, ainda, “o caráter participativo do evento”, salientando que “o programa resulta de um trabalho conjunto com o movimento associativo e com os próprios jovens”. “O Mês J traduz aquilo que ambicionamos, uma juventude envolvida, participativa e com espaço para se valorizar. É um programa construído com os jovens e para os jovens, dando expressão às suas ideias, às suas associações e à sua capacidade de intervenção”, referiu.
Após este enquadramento, a apresentação do programa esteve a cargo de Júnio Castro, assessor da área da Juventude da Divisão de Desporto, Juventude e Cidadania (DDJC), que detalhou a estrutura e abrangência do Mês J. Ao longo de seis semanas, o evento integra 35 atividades e mais de 160 horas de programação, distribuídas por áreas como o associativismo, formação, empreendedorismo, inclusão social, saúde, desporto, segurança e participação cívica.
Na sua intervenção, Júnio Castro sublinhou o compromisso do Município com a juventude, definindo o Mês J como “um compromisso que a Câmara Municipal quer assumir com os jovens, no sentido de os valorizar, criar novas dinâmicas e envolver o movimento associativo”.
Entre os destaques da programação encontram-se iniciativas como a feira de oportunidades “Futuro@Guimarães”, o Roteiro Social Jovem, o ciclo de ações “Pensar Guimarães”, ‘Open Days’ em empresas, encontros associativos, atividades culturais e projetos de voluntariado. O programa foi estruturado de forma a corresponder à diversidade de interesses e áreas de intervenção da juventude do concelho.
Para Isabel Ferreira, esta iniciativa reflete, também, “o crescimento da participação juvenil no concelho, nomeadamente através do Conselho Municipal da Juventude, que registou um aumento significativo do número de associações inscritas”. “Este crescimento é também revelador da vitalidade do movimento associativo e do trabalho consistente que tem sido desenvolvido na proximidade com os jovens”, finalizou.
O Dia Mundial do Fígado é uma oportunidade para recordar o papel fundamental que este órgão desempenha na nossa saúde e no equilíbrio do organismo.
O fígado é o maior órgão sólido do corpo humano e desempenha inúmeras funções vitais. É responsável pela metabolização dos nutrientes, transformando aquilo que ingerimos em substâncias essenciais ao funcionamento do organismo. Produz ainda proteínas indispensáveis, incluindo as que permitem uma correta coagulação do sangue. Para além disso, armazena vitaminas e minerais, criando reservas que podem ser utilizadas sempre que necessário, e produz a bílis, uma substância essencial para a digestão e absorção das gorduras. Outro dos seus papéis mais importantes é a desintoxicação do organismo, filtrando toxinas provenientes da alimentação, do álcool, de medicamentos e de diversos fatores ambientais.
O fígado é um órgão vital, e as doenças do fígado constituem um problema de saúde pública cada vez mais relevante. Na maioria dos casos, desenvolvem‑se de forma silenciosa, o que faz com que o diagnóstico surja, por vezes, apenas em fases mais avançadas da doença. Assim, a deteção precoce da doença hepática é fundamental para garantir um tratamento eficaz e melhorar o prognóstico.
Entre as doenças hepáticas mais frequentes encontram‑se o fígado gordo, as hepatites virais, a doença hepática associada ao consumo de álcool, a cirrose e o cancro do fígado. Todas estas patologias podem evoluir de forma grave se não forem identificadas e tratadas atempadamente, tornando a prevenção e o acompanhamento médico regular absolutamente essenciais.
A boa notícia é que o fígado possui uma notável capacidade de regeneração. Por isso, pequenas mudanças no estilo de vida podem fazer uma grande diferença. Manter uma alimentação equilibrada, com menor consumo de gorduras e alimentos processados, praticar atividade física regularmente, reduzir o consumo de álcool, manter a vacinação atualizada e realizar exames de rotina são medidas simples que ajudam a prevenir complicações graves.
Cuidar do fígado é cuidar da vida. Este órgão trabalha de forma contínua para manter o organismo em equilíbrio e merece a nossa atenção diária.
Neste Dia Mundial do Fígado, o apelo é claro: adotar hábitos de vida saudáveis, estar atento aos fatores de risco e valorizar a prevenção. Pequenas escolhas no dia a dia podem ter um impacto significativo na saúde hepática e contribuir para uma vida mais longa e ativa.