Início Site Página 215

Hospital de Braga assegura acompanhamento integral a cidadãos invisuais

0
DR
© ULS Braga

O Hospital de Braga e a Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga (AADVDB) assinaram esta manhã um protocolo de cooperação que estabelece um conjunto de procedimentos internos destinados a garantir um acompanhamento personalizado e inclusivo dos cidadãos com deficiência visual que acedam aos serviços do Hospital de Braga e das Unidades de Saúde. A cerimónia decorreu nas instalações da AADVDB e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.

Entre os principais compromissos assumidos pela Unidade Local de Saúde de Braga, destaca-se o direito ao acompanhamento durante toda a permanência no hospital e numa unidade de saúde. “Quando o utente chega ao Hospital ou a um centro de saúde sem acompanhante, os serviços de segurança e a equipa de voluntariado da instituição asseguram a sua orientação e apoio até à saída”, refere Américo Afonso, Presidente do Conselho de Administração da ULS Braga.

O protocolo prevê igualmente que os profissionais, voluntários e agentes de segurança sejam identificados através de cartões em braille, permitindo ao utente reconhecer autonomamente quem o apoia, e que toda a informação clínica e terapêutica seja prestada em formatos acessíveis, incluindo braille ou texto aumentado.

No âmbito dos compromissos assumidos pela AADVDB, a Associação disponibilizará formação gratuita em técnicas de orientação e mobilidade aos profissionais da ULS Braga, bem apoio psicológico na adaptação à perda de visão. Os utentes sem suporte familiar que recebam alta hospitalar poderão ainda beneficiar de um assistente pessoal durante o período de recuperação em casa.

O protocolo contempla também uma disposição específica sobre parentalidade, garantindo que mães e pais com deficiência visual recebam informação adequada e acessível durante a gravidez e o período pós-parto, no reconhecimento de que a deficiência visual não constitui impedimento ao exercício pleno e responsável da parentalidade.

“A ULS Braga reafirma o seu total compromisso com os projetos da AADVDB. Estamos empenhados em fazer sempre os possíveis para atender às necessidades de todos os utentes, incluindo aqueles que vivem com alguma forma de deficiência”, sublinha Américo Afonso.

Reitor da UMinho presente na conferência da Associação Europeia de Universidades

0
© UMinho
© UMinho

O reitor da Universidade do Minho (UMinho) participou na 30.ª Conferência Anual da Associação Europeia de Universidades (EUA), realizada em Istambul, Turquia.

Pedro Arezes foi o único orador português no encontro, intervindo numa conferência plenária sobre alianças europeias universitárias (a UMinho pertence à Arqus), sobre liderança e sobre o futuro da cooperação internacional. A sessão contou ainda com a reitora da Universidade da Islândia, Silja Ómarsdóttir, e a moderação da secretária-geral da EUA, Amanda Crowfoot.

O principal evento anual da EUA juntou líderes de instituições de ensino superior de todo o continente, sendo um momento central para a reflexão estratégica e para identificar boas práticas e oportunidades de colaboração internacional. A agenda focou temas como a autonomia universitária, o financiamento da ciência, a inclusão, a sustentabilidade, a transformação digital e o papel das academias num contexto geopolítico em mudança, entre outros.

A UMinho mantém uma participação regular nas iniciativas da EUA, acompanhando de perto as dinâmicas e orientações que marcam o desenvolvimento deste setor na Europa. A participação de Pedro Arezes no encontro permitiu reforçar o papel da UMinho em redes internacionais e contribuir ativamente para a definição de políticas e prioridades no espaço europeu de ensino superior e investigação.

Vila Verde recebe Festival Infantojuvenil de Teatro

0
© CM Vila Verde
© CM Vila Verde

A 5.ª edição do FIT – Festival Infantojuvenil de Teatro de Vila Verde está de regresso e promete encher os palcos de talento jovem e momentos de grande criatividade. O evento realiza-se este sábado, a partir das 10:00, na Escola Profissional Amar Terra Verde, com entrada livre.

Cerca de duas centenas de crianças e jovens sobem ao palco ao longo do dia, numa celebração dedicada ao teatro e ao envolvimento das comunidades escolares e culturais da região. Entre os destaques desta edição estão as apresentações do Teatrar – Oficinas de Teatro, projeto que decorre desde outubro nas instalações da Junta de Freguesia de Vila Verde, no âmbito da Operação Vila Verde Ponte para a Diversidade, financiado pelo Programa NORTE2030-2024-6 – Planos de Ação Intermunicipais para a Inclusão Ativa de Grupos Vulneráveis (ITI).

Durante a tarde, o palco recebe ainda os alunos do Curso Básico de Teatro do Conservatório de Artes de Felgueiras, bem como o já reconhecido grupo jovem da OTV – Oficinas de Teatro da Varazim.

A programação encerra à noite com a apresentação do espetáculo Leandro, Rei da Helíria, pelo Teatro D’Água – Grupo de Teatro dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca.

Promovido pelo Projeto Expressar, em parceria com o Município de Vila Verde, o FIT afirma-se, uma vez mais, como um espaço privilegiado de encontro, partilha e desenvolvimento artístico, incentivando o gosto pelo teatro desde a infância.

Terras de Bouro abre portas do Núcleo Museológico de Campo do Gerês

0
© CM Terras de Bouro
© CM Terras de Bouro

Terras de Bouro vai abrir portas do Núcleo Museológico de Campo do Gerês, este sábado, dia 18 de abril, no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

O Município de Terras de Bouro deixa o convite a todos os residentes e visitantes a visitarem o espaço.

Barcelos vai premiar a varanda mais florida da cidade

0
Alzira Alves Costa © CM Barcelos
Alzira Alves Costa © CM Barcelos

Estão abertas, até ao dia 30 de abril, as inscrições para o Concurso Barcelos Florido, que decorre entre 1 de maio e 15 de julho.

As inscrições devem ser feitas no Posto de Turismo de Barcelos, ou através do email [email protected], ou do telefone 253 811 882.

O Concurso Barcelos Florido é uma iniciativa do Município com o objetivo de contribuir para a atratividade turística à cidade de Barcelos e freguesias de Barcelinhos e Arcozelo, potenciando o embelezamento e decoração das janelas e varandas com flores naturais.

O evento é um dos concursos mais antigos na região e tem potenciado o envolvimento da comunidade na valorização das ruas, recantos e praças destes espaços urbanos, nomeadamente nas áreas de menor frequência turística, promovendo a sua dinamização e atratividade.

A atividade tem enriquecido a qualidade da experiência turística de quem passa por Barcelos e valorizado a qualidade da imagem turística da cidade, com ganhos para o seu posicionamento turístico na região.

Os premiados poderão receber, no concurso individual, desde 600 euros (1.º prémio) até 75 euros (20.º prémio). Já no concurso coletivo, a melhor rua e o melhor largo/campo serão contemplados com 400 euros.

Para efeitos de avaliação, o júri terá em atenção a riqueza e harmonia do conjunto floral atendendo à utilização de plantas exteriores, sendo excluídas as plantas exóticas e de interior, bem como flores artificiais; harmonia com a fachada do edifício; variedade das flores apresentadas; diversidade das cores das flores; criatividade e originalidade da composição cénica do conjunto; estado de conservação (fitossanitário) das flores; uso de artefactos de cariz típico relacionado com a nossa identidade, cultura e tradição; regularidade das varandas floridas ao longo do ano; adequação da composição ao exposto no artigo 13.º, quando aplicável; inovação face às composições apresentadas no ano anterior.

Podem participar neste concurso todos os residentes e proprietários das casas comerciais, a título individual e pessoas a título coletivo (condomínios e outros) das áreas elegíveis no concurso. Todavia, não são admitidas montras e/ou entradas comerciais, aceitando-se em exclusivo varandas, sacadas e janelas.

Famalicão: Arrancam obras na Escola Básica de São Miguel de Seide

0
© CM Famalicão
© CM Famalicão

As obras de requalificação e ampliação da Escola Básica de São Miguel de Seide, em Famalicão, já estão no terreno. O projeto implica um investimento municipal na ordem dos 1,3 milhões de euros e visa recuperar o edifício centenário existente, procedendo à demolição da estrutura contígua para dar lugar a uma construção moderna e capaz de dar resposta às necessidades da comunidade escolar.

A intervenção arrancou oficialmente esta sexta-feira com a assinatura do auto de consignação da empreitada pela Câmara Municipal e pela empresa responsável pelos trabalhos, a Fernando Silva & Cª, Lda.

“Queremos ter a melhor rede do Parque Escolar de Portugal”, afirmou Mário Passos, presidente da Câmara Municipal, sublinhando que a obra vai permitir dotar as crianças de “excelentes condições para promover os processos de ensino e aprendizagem”. O autarca destacou ainda que a intervenção “responde ao aumento demográfico que o concelho tem registado”.

Vera Moreira, coordenadora da escola, destacou que esta obra fará uma “diferença bastante significativa”, uma vez que os espaços já não correspondiam às atuais necessidades. Segundo a responsável, a nova estrutura “passará a contar com quatro salas, o que permitirá que cada ano de escolaridade tenha a sua própria sala, acabando com as turmas mistas”. Vera Moreira recordou ainda que o aumento significativo de alunos obrigou a transformar a biblioteca em sala de aula, situação que será agora resolvida.

A intervenção permitirá que os dois edifícios fiquem interligados, passando a escola a contar ainda com um novo refeitório com cozinha, biblioteca/polivalente, sala de professores e áreas de apoio. O projeto contempla também a requalificação total das áreas exteriores, com um novo campo de jogos e percursos acessíveis.

Enquanto decorrem os trabalhos, a escola encontra-se a funcionar em instalações provisórias junto à Casa de Camilo.

A obra tem um prazo de execução de 365 dias, prevendo-se que em setembro de 2027 o ano letivo já decorra em pleno nas instalações renovadas.

Vila Verde: Câmara e Luságua rescindem contrato de recolha de lixo

0
© Associação Limpeza Urbana
© Associação Limpeza Urbana

A Câmara Municipal de Vila Verde e a empresa Luságua chegaram a acordo para a rescisão do contrato de prestação do serviço de recolha e gestão de resíduos sólidos urbanos no concelho.

“A decisão assenta no reconhecimento da incapacidade da empresa em cumprir integralmente o caderno encargos pelo preço que propôs no âmbito do respetivo concurso público. Entretanto, o Município salvaguardou que a recolha de lixo indiferenciado seja assegurada até à conclusão dos procedimentos legais de novo concurso público para a substituição do prestador do serviço”, refere a Câmara de Verde.

A presidente da Câmara Municipal, Júlia Rodrigues Fernandes, lamenta o desfecho do processo, mas sublinha que, “acima de tudo, está a defesa do interesse público e a exigência quanto à qualidade do serviço a prestar às pessoas”.

A autarca defendeu o “intransigente e integral respeito pelas normas legais”, razão pela qual  “depois de a Luságua ter comunicado a insustentabilidade financeira da operação, também por força da nova conjuntura económica – foi recusada a renegociação do contrato e a alteração do serviço conforme as normas estipuladas no caderno de encargos”.

“A empresa – no âmbito deste acordo – manifestou disponibilidade para cooperar na solução a definir pela autarquia para evitar novos transtornos na recolha de lixo no concelho, neste período de transição até à conclusão do processo de concurso público a avançar imediatamente pelo Município para a contratação de novo prestador do serviço. A Luságua assumiu no dia 1 de julho de 2025 o serviço de recolha de lixo indiferenciado, na sequência do término do prazo de concessão anterior e por força do resultado do concurso público internacional efetuado para o efeito, devidamente validado por todas as autoridades competentes e sujeito a um rigoroso escrutínio – incluindo em diferentes estâncias judiciais. A empresa venceu o concurso com a proposta financeira mais baixa de entre todos os concorrentes, com cerca de 8,1 milhões de euros para o total dos 10 anos da concessão – abaixo mais de dois milhões de euros do preço base inscrito no concurso público internacional. O contrato está firmado num caderno de encargos que assegurou um reforço da frequência de recolha dos RSU e um alargamento das rotas para melhorar a eficácia e a capacidade de resposta do serviço. No entanto, os resultados da operação provocaram várias reclamações e queixas, com particular evidência nos primeiros meses de implantação do novo serviço. Passados mais de nove meses, mantêm-se dificuldades em assegurar o plano de serviço previsto no caderno de encargos, reconhecendo agora a empresa que subavaliou a dimensão do serviço a prestar”, explica ainda a Autarquia.

Morreu Mário Marta, concorrente do Festival da Canção 2026

0
DR
DR

O cantor Mário Marta, concorrente do Festival da Canção 2026, morreu hoje aos 53 anos de idade.

Nascido na Guiné-Bissau a 30 de agosto de 1972, filho de pai guineense e mãe cabo-verdiana, o artista perdeu a vida na sequência de complicações após uma cirurgia.

Mário Marta fez parte do grupo gospel SHOUT!, fundado por Sara Tavares, e foi backing vocal de Djodje. A sua carreira a solo começou em 2019, destacando-se com os singles Kriol e Aguenta.

Centro Clínico Académico de Braga é estrutura de referência na investigação em seres humanos

0
© CM Braga
© CM Braga

O presidente da Câmara Municipal de Braga, João Rodrigues, visitou o Centro Clínico Académico (2CA-Braga), uma estrutura de referência na investigação clínica em seres humanos.

Constituído como uma parceria sem fins lucrativos entre a Universidade do Minho, a Unidade Local de Saúde de Braga e o Hospital CUF Porto, o 2CA-Braga destaca-se pela articulação entre investigação científica e prática clínica, criando condições privilegiadas para o desenvolvimento de estudos em diferentes áreas da saúde.

No decurso da visita, João Rodrigues sublinhou “a importância de acompanhar de perto este tipo de iniciativas”, considerando que “é muito importante estarmos próximos destes projetos e perceber o trabalho que está a ser desenvolvido”, destacando que Braga “afirma-se cada vez mais como um território de inovação na área da saúde, crescimento que é visível na criação de estruturas como o BioMedTech Hub”.

O autarca reforçou ainda o papel que o Município deve assumir neste contexto, defendendo que “a Câmara Municipal deve ser também um agente facilitador, capaz de ligar instituições, promover redes de cooperação e potenciar oportunidades”, numa visita que contou também com a presença de Luís Rodrigues, Administrador Executivo da InvestBraga.

A atividade do centro incide sobretudo nas áreas da oncologia e da neurologia, registando um crescimento consistente ao longo dos últimos anos. Em paralelo, está a ser reforçada a aposta nos cuidados de saúde primários, com ligação aos centros de saúde, permitindo aproximar a investigação das comunidades e alargar o acesso a ensaios clínicos.

Sublinhando a ambição para o futuro do território, João Rodrigues referiu também que Braga “pode afirmar-se como um verdadeiro laboratório vivo”, onde o conhecimento produzido se transforma em valor para as pessoas, para as instituições e para a Economia, contribuindo para melhorar políticas públicas e gerar impacto em várias áreas.

O presidente da Câmara deixou ainda uma mensagem de compromisso, assegurando que o Município está disponível para “reforçar estas ligações”, num território que “tem um enorme potencial para continuar a crescer, inovar e afirmar-se a nível nacional e internacional”, não apenas pela capacidade científica instalada, mas também pela possibilidade de acelerar a transferência de conhecimento, a validação de novas tecnologias e a atração de investimento qualificado.

Semanas da Economia de Braga propõem reflexão para o futuro do território

0
© InvestBraga
© InvestBraga

As Semanas da Economia de Braga 2026, promovidas pela InvestBraga e pelo Município de Braga, irão promover a reflexão sobre o novo ciclo de desenvolvimento económico a partir de quatro semanas centradas em temáticas de relevo para a economia do concelho.

Sob o mote “Novo Ciclo para o Desenvolvimento Económico”, a iniciativa propõe uma leitura integrada e progressiva das dinâmicas que irão marcar o futuro da economia local e regional.

Para Luís Rodrigues, administrador executivo da InvestBraga, este modelo de organização temática “vai permitir centrar o debate, tornando o modelo das Semanas da Economia de Braga mais efetivo, sobretudo para a reflexão principal em torno do novo ciclo para o desenvolvimento económico”.

Deste modo, a primeira semana (de 4 a 8 de maio) vai centrar o debate no novo ciclo para o desenvolvimento económico, colocando em destaque a necessidade de adaptação a novos contextos globais, o reforço da competitividade e a definição de prioridades para o crescimento sustentado do território.

A segunda semana vai debruçar-se sobre o território enquanto fator de competitividade, explorando temas como a atratividade, a qualificação, a coesão e o papel das políticas públicas no desenvolvimento económico. Na terceira semana o destaque vai para a inovação e ciência, enquanto motores de desenvolvimento, destacando a ligação entre academia, centros de investigação e desenvolvimento e tecido empresarial.

A reflexão das Semanas da Economia de Braga termina com o debate sobre o financiamento e investimento, centrando a reflexão nos mecanismos de financiamento, na captação de investimento e nas condições necessárias para potenciar o crescimento das empresas, num contexto marcado por novas exigências económicas e financeiras.