Início Site Página 216

Barcelos Arena vai ser realidade

0
© CM Barcelos
© CM Barcelos

O Município de Barcelos aprovou, por unanimidade, na última reunião de Câmara, a abertura do procedimento de concurso público para a empreitada de conceção e construção do edifício Multiusos – Barcelos Arena.

A infraestrutura ficará localizada nos terrenos contíguos ao Centro de Treinos Adelino Ribeiro Novo, junto ao Estádio Cidade de Barcelos, e representa um investimento estimado de 12,7 milhões de euros. Após a conclusão do procedimento concursal, a obra terá um prazo de execução previsto de 24 meses. A área total de intervenção, incluindo espaços exteriores, ascende a cerca de 27 mil metros quadrados.

De acordo com a nota justificativa do estudo prévio, o futuro equipamento destina-se à realização de atividades que exigem espaços cobertos de grande dimensão, nomeadamente espetáculos de música e entretenimento, congressos e eventos corporativos, iniciativas de natureza política, religiosa e cultural, bem como feiras com stands modulares.

O complexo integrará um parque de estacionamento exterior com capacidade aproximada para 180 viaturas ligeiras, acessos dedicados a automóveis e autocarros, bem como percursos de ligação ao atual complexo desportivo. Está igualmente prevista a criação de uma praça exterior sobrelevada, onde se implantará o pavilhão multiusos, com uma área estimada de 7 500 metros quadrados.

Sob esta plataforma serão ainda disponibilizados espaços destinados ao estacionamento de veículos pesados de apoio a eventos, autocarros e meios de socorro.

O edifício desenvolver-se-á numa nave principal distribuída por três pisos, com capacidade para acolher mais de 3.500 pessoas. O projeto contempla ainda uma área de restauração e bar, com possibilidade de integração de esplanada exterior com vista para o estádio e campos de treino, podendo funcionar de forma autónoma em períodos sem realização de eventos.

Professor da UMinho nomeado consultor político do Presidente da República

0
© UMinho
© UMinho

Luís Aguiar-Conraria, professor catedrático e presidente da Escola de Economia, Gestão e Ciência Política da Universidade do Minho (UMinho), é o mais novo consultor económico do presidente da República.

Luís Aguiar-Conraria junta-se a João Miguel Coelho e Jorge Marrão para aconselhar António José Seguro de Estado em áreas como evolução económica, finanças públicas, execução dos programas PRR e PTRR, entre outras.

Primeira viagem ao estrangeiro do Presidente da República vai ser em Espanha

0
© Presidência da República Portuguesa
© Presidência da República Portuguesa

António José Seguro, Presidente da República vai viajar até Espanha, nos dias 19 e 20 de abril, na sua primeira deslocação oficial fora de Portugal

Durante a visita, o chefe de Estado vai encontrar-se com o Rei Felipe VI e a Rainha Letizia, assim como com o o presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez.

“Ao escolher Espanha como destino da sua primeira visita oficial fora do País, o Presidente da República assinala os laços de profunda amizade, proximidade e cooperação que unem Portugal e Espanha e a natureza única do relacionamento bilateral, que esta visita procura consolidar e reforçar”, pode ler-se numa nota publicada no site da Presidência.

Celorico de Basto entregou equipamentos à Unidade Avançada de Reabilitação

0
CM Celorico de Basto
CM Celorico de Basto

O Município de Celorico de Basto procedeu à entrega de diversos equipamentos na Unidade Avançada de Reabilitação (UAR), num investimento superior a nove mil euros, reforçando as condições de apoio aos utentes daquela unidade.

A intervenção visou a entrega de cadeirões clínicos/hospitalares, cadeiras sanitárias e outros produtos de apoio, permitindo melhorar significativamente o conforto, a segurança e a autonomia dos utentes durante o processo de reabilitação.

O objetivo consiste em “dotar este equipamento de saúde de todas as condições, ainda recentemente a UAR foi equipada com novas camas articuladas, distribuídas pelos 19 quartos da unidade, proporcionando maior comodidade tanto aos utentes como aos profissionais de saúde no exercício das suas funções, tornando mais acessível e prático o manuseamento destes equipamentos”.

O presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, sublinha que “estes equipamentos são fundamentais para o conforto, a segurança e a autonomia dos utentes, desempenhando um papel crucial na melhoria da sua qualidade de vida”. O autarca acrescenta ainda que “é objetivo do Município garantir que esta Unidade Avançada de Reabilitação disponha das melhores condições, com equipamentos adaptados às diferentes situações, que previnam doenças, facilitem a mobilidade e promovam o bem-estar dos utentes, contribuindo, em muitos casos, para o reforço da sua autonomia, autoestima e reabilitação”.

O autarca celoricense acredita que “esta Unidade Avançada de Reabilitação será das melhores no trabalho que desenvolve nos cuidados e reabilitação dos utentes pelas condições que têm vindo a ser criadas e pelos recursos humanos de excelência que compõe a equipa de trabalho”.

Vieira do Minho organiza tarde de jogos tradicionais e convívio

0
DR
DR

O Município de Vieira do Minho vai promover um convívio e uma tarde de jogos tradicionais, no próximo dia 26 de abril, a partir das 15:00.

A iniciativa inclui torneios de malha e sueca, abertos à participação da comunidade. As inscrições serão efetuadas no próprio dia e local, antes do início das atividades.

O torneio de malha decorrerá em frente à Biblioteca Municipal Padre Alves Vieira, enquanto o torneio de sueca terá lugar no interior do edifício.

Serão atribuídos troféus aos participantes classificados até ao 4.º lugar em ambas as modalidades.

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios vai celebrar-se em Famalicão

0
© Parque da Devesa
© Parque da Devesa

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão assinala, este sábado, dia 18 de abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, sob o tema “Património Vivo”.

Com um programa cultural focado na valorização da arqueologia do noroeste peninsular, a iniciativa é de entrada livre, decorre nos Serviços Educativos do Parque da Devesa, a partir das 15:00, e inclui a apresentação do livro “Saunas Proto-históricas na Península Ibérica”, publicado pelo Real Instituto de Estudios Asturianos.

A sessão contará com a presença da vereadora da Cultura do município, Susana Pereira, e com as intervenções dos investigadores Ángel Villa Valdés, Marco García Quintela e Armando Coelho F. da Silva, que abordarão o simbolismo e a arquitetura destes monumentos, como a icónica “Pedra Formosa”.

O programa termina com uma visita guiada à reconstituição do balneário do Alto das Eiras, às 17:30, convidando o público a descobrir de perto este património milenar.

Braga define prioridades para combater incêndios florestais 

0
© CM Braga
© CM Braga

A Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais de Braga reuniu-se para avaliar o trabalho desenvolvido ao longo de 2025 e definir as prioridades operacionais para o ano seguinte. Presidida pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Altino Bessa, a sessão contou com a participação dos agentes de protecção civil, forças de segurança, estruturas técnicas e entidades parceiras com intervenção direta na prevenção, vigilância e combate aos incêndios rurais no concelho.

O balanço apresentado, segundo o Município, evidencia “indicadores particularmente positivos”, com mais de 8.000 horas de vigilância florestal no terreno, 56 ocorrências combatidas com resposta rápida e eficaz e uma redução muito expressiva da área ardida, reflexo de uma estratégia assente na prevenção, na articulação operacional e na prontidão dos meios.

Altino Bessa destacou “o papel determinante da coordenação entre todas as entidades envolvidas”. “Estamos hoje mais preparados, mais coordenados e mais capazes de responder com eficácia ao risco de incêndio rural. O desempenho de 2025 é fruto de um trabalho técnico e operacional consistente, desenvolvido ao longo de todo o ano e não apenas durante o período crítico, assente no trabalho em rede, no conhecimento do território e na capacidade de resposta das nossas equipas”, disse.

A Comissão debateu propostas de melhoria operacional para 2026, com especial enfoque no reforço da formação das Unidades Locais de Proteção Civil e na intervenção em caminhos florestais danificados durante o inverno, infraestruturas consideradas essenciais para garantir acessibilidade e capacidade de resposta no terreno. Foram ainda apreciados processos urbanísticos relacionados com áreas de risco, no quadro do reforço do cumprimento das normas de proteção contra incêndios rurais.

O objetivo para o próximo ano passa por “consolidar os resultados alcançados e aprofundar o modelo integrado de gestão do risco, reforçando a resiliência do território face a um desafio cada vez mais exigente e complexo”.

Barcelos está a integrar animais nas escolas

0
© CM Barcelos
© CM Barcelos

O Município de Barcelos está a promover a integração de animais nas escolas do concelho, através do programa EducaCÃO. No âmbito desta iniciativa, a Escola Básica e Secundária de Vila Cova passou a contar com a cadela Pintinhas.

A cadela Pintinhas, proveniente do canil municipal, conheceu os seus novos companheiros na Escola Básica e Secundária de Vila Cova, sendo recebida com grande entusiasmo por alunos, professores e restante comunidade escolar.

A sessão de acolhimento contou com a presença da vereadora da Educação, Dalva Rodrigues, e do vereador da Saúde, Filipe Pinheiro.

O projeto EducaCÃO é uma iniciativa inovadora que integra cães treinados para viver e interagir diariamente com a comunidade educativa em contexto escolar. Tem como principal objetivo fomentar o bem-estar emocional, social e cognitivo dos alunos, ao mesmo tempo que sensibiliza para o respeito pelos animais e incentiva a adoção responsável.

A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Barcelos, em articulação com os Pelouros da Educação e da Saúde Pública, contando com a parceria da Unidade Local de Saúde de Barcelos-Esposende (ULS BE) e do Serviço de Saúde Escolar.

A primeira integração ocorreu no Centro Escolar de Barqueiros, com a cadela Kelly, seguindo-se a Escola EB 1 V.F.S. Pedro, que acolheu quatro gatos.

UMinho participa no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

0
Citânia de Briteiros © UMinho
Citânia de Briteiros © UMinho

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios vai ser assinalado este sábado, 18 de abril, incluindo várias atividades com investigadores ou espaços da Universidade do Minho (UMinho). O objetivo é valorizar o património cultural e sensibilizar para a sua preservação, proporcionando o contacto direto com a história e identidade dos territórios.

Paulo Lourenço, professor catedrático da Escola de Engenharia da UMinho, vai participar na sessão nacional marcada para o auditório do Centro Empresarial da Marinha Grande, distrito de Leiria. Às 15:00, profere a conferência inaugural “Património construído em risco: entre sismos, clima e estratégias de proteção”, após as intervenções do presidente do conselho diretivo do Património Cultural, I.P., João Soalheiro, e do presidente do ICOMOS Portugal (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios), Orlando Sousa.

À mesma hora, em Esposende, o Fórum Rodrigues Sampaio acolhe um evento de apresentação do portal público MUSEO, um software de gestão integrada de património cultural criado pela spin-off Keep Solutions, entre outros projetos.

De manhã, Gonçalo Cruz, investigador colaborador do Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT), coordena uma caminhada interpretativa em Briteiros, Guimarães. O trilho “Rota da Citânia” começa às 9h30, junto ao Museu da Cultura Castreja, aliando história, educação e natureza. O evento tem apoio da Sociedade Martins Sarmento, da freguesia e do agrupamento escolar local e faz parte do programa da Guimarães 26 – Capital Verde Europeia.

Às 10:30 é a vez de Luís Fontes, da Unidade de Arqueologia da UMinho, orientar uma visita guiada ao Mosteiro de Sanfins, em Valença, mostrando os segredos e a relevância histórica daquele espaço, numa ação com apoio do município local.

Já a Biblioteca Pública de Braga, uma das unidades culturais da UMinho, antecipa o dia comemorativo e acolhe esta sexta-feira, 17 de abril, às 15:00, uma visita guiada a espaços seus habitualmente inacessíveis ao público. Trata-se de uma oportunidade única para descobrir a riqueza histórica e cultural, o espólio bibliográfico e o património integrado na arquitetura desta instituição, além de conhecer a sua evolução ao longo do tempo através de testemunhos materiais e leituras evocativas.

Centro Ciência Viva de Braga realiza Sarau de Primavera

0
© Centro Ciência Viva de Braga
© Centro Ciência Viva de Braga

O Centro Ciência Viva de Braga promove mais uma edição do Sarau de Primavera, no sábado dia 18 de abril, uma iniciativa integrada na sua programação regular que, em 2026, assume um significado especial ao integrar os festivais Geração Ciência, que assinalam os 30 anos da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

Este evento propõe uma experiência multidisciplinar que cruza ciência, arte e comunicação, através de um programa diversificado pensado para públicos de todas as idades. O Sarau de Primavera afirma-se como “um espaço de encontro entre conhecimento científico e expressão criativa, promovendo a curiosidade, o pensamento crítico e o envolvimento da comunidade com a ciência”.

A programação tem início às 16:00, com a cerimónia de entrega dos Galardões Geração Ciência, que distinguem professores e alunos que se destacaram na promoção da cultura científica e na dinamização de atividades em contexto escolar. Esta cerimónia assume particular relevância no contexto das comemorações dos 30 anos da Ciência Viva, sublinhando “o papel fundamental da educação e da comunidade escolar na disseminação do conhecimento científico”.

Ao longo da tarde e da noite, o Centro Ciência Viva de Braga transforma-se num espaço dinâmico de aprendizagem e descoberta, oferecendo um conjunto alargado de atividades que combinam experimentação, reflexão e fruição cultural. A participação é gratuita mas tem inscrições obrigatórias.

A partir das 16:45, decorrem em simultâneo uma oficina dedicada às abelhas e à importância da polinização, dirigida a participantes com mais de oito anos, e um conto encenado para crianças até aos 12 anos, promovendo desde cedo o contacto com a ciência através da narrativa e da imaginação.

Pelas 17:30, o programa intensifica-se com várias propostas em paralelo: a palestra “O Eclipse do Sol 2026”, que antecipa um dos fenómenos astronómicos mais marcantes dos próximos anos; a inauguração do Espaço de Realidade Virtual (VR), proporcionando novas formas imersivas de explorar conteúdos científicos; e ainda as Oficinas Científicas de Primavera, abertas a participantes de todas as idades.

A componente de observação astronómica ganha destaque ao final da tarde, com uma sessão de observação solar às 18:30, seguida, já ao anoitecer, por uma sessão de planetário imersivo às 19:30, que permitirá ao público viajar pelo universo de forma envolvente e educativa.

A noite culmina com a observação astronómica noturna, às 20:45, oferecendo a oportunidade de explorar o céu em contexto real, e termina com o Café com Ciência, às 21:45, um momento informal de conversa e partilha dirigido a participantes com mais de 12 anos, incentivando o diálogo entre especialistas e público.