A Confraria de Nossa Senhora do Sameiro, em Braga, anunciou que voltará a organizar a tradicional procissão de velas no dia 12 de cada mês, de maio a outubro, com exceção do mês de agosto.
O início desta caminhada de fé terá lugar junto à estátua de São João Paulo II (rotunda do Sameiro), pelas 21:30, seguindo em direção à Cripta do Santuário, onde decorrerá uma reflexão final, culminando com a bênção aos peregrinos.
As intenções destas cinco procissões serão dedicadas aos jovens, às famílias, bem como à oração pelo Mundo inteiro e pela Paz.
“A Confraria convida todos aqueles que amam Nossa Senhora, todos os que desejam sentir-se e saber-se amados por Ela, e todos os que gostam de rezar — por si, pelos seus, pela cidade e pelo mundo — a participar neste momento de fé e devoção”, convidou a Confraria do Sameiro.
O Município de Barcelos vai assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, no próximo sábado, 18 de abril, com a realização de uma caminhada ao longo do percurso dos Caminhos de São Bento, entre Fão, no concelho de Esposende, e Barcelos.
Inserida no programa “+ Património”, iniciativa que visa dar a conhecer o património arqueológico, histórico e imaterial do concelho através de experiências diferenciadoras e de um conjunto diversificado de atividades, esta ação conta, este ano, com a colaboração do Touring Barcelos na organização de algumas etapas do itinerário.
Promovida pelo ICOMOS, esta efeméride tem, em 2026, como tema a conservação e a valorização do “Património Vivo”, destacando práticas e expressões culturais que permanecem ativas no quotidiano das comunidades.
Neste contexto, o Caminho de São Bento assume-se como “um exemplo relevante de Património Vivo, integrando tradições orais, práticas sociais, rituais e eventos festivos associados à peregrinação ao Santuário de São Bento da Porta Aberta, em Rio Caldo, ou, numa escala mais local, ao São Bento da Várzea”. A devoção popular a São Bento continua a “afirmar-se como uma das manifestações mais expressivas da religiosidade minhota, em particular no Vale do Cávado”.
A iniciativa propõe a realização de um percurso previamente demarcado pelo Município de Barcelos, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Cávado, ligando Fão, em Esposende, a Barcelos. Ao longo do trajeto, os participantes terão a oportunidade de conhecer os caminhos interiores do concelho e descobrir o património natural, cultural e imaterial que estes encerram.
Decorreu, na segunda-feira, a ação “Competência parentais: disciplina com respeito, limites que educam” integrado no CAFAP (Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental), em Celorico de Basto.
A iniciativa, que pretende reforçar a relação entre pais e filhos e otimizar a educação com base na disciplina, na proximidade, na escuta e convívio, está a ser dinamizada pelo Município de Celorico de Basto e o Grupo Cultural Recreativo e Núcleo Infantil de Gandarela de Basto, entidade que alberga a resposta social CAFAP.
Esta ação foi direciona ao público em geral, pais, mães, encarregados de educação, que procurem adquirir competências “de orientação parental, que os ajudem a ultrapassar as dificuldades do dia a dia na educação dos seus filhos”, ressalva Helena Martinho, coordenadora da Ação social e Saúde do Município na abertura da ação de formação.
Com técnicas credenciadas, “esta ação é orientadora e procura, como todo o trabalho desenvolvido pelo CAFAP, estar ao lado das famílias na criação de metodologias que os orientem para o fortalecimento de laços, onde é imperativo que as regras existam e sejam cumpridas com limites, com escuta ativa, partilha de emoções, de tempo, de vida quotidiana, onde as famílias vivam plenamente em família”.
A Associação Académica da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave (AAESSVA), em conjunto com a Associação Académica da Universidade Lusíada de Famalicão (AAULF), vai realizar a Queima das Fitas Famalicão entre os dias 29 de abril e 2 de maio, no Famalicão Central Park.
O evento conta com vários concertos e o centro de Famalicão recebe ainda a tradicional Serenata, a Missa e Benção das Pastas e o Cortejo Académico.
“Este evento afirma-se como um dos principais momentos académicos do concelho, reunindo estudantes, antigos alunos e a comunidade local num ambiente de celebração, tradição académica e música. A programação contempla vários momentos marcantes da semana académica, incluindo atividades académicas, cortejo, serenatas e espetáculos musicais, proporcionando uma experiência completa de vivência estudantil”, informou a organização.
Programa
26 de abril (domingo)
00:01 – Monumental Serenata nos Paços do Concelho
09:30 – Missa e Benção das Pastas no Anfiteatro do Parque da Devesa
A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima vai estar na Paróquia de Duas Igrejas, em Vila Verde, no próximo fim de semana, 17, 18 e 19 de abril.
Para receber a imagem que vem diretamente do Santuário de Fátima, a Paróquia de Duas Igrejas preparou um vasto programa religioso em Sua honra.
Programa
17 de abril (sexta-feira)
▪︎ 21:00 horas – Receção da Imagem Peregrina e Recitação do Terço.
18 de abril (sábado):
10:00 horas – Recitação do Terço, meditado a Nossa Senhora.
11:30 horas – Eucaristia presidida pelo padre Tiago Roque, Vigário da Vigararia de Alcobaça – Nazaré.
14:30 horas – Momento de Oração a Nossa Senhora pelo Agrupamento de Escuteiros de Duas Igrejas.
16:00 horas – Recitação do Terço e Meditação a Nossa Senhora, orientado pela Catequese da Paróquia de São Paio da Carvalheira e pelo padre Fernando Bento, do Arciprestado de Amares e Terras de Bouro.
21:00 horas – Terço e Procissão de Velas, orientado pelo Agrupamento de Escuteiros de Duas Igrejas e pelo pároco, Padre Manuel Rodrigues.
19 de abril (domingo):
9:00 horas – Recitação do Terço, meditado a Nossa Senhora.
10:00 horas – Recitação do Terço.
10:30 horas – Eucaristia Solene, presidida pelo padre Francisco Xavier, Superior dos Passionistas, e pelo pároco, Padre Manuel Rodrigues.
16:00 horas – Terço das Crianças, orientado pela Catequese Paroquial de Duas Igrejas.
17:30 horas – Momento alto de Oração e Louvor à Virgem Maria, orientado pelo padre Rafael Gomes, da Diocese de Viana do Castelo, e pelo pároco, padre Manuel Rodrigues.
A D. Dolores, de 76 anos, e a D. Lurdes, de 80 anos, têm algumas coisas em comum, mas há uma que se destaca. Ambas fazem parte do grupo de pouco mais de uma dezena de seniores da Póvoa de Lanhoso que já dispõe do dispositivo de teleassistência.
Estas senhoras, para além de viverem sozinhas, não querem deixar as suas habitações e não têm retaguarda familiar, pelo menos, permanente. Mas, enquanto no caso da D. Dolores, os graves problemas de visão que apresenta dificultam o seu dia a dia, para a D. Lurdes, o histórico de quedas que detém, é o que mais preocupa.
Depois de receberem em suas casas a Equipa Aproximar, as duas senhoras mostraram-se confiantes. “Já compreendi”, assegurou a D. Dolores depois de testar o acionamento do dispositivo. “Vamos ver se me encaminho com isto”, afirmou, por entre sorrisos, a D. Lurdes.
Para além da descrição dos objetivos e das possibilidades do equipamento, as técnicas que constituem a Equipa Aproximar testam o dispositivo com a pessoa sénior, partilham informações sobre a autonomia e carregamento do dispositivo e esclarecem dúvidas quanto ao funcionamento. Até ao momento, o dispositivo foi acionado, principalmente, por engano e para informações, mas também já houve quem recorresse ao dispositivo para sinalizar uma pessoa elegível para o projeto.
O aparelho, à prova de água, deve ser colocado ao pescoço. Dispõe de um botão para pressionar em caso de necessidade, como uma queda ou mesmo apenas para companhia. O aparelho vibra e ouve-se a mensagem de voz, informando que o alarme SOS foi ativado.
O projeto de “Telepresença” dirige-se a seniores que vivam em situação de isolamento ou com pouca retaguarda de apoio, nos seus domicílios, sinalizados por diferentes vias, nomeadamente através das equipas municipais, da GNR, das Juntas de Freguesia e de outras formas. Até ao momento, as pessoas abrangidas são todas senhoras.
Esta é uma resposta proporcionada através do projeto Bem-me-Quer, envolvendo a respetiva Equipa Multidisciplinar Aproximar (composta para uma psicóloga, uma nutricionista, uma educadora social e uma terapeuta ocupacional). Para além da segurança individual, o objetivo é retardar ao máximo a institucionalização das pessoas com mais idade. Lidando com uma realidade dinâmica, será possível abranger 60 idosos.
Cada sénior recebe um dispositivo simples, que deverá trazer em permanência consigo e que deverá acionar em caso de necessidade. De entre as vantagens deste sistema, conta-se a possibilidade de deteção de quedas e de localização de pessoas, acionando a emissão de um alerta e desencadeando um conjunto de mecanismos de resposta, que passa, em primeiro lugar, pelo atendimento de voz por uma equipa de enfermagem. Depois, outras respostas poderão ser chamadas a intervir em cada situação específica e a fazer o respetivo seguimento. Através do projeto “Telepresença”, em casos de solidão, os seniores poderão ainda falar com a “Voz Amiga”, disponível entre as 16:00 e as 24:00.
A Equipa Aproximar foi criada no âmbito do Projeto Bem-Me-Quer resultante da candidatura apresentada pelo Município da Póvoa de Lanhoso ao Aviso NORTE2030-2024-6-Planos de Ação Intermunicipais para a Inclusão Ativa de Grupos Vulneráveis.
A freguesia de Gandra, em Valença, vai receber a 4.ª edição da Feira dos Sabores do Minho, entre 17 e 19 de abril.
Ao longo de três dias, o certame promete uma verdadeira celebração da gastronomia tradicional minhota, onde não faltarão pratos emblemáticos que marcam a identidade da região. Da suculenta posta aos pratos de bacalhau, passando pelo cordeiro assado em forno a lenha, os visitantes terão à disposição uma oferta rica e autêntica, preparada segundo as tradições locais.
Os petiscos típicos também assumem lugar de destaque, com propostas como bifanas, caldo verde, rojões, moelas e pataniscas, a que se juntam os apreciados queijos e fumeiros regionais. A doçaria tradicional promete completar a experiência gastronómica.
A acompanhar esta diversidade de sabores estarão os vinhos da região, cuidadosamente selecionados para valorizar cada prato e proporcionar harmonizações que evidenciam o melhor da produção vínica minhota.
Mais do que um evento gastronómico, a feira afirma-se como montra privilegiada de produtos locais, permitindo o contacto direto entre produtores e visitantes, incentivando o consumo de proximidade e a valorização da economia regional.
A animação será uma constante ao longo de todo o evento, com um programa diversificado que inclui atuações musicais, dança e momentos de convívio, garantindo um ambiente festivo para todas as idades. A animação estará garantida ao longo dos três dias, com: Grupo Belcanto, Grupo Remember Anos 80 & 90, Grupo “Os Amigos do Bombinho”, Grupo de Ginástica Team Paula Ferreira, Dj Pedro Pagodes, Trio Arcuense, aMar&Dar de Marlene Rodrigues e Dário, Grupo de Dança Ginàsticar&RG, Grupo de Dança Emocion dance e Às das Concertinas.
Destaque, ainda, para a realização, no domingo, do 2.º Passeio de Motas e Motinhas, uma iniciativa que alia o espírito de confraternização à descoberta das paisagens da região.
A comunidade da freguesia de Passos São Julião, em Braga, voltou a aderir à caminhada organizada no domingo para apoiar as festividades em honra de Nossa Senhora do Rosário.
De acordo com a organização, “a caminhada foi um sucesso e superou as nossas expectativas. Participaram 160 pessoas, o que nos deixou bastante felizes.”, contou Carlos Ferreira.
A concentração decorreu no Largo Padre Mário, junto à sede da Junta de Freguesia e foi feito o aquecimento no ringue desportivo antes da caminhada.
A recolha porta-a-porta de resíduos domésticos orgânicos chega esta semana a três vilas de Famalicão. O projeto, que até agora estava apenas em vigor no perímetro urbano de Famalicão, chega também a partir de hoje a cerca de meio milhar de habitações multi e unifamiliares das vilas de Joane, Ribeirão e Riba de Ave.
A recolha nas vilas será efetuada duas vezes por semana, às terças e sextas-feiras, a partir das 21:00. Amedida resulta do novo contrato de recolha de resíduos que entrou em vigor no passado mês de março em todo o concelho.
Para o efeito, a autarquia está a distribuir contentores de 10 e 40 litros para a deposição de biorresíduos nas habitações unifamiliares e multifamiliares e contentores de maior capacidade – 120 litros – para os edifícios habitacionais com casa do lixo.
Com a expansão deste serviço, o município pretende fomentar a valorização dos resíduos orgânicos domésticos junto de um número cada vez maior de famalicenses e reduzir a carga poluente enviada para deposição em aterro.
Para além da recolha de biorresíduos domésticos no centro urbano, às segundas e quintas, e nas vilas, às terças e sextas, a Câmara Municipal efetua também a recolha de biorresíduos em três circuitos não domésticos: nos grandes produtores (empresas, escolas e instituições com cantinas), no sistema HORECA (hotéis, cafés e restaurantes) e ainda a recolha seletiva dos resíduos verdes em todos os cemitérios do concelho, permitindo assim a sua valorização e evitando a sua deposição em aterro.
Nos próximos dez anos e de acordo com o novo contrato em vigor, o investimento municipal na recolha de biorresíduos rondará os quatro milhões de euros.